Fermento US 04

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonam

Member
Joined
Jul 3, 2017
Messages
11
Reaction score
1
Boa tarde
Ja usei este fermento em duas brassagens minhas( ordinary bitter e um oatmeal stout), e em ambas eu tive dificuldade de fermentação. ambas com temperatura controlada e inoculado em aproximadamente 25-30ºC

Na primeira a cerveja atenuou e tal, porem em momento algum o airlock se manifestou. acreditei que fosse defeito de vedaçao do balde.
porem na segunda usei outro balde nitidamente bem vedado e o airlock continua sem borbulhar.
nessa segunda tenho um problema maior que nem atenuando ela esta,
esta no fermentador ha 4 dias, e continua com a OG 1045.

alguem ja teve problemas semelhante com essa levedura?
 
Olá. Qual foi a temperatura do mash?
Usou algum adjunto?
Qual a temperatura que está na geladeira?


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
68 de sacarificaçao
72 mash out
nao usei adjuntos nao
programei pra 18, mas ela se mantem em 17(mt frio aqui)
 
Gosto muito desse fermento. Fiz várias bitter inglesas e sempre gostei do resultado. Mas, de fato, não tem uma taxa boa de atenuação.

A pergunta padrão aqui no fórum quando aparece um problema desses é se está medindo com densimetro ou com refratometro.
 
entao cipriani

a OG medi tanto no densimetro(1045) quando no refratometro(12%)
(dia 28/6/17)
desde entao só tenho medido no refratometro(devido leva pequena que mandei pro fermentador)
e deu no dia 30/7/17 e no dia 3/7/17 8% brix
nao medi ainda no densimetro.

o q vc acha q pode ser?
apenas erro na leitura?
 
ou vc acha que ela ja atenuou tudo em 2 dias e a fermentaçao ja terminou?

ps: aqui eh muito frio, ela nao temm passado de 17º
isso tambem interfere né
 
1 - erro de leitura...ou
2 - está em temperatura mais fria do que está medindo e a levedura não está ativa...

Acredito que seja S04, certo? Ela atenua muito bem quando eu uso. Não como a us05, mas bem perto disso.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Você tem um termômetro dentro da geladeira?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
termometro do termostato
eu colo no balde fermentador
mas esses dias estao muito frios
o termometro esta dando 15°c
 
Boa tarde
Ja usei este fermento em duas brassagens minhas( ordinary bitter e um oatmeal stout), e em ambas eu tive dificuldade de fermentação. ambas com temperatura controlada e inoculado em aproximadamente 25-30ºC

Na primeira a cerveja atenuou e tal, porem em momento algum o airlock se manifestou. acreditei que fosse defeito de vedaçao do balde.
porem na segunda usei outro balde nitidamente bem vedado e o airlock continua sem borbulhar.
nessa segunda tenho um problema maior que nem atenuando ela esta,
esta no fermentador ha 4 dias, e continua com a OG 1045.

alguem ja teve problemas semelhante com essa levedura?

quanto tu inoculaste para quantos litros?
como tu inoculaste?
 
Talvez seja interessante pegar um novo pacote de US04, hidratar e inocular.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Se onde tu mora a temperatura não for ultrapassar a tua T de fermentação, desliga a geladeira e liga o controlador de T em uma lâmpada incandescente. Põe a lâmpada dentro da geladeira (eu uso um desses: http://produto.mercadolivre.com.br/...o-luz-c-garra-mirim-3m-s-lampada-diversos-_JM) e põe o controlador na função esquentar.

Pode ser que dando uma subidinha na temperatura de fermentação o teu fermento volte a atenuar bem. Se o teu balde for dos brancos, não precisa proteger da luz. Se for transparente, proteja.

Para as próximas levas, leia um pouco sobre hidratação de fermentos. É muito simples.
 
Ah, sobre o airlock não se manifestar... já me aconteceu umas três vezes - e em todas a fermentação correu bem. Acho que não borbulhar não é preocupante. Acredito que esteja relacionado a quanto você aerou o mosto antes de vedar o balde.
 
termometro do termostato
eu colo no balde fermentador
mas esses dias estao muito frios
o termometro esta dando 15°c

Jovem,

Compre um controlador de dois estágios e nunca mais se preocupe com calor ou frio. Custa pouco, economiza dor de cabeça e mantém a temperatura dentro do range, pouco importando se estamos no verão ou no inverno.

