Fundo Falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aquiniti

New Member
Joined
Apr 3, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Boa Tarde Pessoal,

Sou iniciante no Mundo da Fabricação de Cerveja Artesanal e também iniciante no fórum.
Esse é meu primeiro post. Passei 3 dias lendo o fórum sem me cadastrar, me cadastrei ontem e também passei um bom tempo lendo antes de resolver perguntar, pois já participei de alguns fóruns e sei quanto é ruim responder várias vezes a mesma pergunta, porém em minhas buscas não encontrei nada que pudesse responder com exatidão minha dúvida.
Já produzi algumas brasagens no entanto com um equipamento menor e bem simples, onde eu tinha uma perda muito grande e não obtinha om resultado satisfatório, pois além de usar uma panela simples de 22l, não controlei temperatura na fermentação e vários outros erros básicos e ja estou corrigindo.
Agora investi um pouco em meu equipamento, comprei uma panela maior de 32l, comprei um termostato PID para fazer o controle da temperatura, enfim, estou buscando corrigir alguns erros.
Uma coisa que me incomodou bastante foi a quantidade de restos do malte após a "filtragem" (transferencia da panela de brasagem para o fermentador, tombando a panela com carinho e devagar). Ai comece a pensar em melhorar um pouco meu equipamento.
Fui ler sobre fundo falso, vi como fazer (gostei do metodo la do bejadobreda que vi aqui no forum) e vi muita gente falando da utilização do fundo falso junto a bomba de circulação. Ai começo a surgir dúvidas.
Não tenho bomba de circulação e inicialmente não pretendo adquirir, o fundo falso deve ser usado durante a fervura ou ser colocado após esse processo? Pois se colocá-lo durante, acredito que não será eficiente enquanto mexer a panela e tudo mais.
Alguém pode me explicar qual a melhor maneira e momento de se usar um fundo falso?

Agradeço desde já pela atenção e espero estar frequentemente por aqui postando minhas dúvidas, sucessos e experiências com esse mundo magnifico que é a fabricação de Cerveja!

Abraços
 
Pelo que sei você usa o fundo falso no processo de cozimento dos grãos. Depois de todo açucar extraido ele serve para não deixar os graos e bagaços entupirem a torneira onde vc vai transferir para outra panela para fazer a fervura. Ou seja, voce transfere só liquido para a fervura e joga os graos fora (ou faz pao).
 
Boa Tarde Pessoal,

Sou iniciante no Mundo da Fabricação de Cerveja Artesanal e também iniciante no fórum.
Esse é meu primeiro post. Passei 3 dias lendo o fórum sem me cadastrar, me cadastrei ontem e também passei um bom tempo lendo antes de resolver perguntar, pois já participei de alguns fóruns e sei quanto é ruim responder várias vezes a mesma pergunta, porém em minhas buscas não encontrei nada que pudesse responder com exatidão minha dúvida.
Já produzi algumas brasagens no entanto com um equipamento menor e bem simples, onde eu tinha uma perda muito grande e não obtinha om resultado satisfatório, pois além de usar uma panela simples de 22l, não controlei temperatura na fermentação e vários outros erros básicos e ja estou corrigindo.
Agora investi um pouco em meu equipamento, comprei uma panela maior de 32l, comprei um termostato PID para fazer o controle da temperatura, enfim, estou buscando corrigir alguns erros.
Uma coisa que me incomodou bastante foi a quantidade de restos do malte após a "filtragem" (transferencia da panela de brasagem para o fermentador, tombando a panela com carinho e devagar). Ai comece a pensar em melhorar um pouco meu equipamento.
Fui ler sobre fundo falso, vi como fazer (gostei do metodo la do bejadobreda que vi aqui no forum) e vi muita gente falando da utilização do fundo falso junto a bomba de circulação. Ai começo a surgir dúvidas.
Não tenho bomba de circulação e inicialmente não pretendo adquirir, o fundo falso deve ser usado durante a fervura ou ser colocado após esse processo? Pois se colocá-lo durante, acredito que não será eficiente enquanto mexer a panela e tudo mais.
Alguém pode me explicar qual a melhor maneira e momento de se usar um fundo falso?

