FG / Densidade Final alta após a fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

TiagoSouza

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2015
Messages
60
Reaction score
8
Olá pessoal, brassei uma dry stout mês passado, e a densidade final dela ficou muito alta, 1.022. A densidade inicial bateu com a receita: 1.044. Fermentei ela a 18º (sensor no líquido), usei um pacote de US-05 para 12 litros, previamente reidratados entre 25-30º. Deixei uns 7 dias na primária a 18º e depois fui subindo um grau por dia até os 24° para fazer o descanso. Como usei um balde sem torneira, não fiz medições durante a fermentação, somente a da OG e a da FG. Primeiro suspeitei do densímetro, por ser chinês. Mas testei com água e está dando 1.000. A questão é: se a OG foi atingida, significa que não houve problemas na mostura, em relação à quantidade de açúcares. A cerveja final carbonatada está dentro do estilo, seca e leve, sem nenhum açúcar residual presente. Uma diferença tão grande na FG para a esperada deveria deixar dulçor residual presente, correto? A outra é eu ter medido errado, ou ter corrigido com a temperatura errada. Será que é confiável de eu abrir uma garrafa já carbonatada e medir de novo densidade? No fim, a cerveja está gostosa, leve, seca, com café no ponto, lembrando a Murphys Dry Stout, mas fiquei encucado com essa FG. Abraço!
 
Achei essa explicação do Guenther em outro tópico, pode ter sido o meu problema: tenho tido um pouco de dificuldade de manter a temperatura durante a mostura, usando fundo falso e recirculando com uma jarra quando ligo o fogo. Mesmo medindo em pontos diferentes da panela, um lugar dá 62º, quando olho em outro está 68 ou mais. Tem algum macete para esse controle?
"FG alta, e doce = fermentação incompleta
FG alta, e não doce = muitas dextrinas (esses açúcares sou muito pouco doces) = mosturação em temperatura muito alta
Ou seja, muitas vezes, um simples descontrole (temperatura muito alta) no início da mosturação pode levar a isso. Exemplo, se errar na temperatura e deixar ela a uns 70 graus nos primeiros minutos, grande parte de Beta Amilase é desnaturada rapidamente.

Abraço,
__________________
Guenther Sehn
 
Mas mesmo a hipótese acima não bate 100%, por que as dextrinas, pelo que sei, dão corpo à cerveja, e essa que fiz ficou bem leve e seca, com alta drinkability. Alguém??
 
Tive um problema parecido com uma American Blond Ale. Fiz o mosto e a OG ficou em 1040 (mais ou menos dentro do previsto) deixei em 20 graus para fazer a fermentação. mas depois de 2 semanas a FG estava em 1025 (o tempo acho que foi mais do que suficiente para fermentar uma cerveja com essa OG, tendo em vista experiências anteriores). Experimentei o mosto e a sensação era de uma cerveja aguada (não estava doce). O fermento, aparentemente, estava bem ativo, com as borras na borda, como sempre fica nas minhas outras cervejas.

Estou em dúvida em relação a 2 hipóteses:

1) problema do fermento. solução: inocular mais um pacote de fermento e aguardar mais uma semana.

2) na hora da brassagem posso ter me equivocado na temperatura e gerou muitos açúcares não fermentáveis. solução: adicionar açúcar e aguardar (vai deixar a cerveja mais seca, mas pelo menos não perderei o lote).

O que vocês acham?
 
Back
Top