Gelatina x Cold Crash

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2016
Messages
258
Reaction score
50
Essas duas técnicas servem pra clarificar a cerveja não? Se eu usar a gelatina, ainda assim é bom fazer cold crash ou não tem necessidade?

Além da clarificação, há algum outro benefício em fazer cold crash?
 
Bem, para usar a gelatina vais ter que gelar antes. Por que não já fazer o cold crash?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Sim... quanto a gelar, tudo bem.. a questão é que eu deixava duas semanas em cold crash e depois usava gelatina. Se o cold crash não trazer nenhum outro benefício a não ser a clarificação, vou deixar alguns poucos dias e uso a gelatina.
 
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=W-KK5lqd-AE[/ame]
 
Gelatina substitui o período de clarificação sim.

No caso do vídeo, um teste bem mais interessante seria manter as duas semanas de clarificação que ele usou, mas fazer uns 2 a 3 dias apenas de gelatina, para comparar.

Se o resultado de 3 dias com gelatina for igual a 14 dias clarificando (teste que qualquer um pode fazer), fica a critério de cada um decidir o que prefere. Respeito a opinião do cara do vídeo, mas se eu puder adiantar 11 dias ou até mais para embarrilhar minha cerveja, não tem nem o que pensar.
 
Ao gelar a cerveja ao mínimo praticável por um período de 24h, tu já estará fazendo o cold crash. E não vejo necessidade de estender esse período se for aplicar gelatina, pois tu estará ocupando teu freezer-geladeira para fazer um trabalho que a gelatina sozinha resolve em 2 ou 3 dias. Essa blonde da foto por exemplo ficou 24h na gelatina. A qualidade da foto não tá excelente, mas a breja ficou completamente cristal.
 

Attachments

  • 15152989_10207876079568464_133382969_o.jpg
    15152989_10207876079568464_133382969_o.jpg
    65.8 KB · Views: 236
Cara eu tenho essa dúvida também, se esse período de uma ou duas semanas de cold crash daria uma refinada no sabor/aroma da cerveja, ou se só serve mesmo pra decantar as partes mais sólidas. Sempre faço 7 dias a 1 ou 2 graus, no quinto dia aplico a gelatina e no sétimo dia já envaso.
 
Cara eu tenho essa dúvida também, se esse período de uma ou duas semanas de cold crash daria uma refinada no sabor/aroma da cerveja, ou se só serve mesmo pra decantar as partes mais sólidas. Sempre faço 7 dias a 1 ou 2 graus, no quinto dia aplico a gelatina e no sétimo dia já envaso.

No tópico fixo sobre gelatina: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5101906#post5101906

Guenther said:
AlexandreBr said:
Não, você não entendeu. Quis dizer que tipo, mesmo usando esse processo ainda seria ideal manter clarificando por, digamos, 1 semana, correto?

Não... você pode acabar a fermentação secundária, gelar a cerveja de um dia pro outro, aplicar gelatina, esperar 48 horas, e pronto.... ela estará, muitas vezes, cristalina como na foto postada anterior pelo colega. Ou seja, a aplicação de gelatina substitui o período de clarificação.

Sobre arredondar, tudo após fermentação é maturação. Esses dias adicionais você pode deixar na clarificação, na refermentação, no barril, na garrafa pós-envase, enfim, fica a seu critério, gosto, paladar e cerveja (se é melhor fresca, se pede uma maturação mais prolongada).
 
Exatamente por causa daquele vídeo que eu fiz a pergunta... ele dá a entender que tanto faz gelatina ou cold crash...

Sim... tem a questão que o Renato colocou... "tudo após fermentação é maturação". A questão é que pra quem tem pouco espaço pra fermentar, pode ser importante liberar a geladeira.

Mas também acredito que ninguém vai querer trocar cold crash por gelatina em detrimento da qualidade da bera. Por isso a pergunta... cold crash melhora a cerveja e é imprescindível para a qualidade ou essa melhora também vai ser obtida após o envase, ou seja, tem melhora mas nada que seja excepcional e sua falta vai ser prejudicial?
 
Depende da cerveja que tu faz e do que tu espera "arredondar". Em estilos como IPA, você quer beber o mais fresca possível, já que o aroma e sabor do lúpulo se perdem em poucas semanas. Tem gente que prefere ela mais "equilibrada", não é meu caso. Dez dias fermentando (com fg estável, claro) e quinze carbonatando são mais que suficientes. Numa cerveja de OG maior, com um grist de maltes mais diversificado, você QUER que o fermento leve seu tempo para criar todas as reações que darão um sabor complexo à cerveja... E isso pode levar meses.