Agradeço desde já pela atenção e espero estar frequentemente por aqui postando minhas dúvidas, sucessos e experiências com esse mundo magnifico que é a fabricação de Cerveja!

Abraços
Você deve usar fundo falso na panela de mosturação/filtragem.

Ou seja, o ideal é ter 3 panelas:

a) Panela de Água Quente
b) Panela de Mosturação/Filtragem
c) Panela de Fervura

Você deve fazer a infusão inicial do malte moído na panela de mosturação/filtragem, e corrigir a temperatura para a que deseja (digamos, 68 graus), e uma vez feito isso, pode simplesmente tampar a panela e aguardar em torno de 1h30. Essa é a maneira mais simples de todas, e fazendo tudo certo, eu garanto que funciona SEMPRE.

Caso tenha que corrigir a temperatura, acenda o fogo (baixo) e fique recirculando o mosto filtrado com uma jarra até atingir a temperatura que deseja. NÃO fique mexendo a cama de grãos com uma pá, pois além de detonar a cama de grãos e o filtro natural que ela forma, isso não adianta em sistemas com fundo falso pois o mosto que estiver embaixo do fundo falso vai ficar parado e pode caramelizar.

Depois, quando for começar a filtrar, basta abrir a válvula da panela de mosturação, e ir retirando o mosto lentamente para a panela de fervura. Ao mesmo tempo, vá adicionando água por cima da cama de grãos de forma que o nível do líquido não baixe... essa é uma das técnicas mais fáceis de todas, é talvez a melhor (lavagem contínua). Você deve parar de filtrar quando atingir o volume que precisa pré-fervura (ou seja, se vai fazer 30 litros, precisa acumular uns 35 litros de mosto antes da fervura para contar com o volume que vai evaporar).

De forma extremamente resumida, é isso.

Abraço,
 
Vlw Guenther!

É que todo lugar que eu tinha lido de processo no "cozimento dos grãos" tinha que ficar mexendo com a pá!
Então nesse processo eu aposento minha pá e utilizo o fundo falso sem ficar mexendo, apenas recirculando?
Ao invés de usar 3 panelas não posso usar somente 2, a mesma de água quente para fervura?
Dei uma procurada na parte de "Equipamentos, Tecnicas e Processos" e não encontrei um tópico tipo um processo básico... tem algum lugar aqui no forum que indica uns processos basicão iniciante?

Abraço
 
Podes usar 2 panelas, a questão é a seguinte.... quando estiver filtrando, tu vais ter que acumular o mosto filtrado em algum lugar (panela de fervura?) e ir adicionando água quente aquecida em outro lugar (panela de água quente?).

Resolvendo isso com duas panelas, ok!

Tem gente que vai lavando e acumulando o mosto em um fermentador, e depois passa tudo pra panela de água quente e ferve (eu fazia assim quando comecei).

Tem outros que usam o fermentador como panela de água quente e aquecem água nele com um ebulidor. Também já fiz assim.

Abraço!
 
Aproveitando o tópico, estive pensando em uma solução a curto prazo para fazer todo o processo com uma só panela com fundo falso.

A ideia é brassar normalmente, recircular o mosto e passar ele para o fermentador. Após isso, com a cama de grãos na panela, adicionar a água que seria pro sparge e levar a panela novamente ao fogo até atingir 75 graus e deixar uns 10-15 minutos nessa temperatura, recircular e depois passar de volta para o fermentador e depois levar de volta pra panela (sem os grãos, é claro) para ferver normalmente.

Existe algum problema nesse processo? É uma coisa usual?Eu sei que o indicado é utilizar pelo menos duas panelas (sendo o ideal três mesmo), mas fica complicado até mesmo por questão de espaço em apartamento.

Muito obrigado!
Abraços!
 
Aproveitando o tópico, estive pensando em uma solução a curto prazo para fazer todo o processo com uma só panela com fundo falso.

