First Wort, como fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bhzanetti

Active Member
Joined
Feb 7, 2017
Messages
42
Reaction score
6
Boa tarde, tento usar a pesquisa nesse fórum mas nunca funciona, por isso estou abrindo um tópico.

Estou lendo o livro do John Palmer (How To Brew) e mesmo assim não entendi como se faz o first wort.

Seria adicionar um lúpulo com baixo AA, máximo de 30% do total de lúpulo usado na fervura, já quando colocar a caldeira para começar a ferver junto com o malte, depois de ferver prossegue com a lupulagem normal?

Att.,

Bruno Henrique Zanetti
 
Não. First Wort Hopping é uma técnica em que é indiferente a % de AAs, a quantidade utilizada, etc.

FWH é simplesmente fazer sua adição de amargor logo após o mosto clarificado, antes da fervura.

Fez a mosturação, começa a transferir (ou nao se utilizar a mesma panela) e faz a adição de amargor enquanto espera pela fervura.
 
Não. First Wort Hopping é uma técnica em que é indiferente a % de AAs, a quantidade utilizada, etc.

FWH é simplesmente fazer sua adição de amargor logo após o mosto clarificado, antes da fervura.

Fez a mosturação, começa a transferir (ou nao se utilizar a mesma panela) e faz a adição de amargor enquanto espera pela fervura.



Entendi agora, como eu uso LME, uso na mesma panela.
Estou pensando em utilizar essa técnica para fazer uma american lager, será a minha primeira vez que faço ela, o que acha?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não. First Wort Hopping é uma técnica em que é indiferente a % de AAs, a quantidade utilizada, etc.

FWH é simplesmente fazer sua adição de amargor logo após o mosto clarificado, antes da fervura.

Fez a mosturação, começa a transferir (ou nao se utilizar a mesma panela) e faz a adição de amargor enquanto espera pela fervura.



Entendi agora, como eu uso LME, uso na mesma panela.
Estou pensando em utilizar essa técnica para fazer uma american lager, será a minha primeira vez que faço ela, o que acha?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa tarde, tento usar a pesquisa nesse fórum mas nunca funciona, por isso estou abrindo um tópico.

Estou lendo o livro do John Palmer (How To Brew) e mesmo assim não entendi como se faz o first wort.

Seria adicionar um lúpulo com baixo AA, máximo de 30% do total de lúpulo usado na fervura, já quando colocar a caldeira para começar a ferver junto com o malte, depois de ferver prossegue com a lupulagem normal?

Att.,

Bruno Henrique Zanetti

Não é 30% do lúpulo...é 30% do IBU total da sua receita!
 
Eu nunca calculei esse lance de 30% e até hoje tenho tido resultados satisfatórios para mim. Coloco entre 50% a 60% do IBU no FWH, isso pq eu costumo adicionar a 30 min do fim para amargor tb.
No caso da Witbier por exemplo, eu adiciono 100% do amargor no FWH...

Adiciono ele na panela vazia e vou transferindo o mosto enquanto lava.

O amargor fica menos rasgante...
 
Eu nunca calculei esse lance de 30% e até hoje tenho tido resultados satisfatórios para mim. Coloco entre 50% a 60% do IBU no FWH, isso pq eu costumo adicionar a 30 min do fim para amargor tb.
No caso da Witbier por exemplo, eu adiciono 100% do amargor no FWH...

Adiciono ele na panela vazia e vou transferindo o mosto enquanto lava.

O amargor fica menos rasgante...
First Wort Hopping significa..... quando começa a filtrar e acumular mosto na panela de fervura, adiciona ali os lúpulos que tu iria adicionar normalmente como primeira adição da fervura.

Esquece qualquer cálculo de proporção, ou de recomendações do tipo "use lúpulos de baixo ou alto teor".... nenhuma dessas teorias são provadas, estudadas a fundo, e a maioria nem sequer faz sentido.

Lúpulo, em qualquer caso ou estilo, pra MIM, se calcula pensando primeiro no aroma e gosto que se quer, aí vc decide sobre as adições de Late Hopping. Depois disso, DEPOIS que já decidiu que vai adicionar X gramas a 15, 5, 0, ou seja lá qual tática de Late Hopping vá usar pra gosto/aroma, vc pensa no IBU, e "completa" com as adições no começo, colocando quanto lúpulo for necessário pra atingir o amargor que precisa a partir do amargor que aquelas adições de aroma já te deram. Ou seja, é uma estratégia Bottom-Up.

Hoje em dia, eu uso First Wort Hopping pra absolutamente todas as cervejas que faço.

Abraço,
 
First Wort Hopping significa..... quando começa a filtrar e acumular mosto na panela de fervura, adiciona ali os lúpulos que tu iria adicionar normalmente como primeira adição da fervura.

Esquece qualquer cálculo de proporção, ou de recomendações do tipo "use lúpulos de baixo ou alto teor".... nenhuma dessas teorias são provadas, estudadas a fundo, e a maioria nem sequer faz sentido.