Gosto de beber cervejas leves quando estão frescas, e cervejas encorpadas com um tempo de maturação, mas isso é gosto pessoal. Você precisa fazer essa maturação no cold crash, perto de 0 grau? Não. Pode fazer a 10, 15 ou temperatura ambiente, inclusive depois de engarrafar ou embarrilar sua cerveja. A maturação é um processo contínuo, mas é importante saber que o tempo que certas reações levam para ocorrer é diretamente proporcional à temperatura que a maturação ocorre... A 0 grau durante uma semana, dificilmente haverá diferença perceptível na cerveja. Apenas menos fermento, o que leva a uma carbonatação mais demorada, e perda no aroma de lúpulo.
 
Nossa galera, muito bom o tópico. Tenho acompanhado ele. Também tinha dúvida sobre essas coisas e acho que to fazendo o processo errado.

Deixa ver se entendi. O cold crash não é exatamente uma maturação a frio. Ajuda, mas pouco na mudança da cerva, exceto clarificação. É isso?

Então não faz muito sentido cold crash numa hefe weizen... Vi o Guenther falar que deixa elas só o suficiente pra diminuir a excesso de levedura.

O que tenho feito, e parece que errado, é deixar toda e qualquer cerveja a 1 grau por alguns dias. Inclusive, boa parte das receitas que vejo, todas escrevem "maturação de x dias" em temperatura tipica de cold crash.
 
Nossa galera, muito bom o tópico. Tenho acompanhado ele. Também tinha dúvida sobre essas coisas e acho que to fazendo o processo errado.

Deixa ver se entendi. O cold crash não é exatamente uma maturação a frio. Ajuda, mas pouco na mudança da cerva, exceto clarificação. É isso?

Então não faz muito sentido cold crash numa hefe weizen... Vi o Guenther falar que deixa elas só o suficiente pra diminuir a excesso de levedura.

O que tenho feito, e parece que errado, é deixar toda e qualquer cerveja a 1 grau por alguns dias. Inclusive, boa parte das receitas que vejo, todas escrevem "maturação de x dias" em temperatura tipica de cold crash.
Bem por ai @*******.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Saquei! Que foda jeanpaullopes, tava mesmo fazendo errado então. E é possível ter por base alguma temperatura "geral" recomendada de maturação pra ales ou isso varia?
 
Maturação? Ora, temperatura ambiente.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
"Cold crash" significa baixar abruptamente a temperatura. A cerveja tá em 20 e poucos graus e o cervejeiro seta a geladeira pra 1ºC ou 3ºC, ou 5... tanto faz. Isso é o "crash"... Então não se fica duas semanas em cold crash. Ele é feito e fica duas semanas a frio, só isso.

A adição de gelatina é um plus na clarificação, ela não exclui uma breve etapa de clarificação a frio, justamente porque a cerveja ja precisa estar fria no momento da adição e vai precisar permanecer fria por pelo menos uns 3 dias, então tanto faz se a cerveja tenha chegado em temperaturas frias rapidamente (cold crash) ou gradualmente.

Essa etapa de clarificação também funciona como arredondamento de sabor, a maioria das cervejas se beneficiaria de um tempo de armazenamento a frio, mesmo que curto.
 
Maturação? Ora, temperatura ambiente.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Calma cara, isso não é legal recomendar.

1º, temos um país gigante, a temperatura ambiente no inverno aqui do sul é completamente diferente de alguém do nordeste, lá é fácil ficar acima de 30 sempre, o que não faz bem pra nenhuma cerveja.
2º, mesmo sendo uma temperatura ambiente de 15 graus, isso não se aplica pra lagers por exemplo que são maturadas próximo a zero.
 
Fagner, bom senso.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk


O problema é que bom senso em um fórum aberto que pode ser visualizado por milhões de pessoas nunca funciona, qualquer recomendação pode ser interpretada de mil maneiras diferentes se deixar margem para isso. Então não faz mal cuidar quando recomendar algo, pode ser importante para muitos iniciantes que estão recém começando e vêm buscar no fórum sua fonte de informação.:mug:
 
Back
Top