A ideia é brassar normalmente, recircular o mosto e passar ele para o fermentador. Após isso, com a cama de grãos na panela, adicionar a água que seria pro sparge e levar a panela novamente ao fogo até atingir 75 graus e deixar uns 10-15 minutos nessa temperatura, recircular e depois passar de volta para o fermentador e depois levar de volta pra panela (sem os grãos, é claro) para ferver normalmente.

Existe algum problema nesse processo? É uma coisa usual?Eu sei que o indicado é utilizar pelo menos duas panelas (sendo o ideal três mesmo), mas fica complicado até mesmo por questão de espaço em apartamento.

Muito obrigado!
Abraços!
Pode fazer sim, mas eu não me daria ao trabalho de reaquecer a panela depois de adicionar água.

Abraço,
 
Muito obrigado pela resposta, mas com a água em temperatura ambiente extrairia os açucares do malte?

A minha dúvida é porque nesse método, por só utilizar uma panela, eu não teria como aquecer a água pro sparge, ela entraria na temperatura ambiente na panela com o bagaço e aí eu aqueceria até a temperatura indicada.

Muito obrigado novamente!
Abraços!
 
Muito obrigado pela resposta, mas com a água em temperatura ambiente extrairia os açucares do malte?

A minha dúvida é porque nesse método, por só utilizar uma panela, eu não teria como aquecer a água pro sparge, ela entraria na temperatura ambiente na panela com o bagaço e aí eu aqueceria até a temperatura indicada.

Muito obrigado novamente!
Abraços!
Sim, em tese extrairia menos.... mas tu vais ter um baita de um trabalho, vai demorar, etc.

EU..... não faria. Eu acredito que quando a gente ganha de um lado (menos panelas, menos espaço) tem que arcar com as desvantagens.... sempre quando ganha de um lado, perde de outro, a não ser que tu estejas disposto a gastar todo esse tempo e esforço por um ou dois pontos a mais de eficiência.

Abraço,
 
Ah sim, entendi! Muito obrigado novamente, Guenther! Assim que eu reformular meu equipamento vou fazer uns testes assim e, dependendo como for, parto inevitavelmente para uma segunda panela.

Abraços!
 
Até hoje eu não vi nenhum cervejeiro falando que usa crepina. Eu uso a crepina no lugar do fundo falso e funciona muito, mas muito bem. É barato, é de inox e tem de vários tamanhos.
Estou no celular agora, mas depois posto is contatos de um fornecedor.
 
Essa crepina é semelhante a um filtro Bazooka?

Abraços!
 
Ela é formada por vários anéis de inox. Entre eles tem um espessamento inferior a 1mm. Se a bazooka for feita com aquela malha de flexível de banheiro é mais fina que a crepina. Mas não tive problemas nem de filtragem nem de entupimento durante a brassagem. Já na fervura o lúpulo travou um pouco o fluxo, mas foi falha minha. Basta decantar um pouco e pronto.
A área de contato também é menor, mas não notei nenhum problema.
 
Thiago, eu fiz o seguinte: soldei no fundo do meu tanque uma conexão com rosca e saída TC. Do lado de foro coloquei um registro borboleta e do lado de dentro rosqueio a crepina. A vantagem é que ela fica no centro do tanque.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1397214965394.jpg
    uploadfromtaptalk1397214965394.jpg
    53.5 KB · Views: 367
Thiago, eu fiz o seguinte: soldei no fundo do meu tanque uma conexão com rosca e saída TC. Do lado de foro coloquei um registro borboleta e do lado de dentro rosqueio a crepina. A vantagem é que ela fica no centro do tanque.

Interessante. Então a saída do mosto fica no fundo da panela... Teoricamente também podeira colocar na lateral da panela, como uma bazooka?
 
Interessante. Então a saída do mosto fica no fundo da panela... Teoricamente também podeira colocar na lateral da panela, como uma bazooka?
É mas, não tem milagre. Usando bazooka ou esse filtro aí, a lavagem dos grãos pra quem quer algo mais automatizado ou com recirculação constante não vai ser tão boa, ou vai requerer lavagem por Batch Sparge.

