FG muito alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Minha receita era uma Belgian Blond Ale ( 20L ) , eu utilizo grain bag , na mostura usei 18L de agua inicial , lavagem de grãos 9L ( percebi que foi pouco) , fiz rampas 60min (67ºC) e 15min( 77ºC) , como foi minha primeira brassagem tive difuculdade no controle da temperatura , não utilizei açucar na receita , meu resfriamento demorou muito pois não ainda não adquiri um Chiler , fiz por trasnferencia de calor externa mesmo ( gelo e agua por fora da panela) , A OG ficou em 1080 , UTLIZEI 2 PACOTES DE M10 SECO SEM HIDRATAR, a fermentação comecei a 18ºC com o passar dos dias fui aumentando 1ºC, porém em momento algum meu AirLock Borbulhou , pode ser tanto pelo espaço grande que ficou ( já que so consegui por alto 14 l) e o balde tem capacidade para 22l , ou não borbulhou por problema de vedação;
deixei fermentado por 11dias, e percebi que e a FG atenuou em 1045 (MUITO ALTA) , quais são os problemas em uma cerveja com a FG muito alta? além de não se adequar ao estilo , vocês acham eu deveria inocular mais fermento e fazer uma nova fermentação?

obrigado
 
Minha receita era uma Belgian Blond Ale ( 20L ) , eu utilizo grain bag , na mostura usei 18L de agua inicial , lavagem de grãos 9L ( percebi que foi pouco) , fiz rampas 60min (67ºC) e 15min( 77ºC) , como foi minha primeira brassagem tive difuculdade no controle da temperatura , não utilizei açucar na receita , meu resfriamento demorou muito pois não ainda não adquiri um Chiler , fiz por trasnferencia de calor externa mesmo ( gelo e agua por fora da panela) , A OG ficou em 1080 , UTLIZEI 2 PACOTES DE M10 SECO SEM HIDRATAR, a fermentação comecei a 18ºC com o passar dos dias fui aumentando 1ºC, porém em momento algum meu AirLock Borbulhou , pode ser tanto pelo espaço grande que ficou ( já que so consegui por alto 14 l) e o balde tem capacidade para 22l , ou não borbulhou por problema de vedação;
deixei fermentado por 11dias, e percebi que e a FG atenuou em 1045 (MUITO ALTA) , quais são os problemas em uma cerveja com a FG muito alta? além de não se adequar ao estilo , vocês acham eu deveria inocular mais fermento e fazer uma nova fermentação?

obrigado

Por quanto tempo tu observou que a densidade estabilizou em 1045? Tem certeza que encerrou a fermentação?
 
Me desculpe por ter postado 2 vezes no mesmo lugar, peço que desconsidere o tópico que criei na fermentação, observei durante 3 dias seguidos e a OF se manteve 1045 ( usei densimetro) , como foi minha primeira brassagem errei muita coisa, era pra 19 l e deu 10 l , Enfim eu queria saber qual seria o problema deu maturar minha cerveja com essa OF ALTA, pois não gostaria de fermentar de novo pois vou perder mais liquido com o sedimento que vai formar.

mais uma vez desculpa

obrigado
 
Me desculpe por ter postado 2 vezes no mesmo lugar, peço que desconsidere o tópico que criei na fermentação, observei durante 3 dias seguidos e a OF se manteve 1045 ( usei densimetro) , como foi minha primeira brassagem errei muita coisa, era pra 19 l e deu 10 l , Enfim eu queria saber qual seria o problema deu maturar minha cerveja com essa OF ALTA, pois não gostaria de fermentar de novo pois vou perder mais liquido com o sedimento que vai formar.

mais uma vez desculpa

obrigado

Vou replicar o que disse no outro tópico. Este é o problema de tópicos repetidos, tu não sabe em qual responder e fica uma bagunça.

