Gelatina interfere no reaproveitamento de leveduras?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorsilveira

Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
5
Reaction score
1
Estou fermentando uma Brown Ale e pensando em reaproveitar a levedura.
Gostaria de saber se ao usar gelatina para clarificação eu posso prejudicar ou até mesmo inviabilizar, de alguma forma, o processo de lavagem e reaproveitamento da levedura??
 
Salve, Vitor. Eu venho me fazendo essa pergunta já faz um tempo. Uso sempre gelatina na clarificação, na proporção de 1g/l, e tenho reaproveitado a lama para propagações subsequentes.

Nunca tive problemas com fermentações que pararam (stuck fermentation.), mas alguns lotes não atenuaram o que eu esperava -- embora nada muito drástico, diferenças de 1 a 2 pontos de gravidade. Alguns lotes não ficaram com perfil aromático e de sabor esperados para aquela levedura, nada grave, no entanto. Outras fermentações foram perfeitas, sem lag fase longa e completamente atenuadas em 3, 4 dias.

Enfim, não tenho dados suficientes para dizer nada com certeza. Teoricamente, eu diria que a gelatina está aprisionando uma parte da levedura que estava em suspensão na maturação, mas não toda. No meu processo, quase sempre no fundo do fermentador forma-se uma camada relativamente rígida, pregando o particulado mais pesado no fundo do balde, o que confere um aproveitamento fantástico do volume do fermentador. Quando eu quero recolher, jogo um poco de água (devidamente fervida e resfriada) nessa lama e recolho.

É possível que a quantidade de células por volume de lama, no caso do uso da gelatina, seja um pouco menor, mas aí tudo o que seria preciso -- teoricamente -- era propagar por mais tempo ou com mais fases.
 
Fala mumunha!! Muito abrigado pela "Luz", já é o suficiente para me encorajar a fazer o procedimento!
Vou fazer e posto os resultados aqui, creio que mais pessoas tenham dúvidas quanto ao assunto também!!
Procurei informações mais técnicas, como por exemplo, "quais os tipos de de leveduras serias perdidas com o uso da gelatina, as mais ou as menos floculantes?" mas não encontrei informações quanto a isso, quem sabe algum dos "Jedi's" do Fórum possa nos ajudar!!rs

Abraço.
 
Back
Top