Aqui explica um pouco: https://byo.com/stories/item/1012-lautering-efficency-advanced-brewing

E essa imagem aqui mostra bem o caminho dos fluídos comparando o primeiro filtro (fundo falso) com outros estilo bazooka, isso para filtragens/lavagens no estilo Fly/Continuous Sparge. Pra Batch Sparge, aí nada disso vale, e pode-se usar qualquer filtro na verdade.

figure4.gif


Abraço,
 
Last edited:
Para panela, nenhuma torneira plástica. Use torneira de latão ou inox.

Abraço,
 
Falo da água de lavagem no caso citado, esquentando-a com ebulidor dentro do balde fermentador. Neste caso, também, só latão ou inox?
 
Mas a dúvida permanece, hehehe... será que é ruim usar um balde fermentador com uma torneira de filtro d'água como a citada anteriormente para esquentar e extrair a água de lavagem a ~78ºC?
 
Mas a dúvida permanece, hehehe... será que é ruim usar um balde fermentador com uma torneira de filtro d'água como a citada anteriormente para esquentar e extrair a água de lavagem a ~78ºC?
Cara, se vai usar balde pra esquentar água.... os materiais precisam ter atóxicos...... e atóxicos em ALTA temperatura, o que nem todos os plásticos contemplam.

Torneira de jardim normal de plástico.. de maneira nenhuma.
 
Ainda nesse assunto,

para uma brassagem ( 20L ), essa água para lavagem
do malte, seria mais do que uns 10l ? Pergunto pois eu terei
duas panelas, e assim poderia comprar uma pequena de
uns 10 litros para esse momento, e poderia usar o fogão
da casa para fazer o esquente da água, ao invés dos
panelões de 20+ litros.

Está correto esse raciocínio ?
 
Edu, seguindo as linhas mais tradicionais de raciocínio no cálculo de água, que pregam 2,5 x total de malte para mostura e água de mostura x 1,5 para lavagem, para 20 litros de uma breja mais ou menos 1044 de OG, vão 4 kg de malte.

Mostura: 2,5 x 4: 10 litros
Lavagem: 10 x 1,5: 15 litros

Ou seja, se comprar uma panela de 10 litros para água de lavagem, vai deixar seu processo lento, pois terá que colocar mais água depois. E lembrando que os números acima são para apenas 4 kg de malte e logo você vai querer usar mais. Melhor pegar uma de 26 litros (nº 32) logo de cara.

Abraço!
 
Eu tenho uma chapa circular que, colocada no fundo acima da saída da panela, se eu encostar um lado na parede da panela, o maior buraco que faz no lado oposto é de 5mm. Não é na circunferência inteira, e se centralizar o fundo, isso fica distribuído nos lados.

Vi alguns posts no HBT americano que o pessoal usa uma mangueira de silicone cortada longitudinalmente colocando na circunferência do fundo falso para selar melhor as laterais e não arranhar o mash tun.

Esse espaço na lateral vai passar grão e acabar criando caminho preferencial na filtragem, certo?

Alguém já usou essa Gambiarra® da mangueira?

Obrigado.
 
Eu tenho uma chapa circular que, colocada no fundo acima da saída da panela, se eu encostar um lado na parede da panela, o maior buraco que faz no lado oposto é de 5mm. Não é na circunferência inteira, e se centralizar o fundo, isso fica distribuído nos lados.

Vi alguns posts no HBT americano que o pessoal usa uma mangueira de silicone cortada longitudinalmente colocando na circunferência do fundo falso para selar melhor as laterais e não arranhar o mash tun.

Esse espaço na lateral vai passar grão e acabar criando caminho preferencial na filtragem, certo?

Alguém já usou essa Gambiarra® da mangueira?

Obrigado.
o meu serve bem certinho. o espaço entre o FF e a panela é igual ou menor do que os furos
 
Você deve usar fundo falso na panela de mosturação/filtragem.

Ou seja, o ideal é ter 3 panelas:

a) Panela de Água Quente
b) Panela de Mosturação/Filtragem
c) Panela de Fervura

Você deve fazer a infusão inicial do malte moído na panela de mosturação/filtragem, e corrigir a temperatura para a que deseja (digamos, 68 graus), e uma vez feito isso, pode simplesmente tampar a panela e aguardar em torno de 1h30. Essa é a maneira mais simples de todas, e fazendo tudo certo, eu garanto que funciona SEMPRE.

