Fermento W34/70 atenuou só ate 1010.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeff_brito

New Member
Joined
May 27, 2020
Messages
3
Reaction score
0
Location
Brasil
olá pessoal, fiz minha primeira lager, porem ela atenuou só ate 1010

a receita era 100%malte pilsen, a mostura foi:
10 min a 55°,
75 min a 65°,
10 min a 77°
fervura 60 min

OG bateu 1046, usei a panela beermax

um dia antes fiz 1,5l de starter, fermentei sob pressão com 1 bar a 12° por 5 dias depois subi a temperara ate 18°

eu experimentei a breja e esta com um perfil muito limpo esta bem boa, porem esperava que ficasse mais seca, como não atenuou tudo ficou com um dulçor.

o que pode ter ocasionado isso? eu posso usar a lama dela pra próxima brassagem?
 
Bom. Com as informações que vc deu achei a atenuação normal. 1010, no meu ponto de vista, pode significar uma cerveja bem atenuada. Talvez o desequilíbrio que esteja sentindo venha do baixo amargor. Indico experimentar aumentar um pouco o ibu numa próxima brassagem e reutilizar a lama apenas se tiver controle de que não vai contaminá-la.
Ainda, eu utilizaria uma rampa única de mostura...
 
Também acredito que seja uma atenuação bem normal. Caso o dulçor esteja excessivo, sugiro fazer um dry hopping de Saaz por exemplo para dar uma balanceada.

att.,

Luis
 
Já está carbonatada? Esta percepção pode mudar muito após a carbonatação.

Reforçando o coro dos colegas, você obteve atenuação na casa dos 80%, super típica pra essa levedura e ótima atenuação. Também não acredito que o dulçor percebido tenha relação com isso.
 
achei alto pois vi umas receitas na net e ela atenuava ate 1005, o ibu eu calculei pra 18, mas como foi minha primeira vez usando a beermax eu tive uma eficiência a cima do esperado, na receita original a OG era de 1044 e FG 1005.

sim ela já esta carbonatada, mas tirei uma amostra e deixei por uns dias ate ficar sem gás.

quando experimentei ela ainda não tinha feito cold crash, só foi pra ver se tinha ficado com algum defeito ou estava com cheiro de manteiga

mas obrigado pela ajuda
 
Back
Top