Teu pitch rate tá correto, mas o S-04 e outras cepas belgas/inglesas simplesmente 'não pegam' quando a temperatura está menor que 17ºC.

São cepas 'otimizadas' para um inicio de fermentação entre 17ºC e 19ºC, com final de fermentação na casa dos 25ºC. Eu geralmente uso o S04 com inicio na casa dos 18ºC ~ 20ºC, dependendo do objetivo.

Sugestão? Liga teu controlador numa lampada incandescente, seta pra 18ºC e espera uns 4 dias pra ver atenua.

Se não atenuar, joga mais fermento ou começa de novo.
 
uns 12litro para o fermentador
inoculei um envelope seco, sem ativar

A principio deveria fermentar, um pacote pra 12 litros, mesmo sem hidratação ou starter... enfim, claro q o ideal é starter, hidratação, etc...

Chegaste a medir a FG novamente?
Conseguiste elevar a temperatura de fermetnação?
 
entao galera
boa noite

consegui aumentar a temperatura(19°) por 2 dias, mas pelo visto a fermentaçao ja ocorreu
ontem medi no densimetro(1019) e hoje medi de novo no densimetro(1019)
logo creio eu que a fermentaçao rolou, ainda que nao tenha em momento algum o airlock se manifestado
obrigado a todos pela ajuda!!!!

agora vamos ver se vai ficar boa
vou dar um gas na maturaçao a 4°
deixae uns 21 dias pra ver se fica boa
 
Airlock não borbulhar é normal, geralmente tem a ver com a vedação do balde. Se não estiver bem vedado, vaza pela tampa e não sai pelo airlock.

Sensor colado no balde só vai ser eficiente se estiver com uma camada de isolante por cima (isopor ou algo do genero), senão vai medir a temperatura ambiente e não do balde.
Aqui tambem tem ficado bastante frio e semana passada fermentei uma blonde a 18 graus, com secundaria em 21 graus, sem precisar aquecer, somente com a geração de calor da propria fermentação.
Quanto a ligar a lampada dentro da geladeira, não tem necessidade de ligar o termostato em aquecimento (embora eu ja tenha feito isso), basta deixar a lampada ligada dentro da geladeira e deixar a geladeira funcionar normalmente.

Quanto à atenuação e o inicio da fermentação, se o fermento não for hidratado, a fase lag tende a demorar mais mesmo. É normal. Pode levar umas 48h pra começar (as vezes mais). Eu ja fiz uma stout com US04 e ela ficou demasiadamente seca, acho que isso tem mais a ver com temperatura de mosturação do que com a levedura em questão.
A temperatura de 72 graus, ta no teto de atuação da alfa amilase e não de mashout. O mashout deve ser feito em torno de 78 a 80 graus. Se estiver brassando com BIAB não tem necessidade de mashout, só recolhe o saco e liga o fogo na panela.
:mug:
 
entao pessoal
a cerveja atenuou direitinho.

maturei por 21 dias à 4 graus sendo que no 19o dia coloquei gelatina pra clarificar.
envasei e 14 dias depois abri, a cerveja ficou boa, mas ficou com muito residuo de fermento morto conforme pode-se ver na foto.
teria algo que eu pudesse ter feito para melhorar e diminuir esse residuo?
no final isso deixou a cerveja que estava bem bonita mais feia
 

Attachments

  • mira.jpg
    mira.jpg
    157.5 KB · Views: 43
Se puder, use a levedura liquida WLP007 (dry english ale) na proxima. Com starter, ela fermenta bem rapida. No meu caso, ela floculou melhor que a US04.
 
entao pessoal
a cerveja atenuou direitinho.

maturei por 21 dias à 4 graus sendo que no 19o dia coloquei gelatina pra clarificar.
envasei e 14 dias depois abri, a cerveja ficou boa, mas ficou com muito residuo de fermento morto conforme pode-se ver na foto.
teria algo que eu pudesse ter feito para melhorar e diminuir esse residuo?
no final isso deixou a cerveja que estava bem bonita mais feia
Cara. Isso na foto pode ser resto da gelatina e não fermento. O S04 flocula muito bem...

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Back
Top