Caso tenha que corrigir a temperatura, acenda o fogo (baixo) e fique recirculando o mosto filtrado com uma jarra até atingir a temperatura que deseja. NÃO fique mexendo a cama de grãos com uma pá, pois além de detonar a cama de grãos e o filtro natural que ela forma, isso não adianta em sistemas com fundo falso pois o mosto que estiver embaixo do fundo falso vai ficar parado e pode caramelizar.

Depois, quando for começar a filtrar, basta abrir a válvula da panela de mosturação, e ir retirando o mosto lentamente para a panela de fervura. Ao mesmo tempo, vá adicionando água por cima da cama de grãos de forma que o nível do líquido não baixe... essa é uma das técnicas mais fáceis de todas, é talvez a melhor (lavagem contínua). Você deve parar de filtrar quando atingir o volume que precisa pré-fervura (ou seja, se vai fazer 30 litros, precisa acumular uns 35 litros de mosto antes da fervura para contar com o volume que vai evaporar).

De forma extremamente resumida, é isso.

Abraço,
Guenter,

Seria possível eu montar meu equipamento com duas panelas para prosseguir da seguinte forma:

Esquentar uma quantidade inicial de água e fazer a infusão de malte na PANELA 1
Deixar os 90 minutos
Fazer o sparge com água esquentada na PANELA 2, enquanto faz recirculação com a bombinha(e manter toda a água pré-fervura na panela 1)
Transferir tudo para a PANELA 2, já fazendo a filtração e após isso proceder com a fervura?
 
Guenter,

Seria possível eu montar meu equipamento com duas panelas para prosseguir da seguinte forma:

Esquentar uma quantidade inicial de água e fazer a infusão de malte na PANELA 1
Deixar os 90 minutos
Fazer o sparge com água esquentada na PANELA 2, enquanto faz recirculação com a bombinha(e manter toda a água pré-fervura na panela 1)
Transferir tudo para a PANELA 2, já fazendo a filtração e após isso proceder com a fervura?
Espera..

PANELA 1 = contem todo o malte, etc
PANELA 2 = contem água

Vai fazer a lavagem e mandar o mosto pra onde enquanto faz a lavagem, utilizando as outras duas panelas?

Enquanto estiver fazendo a lavagem, vais usar as duas panelas. Falta um lugar pra acumular o mosto que for sendo filtrado/lavado, que normalmente é uma terceira panela (panela de fervura), OU, baldes alimentícios que só serviriam pra acumular o mosto, sendo que depois você iria transferir de volta para alguma das outras duas panelas, como a PANELA 2, que continha somente água, para proceder com a fervura.

Abraço,
 
@renangust

tu tem balde alimentíceo?
Se sim, AO MEU VER, o melhor processo que tu pode fazer:

- Compra um ebulidor - http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/ (bem mais barato que uma panela pra aquecer a água, e eu acho mais rápido e prático também)
- usa o balde como panela de aquecimento, aquecendo a água com o ebulidor (1800W inclusive vai aquecer mais rápido que MUITO fogão). Só tem que cuidar pro ebulidor não encostar direto no plástico do balde.

De quebra, com este ebulidor tu ainda pode dar um UP no início da fervura. Como ele tem bastante área de contato, não carameliza o mosto. Ele seria, digamos, como um meio termo entre um rabo quente convencional e uma resistência de baixa densidade.

Eu uso este método por falta de espaço na cozinha e praticidade (uma panela a menos, e o balde é o mesmo que uso pro priming)
 
@renangust

tu tem balde alimentíceo?
Se sim, AO MEU VER, o melhor processo que tu pode fazer:

- Compra um ebulidor - http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/ (bem mais barato que uma panela pra aquecer a água, e eu acho mais rápido e prático também)
- usa o balde como panela de aquecimento, aquecendo a água com o ebulidor (1800W inclusive vai aquecer mais rápido que MUITO fogão). Só tem que cuidar pro ebulidor não encostar direto no plástico do balde.

