GELATINA MUNICH HELLES - FAIL

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiogontijo

Member
Joined
May 29, 2018
Messages
23
Reaction score
2
Pessoal,

nesse domingo, dia 05 de Agosto de 2018, após colocar gelatina na cerveja e esperar por 48h, engarrafei minha cerveja estilo Munich Helles.

Aconteceu algo que não entendi. Antes de colocar a gelatina na cerveja (48h antes), minha cerveja já estava clara, porém um pouco turva ainda. Depois que eu coloque ela, a cerveja ficou muito mais turva e cheio de pigmentos brancos no líquido. Como o estrago já havia sido feito, resolvi engarrafar assim mesmo, porém, nas garrafas em seu fundo ficou quase um 1 dedo de espessura de resíduo. Não entendi por qual motivo a gelatina não funcionou no meu caso. A cerveja estava há 27 dias maturando. A coisa boa foi que a cerveja ficou gostosa pra caralho.
 
Pessoal,

nesse domingo, dia 05 de Agosto de 2018, após colocar gelatina na cerveja e esperar por 48h, engarrafei minha cerveja estilo Munich Helles.

Aconteceu algo que não entendi. Antes de colocar a gelatina na cerveja (48h antes), minha cerveja já estava clara, porém um pouco turva ainda. Depois que eu coloque ela, a cerveja ficou muito mais turva e cheio de pigmentos brancos no líquido. Como o estrago já havia sido feito, resolvi engarrafar assim mesmo, porém, nas garrafas em seu fundo ficou quase um 1 dedo de espessura de resíduo. Não entendi por qual motivo a gelatina não funcionou no meu caso. A cerveja estava há 27 dias maturando. A coisa boa foi que a cerveja ficou gostosa pra caralho.
Aconteceu comigo a mesma coisa. No meu caso, foi pq adicionei toda a gelatina de uma vez só.
 
Cara!!! Pior q ficou boa sim, era lúpulo, fermento e gelatina td misturado e o pessoal nao parava de beber hehehe
Mas tem um topico ai que ensina direitinho como usar a gelatina nao tem erro.
 
View media item 59378
Aplico a gelatina depois do Cold Crash, logo após a secundária. O "lagering" vem depois. Essa Helles da foto recebeu gelatina e , na ocasião das fotos, tinha apenas 14 dias de Lagering.
Ficou linda ela cara, parabéns !
Você poderia compartilhar a receita ? Acho que aminha ficou com essa cor maravilhosa nao...
 
Qual a temperatura você dissolveu a gelatina?
Ja utilizei, ficou bem cristalina, mas depois de um tempo formou bastante sedimento nos fundos das garrafas.
 
Bom dia, amigo.

Será que você não utilizou uma quantidade excessiva de gelatina?
Ou agitou o balde antes do envase, sem querer.

Usei gelatina em algumas levas, e nunca tive problemas deste tipo.
 
Cara, aconteceu a mesma coisa comigo, e cheguei a conclusão que a gelatina fez o serviço dela, a floculação que tinha na minha cerveja era proveniente da levedura (que refermentou na garrafa na hora do priming) e não da gelatina, quando a cerveja ta mais turva essa floculação não eé perceptível, mas como a breja ficou cristalina ela se torna evidente. Nada de errado, não influenciou no aroma nem no sabor, mas visualmente não ficou legal... tomei tudo, kkkkkkkk
 
Ahh, detalhe, a minha cerveja que ficou assim também era uma lager (amber lager), fermentada com S-23, depois que comecei a usar o W34-70 não aconteceu mais.
 
Back
Top