FG fora do esperado.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anacletobca

Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
8
Reaction score
1
Boa tarde senhores!
Sábado passado(05/12/15) brassei uma Amber ale!
fiz uma brassagem com rampa única a 68º atingi OG: 1052, inoculei 2pc de US-05 em 22L de mosto.
A temperatura de fermentação mantive em 18º.
Mas de quinta-feira pra cá parou de atenuar mantendo a FG:1019, aumentei então a temperatura para 21º e nada mudou.
Gostaria de uma ajuda, pois meu planejamento previa uma FG: 1013 ~ 1012.
O que posso fazer para acertar essa FG?


Desde já, Grato!
 
De olho no tópico. Tô começando (4 brassagens) e ainda não consegui atingir a FG estimada.

Faço levas de 5 litros, com controle de temperatura na fermentação (geladeira dedicada, TIC-17, sensor colado no balde com isopor em volta...) e uso fermento seco (já fiz hidratando e sem hidratar).
 
Pela descrição não há nada de errado com a fermentação, o US-05 é um levedo rápido e que atenua muito bem uma OG de 1052. O que ocorreu é que a temperatura de mosturação estava alta, o que ocasionou uma geração maior de açúcares não fermentáveis resultando em uma FG mais alta que a estimada.

Quais foram os maltes utilizados?
 
Os maltes utilizados foram:
4,700 kg Pale Malt (Weyermann) (6,5 EBC) Grão 1 83,9 %
0,500 kg Caramunich II (Weyermann) (124,1 EBC) Grão 2 8,9 %
0,400 kg Special W (Weyermann) (270,0 EBC)
 
O malte Caramunich II é utilizado para dar mais corpo a cerveja, juntando com a temperatura mais alta, ajudou a dar um valor um pouco mais alto da FG.
Como já deve ter parado a fermentação, toca o barco e depois posta como ficou.
 
O malte Caramunich II é utilizado para dar mais corpo a cerveja, juntando com a temperatura mais alta, ajudou a dar um valor um pouco mais alto da FG.
Como já deve ter parado a fermentação, toca o barco e depois posta como ficou.

Obrigado, mandei ela para a maturação, vou deixar umas 2 semanas a 10º.
 
A respeito de uma cerveja com gravidade fora do esperado, sei que não tem uma margem pré-definida para isso, mas mais ou menos de quanto estamos falando para que se possa falar "ficou um pouco acima" ou "um pouco abaixo" da FG esperada? Por exemplo, se uma cerveja tinha uma FG esperada de 1018 e obtivemos 1026 ao final da fermentação, pode-se afirmar que é uma diferença gritante?
Considerando o exemplo, a cerveja com a FG mais alta ficaria MUITO mais encorpada e doce do que a esperada ou a diferença seria pequena, apenas menos alcoólica do que a esperada?
Pergunto para saber se valeria à pena tentar hidratar um pouco mais de fermento e torcer para que a FG reduza ou se engarrafa, aprende com os erros e parte para a próxima.
Abs.
 
A respeito de uma cerveja com gravidade fora do esperado, sei que não tem uma margem pré-definida para isso, mas mais ou menos de quanto estamos falando para que se possa falar "ficou um pouco acima" ou "um pouco abaixo" da FG esperada? Por exemplo, se uma cerveja tinha uma FG esperada de 1018 e obtivemos 1026 ao final da fermentação, pode-se afirmar que é uma diferença gritante?
Considerando o exemplo, a cerveja com a FG mais alta ficaria MUITO mais encorpada e doce do que a esperada ou a diferença seria pequena, apenas menos alcoólica do que a esperada?
Pergunto para saber se valeria à pena tentar hidratar um pouco mais de fermento e torcer para que a FG reduza ou se engarrafa, aprende com os erros e parte para a próxima.
Abs.

Na minha opinião se era esperado 1018 e terminou em 1026, a diferença é bem grande sim.

Nas minhas cervejas, agora que eu controlo muito bem minha mosturação, eu considero uma diferença aceitável entre 1-3, acima ou abaixo disso eu procuro rever todo o meu processo para entender o que aconteceu. Claro que fermento é organismo vivo e você não pode controlar 100%, tenha isso em mente.

Com relação à FG alta, é bom saber que nem sempre FG alta significa cerveja doce. Você pode ter uma cerveja com FG alta, que foi mosturada em temperaturas mais altas, gerando dextrinas que são açucares que dão corpo a cerveja mas não são doces.

A maioria dos casos que eu vi de cervejas muito doces foram resultado de uma fermentação incompleta.
 
Ressuscitando o Post.

