fundo falso entupindo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

igormaneschy

Member
Joined
Sep 8, 2015
Messages
7
Reaction score
0
Olá pessoal , estou começando como muitos por aqui eu usei um fundo falso e uma panela de 27 lt e tive um problema , como sou iniciante não muito bem o que fazer , fiz 2 receitas de 20 litros uma weiss e uma pilsen , nos dois casos o fundo falso , quando eu finalizava a brassagem , o fundo segurava todo o liquido , não saia nada quando eu abria a panela , da primeira vez com a weiss , eu achei que tivesse muido muito fino os grãos ... ai na segunda receita tive o cuidado do moer menos fino ... deixando um pouco de grão inteiros .. para garantir .. mas mesmo assim tive o mesmo problema quando transferi o mosto , não escoria nada , tive que com uma peneira retirar na mão boa parte , e ai quando sobrou só um pouco .. é que o líquido começou a escorrer, gostaria de uma opinião ... se vocês acham que eu abrindo um pouco mais alguns furos do fundo falso .. ajudaria a resolver o problema. Obrigado.
 
@igormaneschy,

Podem ser vários os problemas, tu não tem fotos do equipamento e da moagem para mostrar?

Eu particularmente tive um problema nas minhas primeiras duas brassagens por a panela estar um pouco desnivelada, resultando em problemas na filtragem.

Depois que resolvi o problema de nivelamento nunca mais tive uma filtragem ruim.

Guilherme
 
Uma das moagens foi essa da foto abaixo. Essa acho que ficou fina .. E essa tem.sido uma dificuldade... Acertar a moagem ...

Agora esse lance da Panela é que fiquei. Intrigado ... Minha panela é de 27 litros .. Nova tá sem amassados.. Eu mesmo instalei a torneira .. E o que percebi é que minha torneira ficou um pouco ... Bem pouco ... Amais que os 5 cm padrão ... Aí o fundo falso. Ficou um pouco desnivelado. Isso pode interferir????
 

Attachments

  • Moagem.jpg
    Moagem.jpg
    138.9 KB · Views: 98
O desnivel que me refiro não é o do fundo falso, mas a panela em si. No meu caso, a panela ficava sobre um fogão a lenha e este por ter uma barra de proteção nas laterais, fazia com que inclinasse para trás a panela (bem de leve) no sentido contrario da torneira, e dai o problema acontecia. Depois que percebi isto o problema não ocorreu mais. Agora eu tenho um estande nivelado para produzir minhas levas, mas o que eu fiz foi conferir o nivel antes de iniciar. Eu utilizo um aplicativo do iphone mesmo, coloco o celular dentro da panela, acerto o nivel e após encaixo o fundo falso.

Mas veja bem, minha primeira aposta ficaria na relação diâmetros de furos e moagem. Tu comprou este fundo falso ou fez ele? Vejo muita gente tentando fazer e não ficando legal.

Na foto me parece estar ok a moagem, vejo as cascas inteiras ali. Como tu fez a mostura? Foi direto na panela de fundo falso, ou tu fez em outra panela e depois transferiu para a de fundo falso? Como tu fez a recirculação?

Guilherme
 
Há entendi o lance do nivelamento .. acho que tb não deve ser esse ocaso em casa , uso um fogão industrial , fica nivelado ... o fundo falso eu comprei foi esse aqui :
http://www.cervejadacasa.com/mosturacaofiltragem/fundo-falso-aluminio-cerveja-artesanal

Faço a mostura direto na panela com o fundo , não consegui fazer a recirculação da maneira certa por causa desse entupimento ... ai tive que ir tirando o mosto para uma outra panela ...e quando ficou uma quantidade menor de grãos .. foi que consegui fazer a recirculação . e depois uma lavagem .. deu o maior trampo ...

abs.
 
Tive esse problema na minha primeira brassagem. No meu caso, o que aconteceu foi que eu recirculei com a vazão total da bomba durante a clarificação, sem restringir a válvula na saída da bomba. Com essa vazão, a cama de grãos compactou e ela mesma (compactada) impedia a passagem do líquido. Resolvi esse problema restringindo bem a vazão durante a recirculação.
 
Cara, quando der, tira uma foto do fundo falso na panela. Não consegui entender direito esse desnivelamento.

Outra coisa... durante a mosturação ou antes da lavagem, tu tá mexendo na cama de grãos? Isso ajuda a entupir.

Abraço,
 
Posso fazer sim, mas imagina assim, era como se eu estivesse colocando a panela sobre uma mesa torta, assim a panela ficava torta também. No final de semana tiro a foto e passo por aqui.

EDIT: Agora que entendi que tu perguntou do desnivelamento da panela do Igor. Mas envio foto do meu antigo problema mesmo assim.
 
Gente da minha parte Acho que sei o que pode ter ocasionado o entupimento ... Minha panela é de 27 litros .. E estou tentando fazer receitas com quase 5 kg de malte ( 20 lts) e aí com os grãos encharcados.. Acho que o volume fica muito grande e o fundo falso não tem área suficiente pra dar conta .. Na próxima vou fazer uma receita para 10 litros..e volto pra falar se rolou. Valeu galera.
 
Há e vou tomar mais cuidado TB na hora de mexer a cama de grãos durante a brasagem ... Isso pode ter contribuído tb
 
Há e vou tomar mais cuidado TB na hora de mexer a cama de grãos durante a brasagem ... Isso pode ter contribuído tb

Então o problema pode estar aí, não é necessário mexer na cama de grãos durante a brassagem, somente na arriada inicial do malte e depois deixe quieto até o final.
 
Back
Top