De quebra, com este ebulidor tu ainda pode dar um UP no início da fervura. Como ele tem bastante área de contato, não carameliza o mosto. Ele seria, digamos, como um meio termo entre um rabo quente convencional e uma resistência de baixa densidade.

Eu uso este método por falta de espaço na cozinha e praticidade (uma panela a menos, e o balde é o mesmo que uso pro priming)
Opa essa ideia do balde fermentador é boa mesmo, por enquanto ficarei com ela, comprei balde de primming desses alimenticios, de um qualidade boa. Será que não tem problema adicionar o mosto a 75º nesses baldes?

Estou importando algumas conexões e válvulas inox para as panelas, a grana ta curta por enquanto então esperarei elas chegarem. Estou pensando em importar um fundo falso também pois por 150 reais +- consigo pegar um fundo falso de inox, aqui por esse preço mal da pra comprar um de alumínio. Estou só com problemas de achar o diâmetro 36, que é a panela que pretendo comprar.

Gostaria muito de adquirir no mercado nacional e prestigiar nossos fabricantes porém pra agora é o que posso pagar
 
Opa essa ideia do balde fermentador é boa mesmo, por enquanto ficarei com ela, comprei balde de primming desses alimenticios, de um qualidade boa. Será que não tem problema adicionar o mosto a 75º nesses baldes?

Estou importando algumas conexões e válvulas inox para as panelas, a grana ta curta por enquanto então esperarei elas chegarem. Estou pensando em importar um fundo falso também pois por 150 reais +- consigo pegar um fundo falso de inox, aqui por esse preço mal da pra comprar um de alumínio. Estou só com problemas de achar o diâmetro 36, que é a panela que pretendo comprar.

Gostaria muito de adquirir no mercado nacional e prestigiar nossos fabricantes porém pra agora é o que posso pagar

Se é balde alimentíceo, aquele branco, não tem problema nenhum em colocar líquido a 78, 80ºC. A resistência dele vai até muito acima disto sem soltar compostos prejudiciais.
 
Eu utilizava duas panelas somente. E tinha muitos problemas de entupimento da bazooka porque acumulava toda agua do sparge na panela de brasagem. Tinha que fazer a filtragem manualmente. Uma trabalheira do cão. Agora comprei outra panela e passei a usar um fundo falso. A cerveja da casa vende ótimos fundo falsos. E são feitos sob medida. Comprei de inox pelo mercado livre e parcelei.
 
@renangust

tu tem balde alimentíceo?
Se sim, AO MEU VER, o melhor processo que tu pode fazer:

- Compra um ebulidor - http://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/ (bem mais barato que uma panela pra aquecer a água, e eu acho mais rápido e prático também)
- usa o balde como panela de aquecimento, aquecendo a água com o ebulidor (1800W inclusive vai aquecer mais rápido que MUITO fogão). Só tem que cuidar pro ebulidor não encostar direto no plástico do balde.

De quebra, com este ebulidor tu ainda pode dar um UP no início da fervura. Como ele tem bastante área de contato, não carameliza o mosto. Ele seria, digamos, como um meio termo entre um rabo quente convencional e uma resistência de baixa densidade.

Eu uso este método por falta de espaço na cozinha e praticidade (uma panela a menos, e o balde é o mesmo que uso pro priming)

Faço o mesmo aqui em casa, 1000w dá conta do recado tranquilo para 10 litros de água para sparge. Aquece a agua de sparge de 20 para 72ºC em 30 minutos.

Para levas entre 10 ~20 litros, os ebulidores são perfeitos para quem não pode/não quer ter uma panela destinada apenas para água quente.
 
Você deve usar fundo falso na panela de mosturação/filtragem.

Ou seja, o ideal é ter 3 panelas:

a) Panela de Água Quente
b) Panela de Mosturação/Filtragem
c) Panela de Fervura

Você deve fazer a infusão inicial do malte moído na panela de mosturação/filtragem, e corrigir a temperatura para a que deseja (digamos, 68 graus), e uma vez feito isso, pode simplesmente tampar a panela e aguardar em torno de 1h30. Essa é a maneira mais simples de todas, e fazendo tudo certo, eu garanto que funciona SEMPRE.

