Fruit beer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ainda não
Estou pensando em pegar uns 5 litros de uma leva de Kolsch e por amora na maturação


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ressucitando o tópico, fiz duas fruit beers tendo como base uma american wheat beer.
A primeira utilizei 1,5kg de amoras frescas para 10 litros.
A segunda 2,5kg de frutas vermelhas (amoras frescas que peguei no meu pé que estava carregado, morango fresco, framboesa congelada e cereja congelada) para 20 litros.
Quanto às frutas frescas, lavei uma por uma em água corrente, deixei secar, e mergulhe em vodka por 30 minutos.
Congelei a -25°C. Após a fermentação primária, depois de descongelar todas as frutas, amassei e pasteurizei a 70 graus por uma hora.
Fiz a trasfega para outros fermentadores e adicionei as frutas. Amora em um e frutas vermelhas em outro, e deixei mais 10 dias para que os açucares fossem consumidos pela levedura.
Depois, abri o fermentador que continha as frutas vermelhas, trasfeguei para outro fermentador sanitizado, coando com o grain bag pré-fervido em água e adicionei gelatina e deixei por 2 dias.
No dia do engarrafamento adicionei 4g de açucar em água fervida por 15min, por litro e engarrafei.
Ficou com uma cor vermelha escura muito bonita (por conta das amoras). No sabor e aroma as frutas ficaram muito evidentes. Muito saborosa, porém seca, como um vinho. Gostei muito.
Essa foi a parte boa.
Quanto aos 10 litros da fruit beer de amoras frescas, quando abri o fermentador havia uma película branca em cima com um cheiro um pouco azedo e não tive coragem de continuar. Joguei tudo fora.
Acho que a amora natural é uma fruta com muitos gominhos, onde se escondem as leveduras naturais e bactérias, ficando difícil a sanitização, apesar de tudo que eu fiz.
Essa eu não faço mais.
Depois dessa só vou fazer com frutas ou polpas sem aditivos químicos compradas no mercado, já pasteurizadas e congeladas.
Meus 2 cents, como dizem no forum.
 
Realmente o equilíbrio do corpo da cerveja quando se usa fruta é algo a ser planejado. Sobre o lote que você descartou poderia ter engarrafado e após meses
com a maturação talvez sairia uma cerveja fantástica. Ontem estive lendo um artigo do Lamas a respeito, da uma olhada que dá várias dicas legais;

http://loja.lamasbrewshop.com.br/bl..._beers&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Ressucitando o tópico, fiz duas fruit beers tendo como base uma american wheat beer.
A primeira utilizei 1,5kg de amoras frescas para 10 litros.
A segunda 2,5kg de frutas vermelhas (amoras frescas que peguei no meu pé que estava carregado, morango fresco, framboesa congelada e cereja congelada) para 20 litros.
Quanto às frutas frescas, lavei uma por uma em água corrente, deixei secar, e mergulhe em vodka por 30 minutos.
Congelei a -25°C. Após a fermentação primária, depois de descongelar todas as frutas, amassei e pasteurizei a 70 graus por uma hora.
Fiz a trasfega para outros fermentadores e adicionei as frutas. Amora em um e frutas vermelhas em outro, e deixei mais 10 dias para que os açucares fossem consumidos pela levedura.
Depois, abri o fermentador que continha as frutas vermelhas, trasfeguei para outro fermentador sanitizado, coando com o grain bag pré-fervido em água e adicionei gelatina e deixei por 2 dias.
No dia do engarrafamento adicionei 4g de açucar em água fervida por 15min, por litro e engarrafei.
Ficou com uma cor vermelha escura muito bonita (por conta das amoras). No sabor e aroma as frutas ficaram muito evidentes. Muito saborosa, porém seca, como um vinho. Gostei muito.
Essa foi a parte boa.
Quanto aos 10 litros da fruit beer de amoras frescas, quando abri o fermentador havia uma película branca em cima com um cheiro um pouco azedo e não tive coragem de continuar. Joguei tudo fora.
Acho que a amora natural é uma fruta com muitos gominhos, onde se escondem as leveduras naturais e bactérias, ficando difícil a sanitização, apesar de tudo que eu fiz.
Essa eu não faço mais.
Depois dessa só vou fazer com frutas ou polpas sem aditivos químicos compradas no mercado, já pasteurizadas e congeladas.
Meus 2 cents, como dizem no forum.
 