"Pra 1080 e 16L tu deveria ter usado uns 3 pacotes hidratados de fermento. Se tu usou 2 sem hidratar, tu está com 1/3 do necessário.
Usar 1/3 do necessário em uma cerveja de baixa OG já é complicado. Agora em uma de alta OG, fica muito pior, pois o meio com álcool fica mais agressivo pra levedura.

Eu aposto em stuck fermentation. A levedura deve ter parado de agir por estar extenuada. Prova uma amostra e vê se não está muito doce. Se sim, com certeza tu tem açúcares fermentáveis ainda na leva.

Conforme já disse, eu inocularia um novo pacote de levedura, a mesma M10, desta vez HIDRATADA. Ela vai acabar o serviço..."


O mais importante é tu provar a cerveja. Ela está boa? provavelmente vai estar muito doce.
Densidade da cerveja nada mais é que peso do líquido/peso da água. Uma densidade alta quer dizer que teu líquido está muito pesado. Ou seja, com muitos açúcares.
A cerveja é tua. Se tu quiser finalizar a fermentação com 1.045 tu faz. Mas a fermentação não deve ser finalizada pelo cervejeiro, e sim, pela levedura.
2 problemas óbvios:
- uma cerveja muito doce, com muito açúcar residual, pesada e bem difícil de beber.
- possibilidade de, por algum motivo (priming, por exemplo), tua levedura voltar a ação e fermentar novamente o que tem de residual de açúcar, que é MUITO, e explodir tuas garrafas.

Pra tu ter noção, 1.045 é normal em OG, não em FG. Uma cerveja de OG 1.045, atenuando até 1.010, dá 4,5% de álcool. De 1.080 pra 1.045, ela atenuou menos da metade metade do que poderia ou deveria..

Enfim, faz o que tu quer. Só acho engraçado que tu pede opinião, todas convergem dizendo que a fermentação não foi conduzida corretamente, e tu não quer aceitar e fazer o que o pessoal indica. Então não sei porque pedir opinião, se tu já tem na cabeça o que tu vai fazer...
 
Meu amigo quem dera se eu tivesse na minha cabeça o que fazer, certamente não estaria abrindo um discussão aqui no fórum correndo risco de ser mal interpretado como estou sendo por você, o que eu queria saber agora você me deu a resposta que era os problema em maturar uma cerveja com FG alta, obrigado pela informação vou seguir seu conselho e inocular mais um pacote de M10 dessa vez hidratado. Da próxima tenta ser um pouco mais paciente ( em momento nenhum eu discordei que minha fermentação foi conduzida errada).
 
Meu amigo quem dera se eu tivesse na minha cabeça o que fazer, certamente não estaria abrindo um discussão aqui no fórum correndo risco de ser mal interpretado como estou sendo por você, o que eu queria saber agora você me deu a resposta que era os problema em maturar uma cerveja com FG alta, obrigado pela informação vou seguir seu conselho e inocular mais um pacote de M10 dessa vez hidratado. Da próxima tenta ser um pouco mais paciente ( em momento nenhum eu discordei que minha fermentação foi conduzida errada).

Cara, você está com questionamentos muito básicos mesmo, que em primeiro lugar eu sanaria antes mesmo de tentar uma primeira brassagem. Aqui no fórum tem muita informação boa, muita gente prestativa e ótimas indicações de livros pra leitura básica, que responderiam estes questionamentos e muitos outros. E muitas vezes pode parecer que um post de algum colega é duro, mas não leve por este lado, texto é algo muito seco mesmo.

Agora se não gosta de buscar informação, estudar, já quer algo mais mastigado, pague por um curso presencial, é prático e existe a monte (não que todos sejam bons e ensinam tudo corretamente, mas já te darão um caminho).

Segue alguns tópicos de leitura básica:

http://www.homebrewtalk.com.br/announcement.php?f=29&a=50

http://www.homebrewtalk.com.br/announcement.php?f=29&a=50

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404645

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

Recomendações de livros:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405644

Espero ter ajudado e boas próximas brassagens.
 
Back
Top