Caso tenha que corrigir a temperatura, acenda o fogo (baixo) e fique recirculando o mosto filtrado com uma jarra até atingir a temperatura que deseja. NÃO fique mexendo a cama de grãos com uma pá, pois além de detonar a cama de grãos e o filtro natural que ela forma, isso não adianta em sistemas com fundo falso pois o mosto que estiver embaixo do fundo falso vai ficar parado e pode caramelizar.

Depois, quando for começar a filtrar, basta abrir a válvula da panela de mosturação, e ir retirando o mosto lentamente para a panela de fervura. Ao mesmo tempo, vá adicionando água por cima da cama de grãos de forma que o nível do líquido não baixe... essa é uma das técnicas mais fáceis de todas, é talvez a melhor (lavagem contínua). Você deve parar de filtrar quando atingir o volume que precisa pré-fervura (ou seja, se vai fazer 30 litros, precisa acumular uns 35 litros de mosto antes da fervura para contar com o volume que vai evaporar).

De forma extremamente resumida, é isso.

Abraço,


Guenther, me desculpe por reviver este tópico, mas me apareceu uma dúvida no seu processo:

"Depois, quando for começar a filtrar, basta abrir a válvula da panela de mosturação e ir retirando o mosto lentamente para a panela de fervura..."

Nessa parte não seria feita também a recirculação do mosto antes de mandar pra panela de fervura?
 
Guenther, me desculpe por reviver este tópico, mas me apareceu uma dúvida no seu processo:

"Depois, quando for começar a filtrar, basta abrir a válvula da panela de mosturação e ir retirando o mosto lentamente para a panela de fervura..."

Nessa parte não seria feita também a recirculação do mosto antes de mandar pra panela de fervura?
Sim, mas eu nem citei porque, independente do filtro que se use.... sempre é preciso recircular antes de filtrar.
 
Sim, mas eu nem citei porque, independente do filtro que se use.... sempre é preciso recircular antes de filtrar.

no caso do fundo falso, após a recirculação e filtragem do mostro primário inicia-se a lavagem, necessita essa etapa também de recirculação?
 
no caso do fundo falso, após a recirculação e filtragem do mostro primário inicia-se a lavagem, necessita essa etapa também de recirculação?

Não.
O ideal inclusive é ao mesmo tempo que tu lava, tu escoar o mosto da lavagem para a panela de fervura. Regular a mesma vazão (baixa, recomendam no fórum no máximo algo em torno de 1L/min) entre a saída da panela de aquecimento e a saída da panela de mostura, mantendo sempre alguns cm de água de lavagem sobre a cama de grãos (o que geralmente indicam é uns 2 cm).

O mosto já vai sair limpo. A recirculação é necessária porque através dela tu forma um filtro natural. As partículas grandes não passam pelos furos do fundo falso. As pequenas passam. Então, ao retirar o mosto com as partículas pequenas, tu vai jogar elas de volta por cima da cama de grãos. Como abaixo delas tu tem as partículas grandes, elas vão segurar estas partículas pequenas na parte de cima da cama de grãos.
Quando este processo finalizar e o filtro estiver formado, é interrompida a fase de lavagem. Então a água de lavagem vai passar por dentro da cama e carregar com ela boa parte do açúcar que ainda está retido na cama de grãos, mas as partículas pequenas não vão junto porque este filtro natural prende elas na parte de cima da cama.

Em suma, o mesmo mosto límpido que está saindo na recirculação vai continuar saindo na lavagem, pois o processo é basicamente o mesmo (jogar um líquido por cima da cama de grãos e retirar por baixo).
 
no caso do fundo falso, após a recirculação e filtragem do mostro primário inicia-se a lavagem, necessita essa etapa também de recirculação?

Como vc disse "inicia-se a lavagem" dá a entender que é lavagem contínua, nesse caso não tem sentido recircular. Mas se por acaso for batch sparge, faz a recirculação novamente sim.

Abraço
 
Back
Top