Eu fiz recente uma Fruit Beer de Morangos... foi a primeira que eu fiz, e foi a primeira receita totalmente montada por mim!
Eu gostei muito... ela não ficou parecendo quick e nem aqueles frisantes.... tem um aroma delicioso de morango e quando você bebe tem uma leve acides do morango, bem encorpada e o melhor... você tem certeza que é cerveja e não um keep cooler! E nem ficou acida tipo a berliner weisse! Fique feliz com o resultado!

So tive problema de super carbonatação... não estourou nenhuma garrafa porque a temperatura está por volta dos 28º. Mas ao abrir, algumas estão "supitando"! Se agitar muito a garrafa vaza na tampinha ( Melhor que explodir ) kkkk
 
Adicionando conteúdo ao tópico. Também fazemos(esposa tb) fruit com base de American wheat(saaz - 14 IBU), bem levinha(70 Pilsen e 30 malte de trigo claro). Fazemos com OG baixa, por volta de 1035-1040, senão, após as frutas fica muito alcoólica.
Com frutas vermelhas, a quantidade razoável é de 3kg de polpa pra 20L. Adicionada ao final da primária, por 5 dias. Após isso, retira as frutas e deixa mais uns dois dias só pra atenuar qualquer resíduo de açúcar. Depois é so descer a temperatura e a vida segue normal.

Fica sensacional.
Caso queira um dulçor maior na cerveja, use lactose.
 
@mvforce você chegou onde eu ainda não tinha chegado! hehehe
Descobrir como deixar a fruit beer com mais dulçor!
E como seria esse lance da lactose?
 
Sobre adição de lactose, minha experiência.

Eu adiciono ao final da fervura(5minutos). Uma quantidade razoável para 20L é de 150 a 200g.
Nunca adicionei mais. Essa quantidade deixa um dulçor residual bem sútil. Tem umas equações, mas eu nunca usei.
Ah, tu compra nas lojas de cerveja pacotes de 500g.
 
Sobre adição de lactose, minha experiência.

Eu adiciono ao final da fervura(5minutos). Uma quantidade razoável para 20L é de 150 a 200g.
Nunca adicionei mais. Essa quantidade deixa um dulçor residual bem sútil. Tem umas equações, mas eu nunca usei.
Ah, tu compra nas lojas de cerveja pacotes de 500g.


Obrigado! Vou estudar!
 
Pessoal.
Vou arriscar uma de jabuticaba.
A bohemia tem a JABUTI. que e uma cerveja de jabuticaba. Tenho acesso facil a fruta. Sera que terei que fazer o processo de geleia tambem? suco pasteurizado ou so usar a fruta direto no fermentador?? Por favor me orientem...
 
Pessoal, estou querendo fazer minha primeira fruit beer. Estou pensando em fazer uma wheat beer com toranja (grapefruit) ou então laranja, tipo a Schofferhofer Grapefruit. Não quero apenas o aroma, mas também o sabor.
Lí em alguns fóruns que o ideal é colocar o suco da fruta pasteurizado logo antes de engarrafar. Imagino que seja isso mesmo, afinal fermentar o suco junto com a cerveja deve gerar muita acidez.
Alguém já fez algo parecido?

Valeu!

Tiago.
 
Ressucitando o tópico, fiz duas fruit beers tendo como base uma american wheat beer.
A primeira utilizei 1,5kg de amoras frescas para 10 litros.
A segunda 2,5kg de frutas vermelhas (amoras frescas que peguei no meu pé que estava carregado, morango fresco, framboesa congelada e cereja congelada) para 20 litros.
Quanto às frutas frescas, lavei uma por uma em água corrente, deixei secar, e mergulhe em vodka por 30 minutos.
Congelei a -25°C. Após a fermentação primária, depois de descongelar todas as frutas, amassei e pasteurizei a 70 graus por uma hora.
Fiz a trasfega para outros fermentadores e adicionei as frutas. Amora em um e frutas vermelhas em outro, e deixei mais 10 dias para que os açucares fossem consumidos pela levedura.
Depois, abri o fermentador que continha as frutas vermelhas, trasfeguei para outro fermentador sanitizado, coando com o grain bag pré-fervido em água e adicionei gelatina e deixei por 2 dias.
No dia do engarrafamento adicionei 4g de açucar em água fervida por 15min, por litro e engarrafei.
Ficou com uma cor vermelha escura muito bonita (por conta das amoras). No sabor e aroma as frutas ficaram muito evidentes. Muito saborosa, porém seca, como um vinho. Gostei muito.
Essa foi a parte boa.
Quanto aos 10 litros da fruit beer de amoras frescas, quando abri o fermentador havia uma película branca em cima com um cheiro um pouco azedo e não tive coragem de continuar. Joguei tudo fora.
Acho que a amora natural é uma fruta com muitos gominhos, onde se escondem as leveduras naturais e bactérias, ficando difícil a sanitização, apesar de tudo que eu fiz.
Essa eu não faço mais.
Depois dessa só vou fazer com frutas ou polpas sem aditivos químicos compradas no mercado, já pasteurizadas e congeladas.
Meus 2 cents, como dizem no forum.
E se bater as amoras e dar uma fervida nelas? Acha que vira?
 
