Gelatina influencia a FG?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagoCP

Active Member
Joined
Mar 6, 2015
Messages
38
Reaction score
9
Pergunta simples e objetiva, a técnica de clarificação utilizando gelatina, pode influenciar na FG da cerveja?

Abraço
 
Obrigado! Era justamente essa minha duvida, se essas partículas influenciavam. Tive casos que a cerveja atenuou mais do que deveria, e pensei que pudesse ter sido a gelatina hehe

A gelatina retira partículas em suspensão e estas não influenciam na densidade...
 
Obrigado! Era justamente essa minha duvida, se essas partículas influenciavam. Tive casos que a cerveja atenuou mais do que deveria, e pensei que pudesse ter sido a gelatina hehe

Acho que o que influência na medida do densimetro tem que estar diluído, se não estiver(partículas de gelatina) não vai influenciar.
 
Na minha cerveja a unica coisa que a gelatina alterou foi na carbonatação, que agora esta um pouco mais demorada.
 
A gelatina retira partículas em suspensão e estas não influenciam na densidade...
Desprezível se tratando da turbidez da cerveja. Todas as partículas tem densidade muito parecida justamente por estarem embebidas de líquido.

Em resumo, não, ela não altera a FG.

Abraço,
 
Uma duvida minha tbm sobre isso

A gelatina tira o fermento que esta na cerveja tbm? Pra quem faz a maturação depois adiciona gelatina, iria prejudicar a carbonatação com açúcar?
 
A gelatina sem sabor incolor tem açucares capazes de fazer o fermento reagir? alterando o ABV e a densidade?

Posso usar sem medo?

Obrigado amigos.
 
A gelatina sem sabor incolor tem açucares capazes de fazer o fermento reagir? alterando o ABV e a densidade?

Posso usar sem medo?

Obrigado amigos.

Amigo, acredito que nao influencia pois essa gelatina quente em contato com o mosto gelado decanta e fica presa no fundo do balde.
 

Latest posts

Back
Top