Lúpulo, em qualquer caso ou estilo, pra MIM, se calcula pensando primeiro no aroma e gosto que se quer, aí vc decide sobre as adições de Late Hopping. Depois disso, DEPOIS que já decidiu que vai adicionar X gramas a 15, 5, 0, ou seja lá qual tática de Late Hopping vá usar pra gosto/aroma, vc pensa no IBU, e "completa" com as adições no começo, colocando quanto lúpulo for necessário pra atingir o amargor que precisa a partir do amargor que aquelas adições de aroma já te deram. Ou seja, é uma estratégia Bottom-Up.

Hoje em dia, eu uso First Wort Hopping pra absolutamente todas as cervejas que faço.

Abraço,

Justamente...Por isso adiciono 100% em FWH na Wit, pq não uso lúpulos de aroma nela.
 
Então por exemplo, vou brassar uma ipa, uso uma quantidade x de lúpulo Magnum para amargor aos 60min mais os de aromas depois, se eu fosse usar a técnica FWH, colocaria mais x de lúpulo Magnum antes da fervura certo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Então por exemplo, vou brassar uma ipa, uso uma quantidade x de lúpulo Magnum para amargor aos 60min mais os de aromas depois, se eu fosse usar a técnica FWH, colocaria mais x de lúpulo Magnum antes da fervura certo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Colocaria os x g dos 60 min no mosto antes de ferver.

O FWH dá um pequeno acréscimo de IBU, mas os SW já calculam isso.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Zanetti, fwp é uma técnica pra lupulagem de amargor, quando vc acrescenta o lúpulo antes da fervura. Outra técnica é acrescentar durante a fervura, jeito mais tradicional.
 
Então por exemplo, vou brassar uma ipa, uso uma quantidade x de lúpulo Magnum para amargor aos 60min mais os de aromas depois, se eu fosse usar a técnica FWH, colocaria mais x de lúpulo Magnum antes da fervura certo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Exato, assim que começar a acumular mosto na panela de fervura enquanto ocorre a filtragem.
 
Mas não tenho que necessariamente usar o mesmo lúpulo da fervura para fazer o FWH né?

Pois irei brassar uma IPA usando os lupulos Magnum, Centennial e Cascade e tenho o hersbrucker no estoque e pensei em usá-lo, apesar dele ser para aroma...
 
Mas não tenho que necessariamente usar o mesmo lúpulo da fervura para fazer o FTW né?

Pois irei brassar uma IPA usando os lupulos Magnum, Centennial e Cascade e tenho o hersbrucker no estoque e pensei em usá-lo, apesar dele ser para aroma...

Esta classificação de amargor e aroma não é a melhor para se usar.
Lúpulo é lúpulo. Uns com mais Alfa Ácidos outros com menos, uns com mais óleos outros com menos.

Por que se chama uns de "de amargor" ? pois possuem mais AA e nem tantos óleos.
Se você pegar um lúpulo muito aromático e o colocar no início da fervura, os AA serão isomerizados (dando amargor) e os óleos serão extraídos (dando aroma e sabor), porém todos os componentes de aroma e sabor serão evaporados depois de algum tempo de fervura, desperdiçando-os.

As adições de amargor (60 min por exemplo) convertem os AA em Iso-AA, por isto lúpulos com alto teor de AA são mais indicados pois é necessário uma menor quantidade para atingir altos IBUs. Eu pessoalmente uso o lúpulo Zeus (com 16,5% de AA) para dar o amargor. Mas você pode usar um Amarillo ou Citra (com mais de 10% de AA) para o mesmo propósito, mas isto seria um desperdício financeiro e de qualidades dos lúpulos.

Eu poderia usar um lúpulo de baixo AA para amargor? Sim, mas terás que colocar uma quantidade bem maior para atingir o mesmo amargor. Imagine quanto lúpulo de 4% de AA será necessário para atingir o mesmo amargor que uma adição de um de 16% AA ?

Resumindo meu ponto de vista:
- Um lúpulo é de amargor quando é adicionado pelo início da fervura;
- Um lúpulo é de sabor se adicionado por volta dos últimos 15 min de fervura;
- Um lúpulo é de aroma se adicionado depois dos últimos 5 min de fervura ou depois da mesmas ou mesmo depois da fermentação.

P.S.: Isto é uma opinião pessoal e não uma tese, mas baseada em estudos e observações.
 
Entendi perfeitamente, obrigado pelas respostas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa tarde, pessoal!
Revivendo o tópico aqui para tirar uma duvida.
Estou indo brassar uma English IPA usando Target e Admiral como lúpulo de amargor. Ambos possuem cohumulone alto (35-40), oq poderá causar aquele amargor áspero na cerveja. Caso use o FWH, melhoraria esse amargor. Correto?
 
Back
Top