Fiz uma stout, minha quinta brassagem, minha OG ficou em 1047 exatamente o q gostaria, porem minha FG ficou 1022, bem longe dos 1011 q gostaria. Acredito q por causa dos 12% de malte crystal 150 somados a uma temperatura alta de mosturação. Usei 2 pkt de US-05 para 37l, apos 5 dias a 18 graus a densidade estabilizou, aguardei mais 2 dias para ter ctz e nenhuma mudança, achei q pudesse ser o fermento e coloquei mais meio pkt de US-05, mas continuou da msm forma.
Esta com um sabor muito bom porém Praticamente sem álcool, pelas minhas contas da um ABV de 3,2%.
Existe algo q possa fazer pra aumentar esse ABV? Algo q possa add sem acrescentar grande mudança no sabor? ou é melhor maturar e engarrafar?
 
Ressuscitando o Post.

Fiz uma stout, minha quinta brassagem, minha OG ficou em 1047 exatamente o q gostaria, porem minha FG ficou 1022, bem longe dos 1011 q gostaria. Acredito q por causa dos 12% de malte crystal 150 somados a uma temperatura alta de mosturação. Usei 2 pkt de US-05 para 37l, apos 5 dias a 18 graus a densidade estabilizou, aguardei mais 2 dias para ter ctz e nenhuma mudança, achei q pudesse ser o fermento e coloquei mais meio pkt de US-05, mas continuou da msm forma.
Esta com um sabor muito bom porém Praticamente sem álcool, pelas minhas contas da um ABV de 3,2%.
Existe algo q possa fazer pra aumentar esse ABV? Algo q possa add sem acrescentar grande mudança no sabor? ou é melhor maturar e engarrafar?
Luis, crie um tópico novo específico para sua dúvida.

Aos demais, mediram a FG com densímetro ou refratômetro?

Abraço,
 
Last edited:
Ressuscitando o Post.

Fiz uma stout, minha quinta brassagem, minha OG ficou em 1047 exatamente o q gostaria, porem minha FG ficou 1022, bem longe dos 1011 q gostaria. Acredito q por causa dos 12% de malte crystal 150 somados a uma temperatura alta de mosturação. Usei 2 pkt de US-05 para 37l, apos 5 dias a 18 graus a densidade estabilizou, aguardei mais 2 dias para ter ctz e nenhuma mudança, achei q pudesse ser o fermento e coloquei mais meio pkt de US-05, mas continuou da msm forma.
Esta com um sabor muito bom porém Praticamente sem álcool, pelas minhas contas da um ABV de 3,2%.
Existe algo q possa fazer pra aumentar esse ABV? Algo q possa add sem acrescentar grande mudança no sabor? ou é melhor maturar e engarrafar?

Estou tendo quase que exatamente o mesmo problema.
Alguma sugestão?
 

Estou tendo quase que exatamente o mesmo problema.
Alguma sugestão?

Eisenhower, boa tarde,

Você utilizou o mesmo fermento? Existem diversas variáveis que podem influenciar no caso que você está tendo.

Sugiro abrir um novo tópico com o máximo de dados que você conseguir passar do seu processo, como: receita, temperatura de brassagem, fermento utilizado, tempo e temperaturas de fermentação e etc.. Assim, poderemos ser mais assertivos nas sugestões quanto ao seu problema.

Att.,

Luis
 
Eisenhower, boa tarde,

Você utilizou o mesmo fermento? Existem diversas variáveis que podem influenciar no caso que você está tendo.

Sugiro abrir um novo tópico com o máximo de dados que você conseguir passar do seu processo, como: receita, temperatura de brassagem, fermento utilizado, tempo e temperaturas de fermentação e etc.. Assim, poderemos ser mais assertivos nas sugestões quanto ao seu problema.

Att.,

Luis


Usei o US-05 também. Mas não hidratei direito e na hora de jogar no balde, foi uma "pedra" de fermento junto com o líquido.
Quanto aos parâmetros, me enrolei tanto pra anotar no início que acho que nem vale a pena relatar aqui. ;)

Vou jogar pra garrafa e tomar minha session IPA com 3,5 de ABV mesmo.

Pra próxima brassagem (minha segunda) já estou com muito mais conhecimento.

Obrigado pela atenção, amigo.
 


Usei o US-05 também. Mas não hidratei direito e na hora de jogar no balde, foi uma "pedra" de fermento junto com o líquido.
Quanto aos parâmetros, me enrolei tanto pra anotar no início que acho que nem vale a pena relatar aqui. ;)

Vou jogar pra garrafa e tomar minha session IPA com 3,5 de ABV mesmo.

Pra próxima brassagem (minha segunda) já estou com muito mais conhecimento.

Obrigado pela atenção, amigo.

Isso mesmo, não se desanime! É preciso paciência e perseverança nesse hobby. Além disto, é importante anotar os parâmetros e cuidar para que o processo esteja sendo seguido.

Uma dica: tenha certeza que a fermentação de fato acabou! (3 dias de medições de densidade iguais). Caso contrário você poderá estar engarrafando um mosto ainda com açúcar fermentável e junto ao priming transformará suas garrafas em bombas :).

Abraços,

Luis
 

Latest posts

Back
Top