Pessoal, qual a melhor forma de sanitização de frutas frescas? já vi vodka (que não deu certo), uso de peracético, pasteurização.. quero usar fruta fresca na secundária ou maturação..
 
galera alguem já usou jabuticaba ? to fermentando uma saison (M29) e queria colocar a jabuticaba esmagada (masserada) num bag e deixar fermentando até atenuar (está na metade da FG +-)

A ideia é deixar a jabuticaba fermentar junto, mas não quero levar outros microorganismos, então pensei em jogar ela na agua fervendo por alguns minutos (inteira) e só depois masserar num recipiente sanitizado e mandar pro balde ... mas não tenho nem ideia se vai dar certo ...
 
galera alguem já usou jabuticaba ? to fermentando uma saison (M29) e queria colocar a jabuticaba esmagada (masserada) num bag e deixar fermentando até atenuar (está na metade da FG +-)

A ideia é deixar a jabuticaba fermentar junto, mas não quero levar outros microorganismos, então pensei em jogar ela na agua fervendo por alguns minutos (inteira) e só depois masserar num recipiente sanitizado e mandar pro balde ... mas não tenho nem ideia se vai dar certo ...


Boa noite, Cléber!
A jabuticaba tem muito polifenol na casca, e se você usar casca macerada corre o risco de ficar com a cerveja adstringente.

Tente passar as frutas em uma peneira para retirar as sementes e cascas, e ferva a polpa a 60 por uns 10-15 minutos.
 
já coloquei jabuticaba no final da fervura e ficou boa! Congelei ela antes e no dia dei uma leve esmagada antes de colocar no mosto...ficou muito boa! Não lembro a quantidade em peso mas foi bastante, tipo uma meia sacola ou um pouco mais, foi o que consegui apanhar da árvore. 😂
Só não fiz mais a ceva porque não consegui mais as jabuticabas...
 
Resgatando esse topico, fiz uma Fruit beer, usando como base uma weiss. Usei 500ml (1/2 litro) de suco de bergamota (tangerina, mimosa, mixirica). Eu pasteurizei o suco, elevando ele a 65 graus por 15 minutos. Depois congelei e fiz a transfega de 4.5l da cerveja na maturação. Engarrafei com primming de 4g/l, ficou otima a carbonatação mas tá com um amargor de sumo no final
Olá, quero fazer uma cerveja com bergamota também e se puder me ajudar ficarei muito agradecido. Tu usou 500ml de suco da fruta para 4,5l de cerveja?
 
Eu fiz uma wheat beer com amoras, vou engarrafá-las na semana que vem, mas o ideal se você for botar frutas e fazer um suco com frutas frescas congelá-las antes descongelar quando for adicionar para que quebre a parede celular e gere mais sabor e aroma.

O ideal é adicionar a fruta na fermentação secundária e deixar uns 5 dias adiciona 120 g/L, não pasteurizei elas pois deixei pouco tempo, se deixar demais corre o risco de ficar ácido por causa da das leveduras da fruta
Eu tb quando uso, tanto suco ou a fruta, sempre congelo exatamente para quebrar as paredes da fruta..isso faz com que as propriedades de aromas e sabores se transfiram mais facilmente para a solução.....se for frutas inteiras..como morangos..framboesa, etc....eu ainda macero tudo......
 
Ressuscitando o tópico.

André, a polpa que você usou tinha conservantes? A minha dúvida é se a quantidade de conservantes na polpa pode atrapalhar na fermentação dos açúcares restantes e da própria fruta adicionada. Isso levando em consideração a adição feita na secundária.

Alguém sabe se a quantidade de conservantes nessas polpas pode atrapalhar? No chute eu diria que não, mas se alguém tiver uma resposta mais fundamentada, seria bom.
Há pouco mais de um ano fiz uma Berliner com frutas vermelhas...mix congelado comprado nestas casas de congelados, que vende sorvete, comida..etc.......ficou fantástica, depois fiz UMa saison com essas polpas de ilha de mercado......caju..e maracuja, tb fantásticas.........acho que qto mais barato for essa polpa, menos o cara (fabricante) irá gastar com conservantes..etc....
 
Back
Top