Gelatina: quantidade de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Oi pessoal, tudo bem?
Perguntinha: no tópico sobre clarificação com gelatina, o Guenther fala em ferver 200ml de água para cada 12g de gelatina, por 15min.

O problema é o seguinte: mesmo que eu ferva com fogo baixo, a quantidade de água que evapora em 15min é enorme, quase chega a secar a panela :)

É assim mesmo? Dissolvo a gelatina na (pouca) água que sobrar, ou devo levar mais água à fervura, para que depois de 15min fervendo, eu tenha +- 200ml de água esterilizada?

abraço
 
Sempre fervo a mais, para como no exemplo do Güenther, chegar próximo aos 200ml no momento da hidratação da gelatina.

Abs!
 
Eu fervo sempre o dobro, pelo menos... O que sobrar vc joga fora.
 
Eu só fervo a água uns 5 minutos, depois desligo o fogo e espero a temperatura chegar nos 60ºC.

Mas tem gente que nem se preocupa em ferver a água, e ainda usa bem menos gelatina:

http://brulosophy.com/2015/01/05/the-gelatin-effect-exbeeriment-results/

"Make gelatin solution. I followed my friend Brad’s method of combining 1/2 tsp Knox Unflavored Gelatin with 1/4 cup cool water then microwaving it in short (7 second) bursts until it reached 145-150°F, stirring with the end of a thermometer between each burst."
 
Back
Top