Final de fermentação secundária, dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hamilcar

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2017
Messages
107
Reaction score
15
Estou com dúvidas na continuação do processo, estamos no final da fermentação secundária, a primária terminou com 7 dias, então subimos a temperatura para o máximo que deu aqui, por volta de 22.6º, está por três dias e quero agora diminuir a temperatura para 5º ou 3º, mas como é minha primeira brassagem, uma pale ale, gostaria de saber se quando abaixar a temperatura, o álcool que está no airlock vai ser sugado para dentro dele?
Daqui pra frente em temperatura baixa, tem algum procedimento a ser executado? Estou perguntando sobre o airlock porque joguei um álcool por fora do galão aqui e ele abaixou a temperatura em 0.6º e o álcool do airlock passou para o outro lado parece até ter passado ar para dentro, o que os colegas mais entendidos tem a me orientar nesta fase?
 
Olá Hamilcar.
Observe a marcação de nível que o airlock possui, se manter abaixo ou até este nível, o airlock terá a capacidade de permitir a entrada de ar sem que o álcool seja sugado para dentro.
Isso vale tanto para um possível "repuxo" devido à contração do líquido (seu caso) ou pequenas retiradas de cerveja, como também para quando for expelir o CO2, respeitando-se o nível não haverá derramamento.

Att, Raul Mäger
CEO - Indupropil


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Olá Hamilcar.
Observe a marcação de nível que o airlock possui, se manter abaixo ou até este nível, o airlock terá a capacidade de permitir a entrada de ar sem que o álcool seja sugado para dentro.
Isso vale tanto para um possível "repuxo" devido à contração do líquido (seu caso) ou pequenas retiradas de cerveja, como também para quando for expelir o CO2, respeitando-se o nível não haverá derramamento.

Att, Raul Mäger
CEO - Indupropil


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Obrigado por ajudar, fiz o seguinte, deixei o nível do airlock baixo e coloquei uma bola de algodão umedecido com álcool 70 na ponta dele para que o ar que entrar passe por ele e seja filtrado, tenho observado e o ar parece estar entrando gradualmente em borbulhas no airlock para dentro do fermentador, acho que vai dar certo.
 
Back
Top