Fermento S-04 Congelado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FelipeSoares

Member
Joined
Feb 23, 2015
Messages
8
Reaction score
1
Senhores;
Estou começando minhas primeiras brasagens, e ontem tive um problema sem solução, que talvez alguém aqui possa me ajudar.
Ontem 22/02/2015, fiz minha 4º brassagem de um American Pale Ale, feito todo processo, tudo ok (a og um pouco mais baixo que o normal, devido a pequenas cagadas no controle de temperaturas), ao colocar a cerveja nos fermentadores, fui retirar o fermento S-04 da geladeira, e por um terrível descuido, a empregada guardou o mesmo no freezer.
Abri o fermento normalmente e coloquei nos fermentadores, fechei os mesmos, e boa.
Eis minha duvida:
1 - Há alguma possibilidade do fermento não funcionar?
2 - Devido esse problema devo deixar a cerveja fermentando mais tempo?

VALEW
 
Senhores;
Estou começando minhas primeiras brasagens, e ontem tive um problema sem solução, que talvez alguém aqui possa me ajudar.
Ontem 22/02/2015, fiz minha 4º brassagem de um American Pale Ale, feito todo processo, tudo ok (a og um pouco mais baixo que o normal, devido a pequenas cagadas no controle de temperaturas), ao colocar a cerveja nos fermentadores, fui retirar o fermento S-04 da geladeira, e por um terrível descuido, a empregada guardou o mesmo no freezer.
Abri o fermento normalmente e coloquei nos fermentadores, fechei os mesmos, e boa.
Eis minha duvida:
1 - Há alguma possibilidade do fermento não funcionar?
2 - Devido esse problema devo deixar a cerveja fermentando mais tempo?

VALEW

Provavelmente o maior problema aí foi colocar o fermento direto no fermentador, sem reidratá-lo. O fermento seco não deve deteriorar em freezer, segundo testes da danstar e algumas experiencias de homebrewers.
 
Sempre guardo fermento seco no congelador, e retiro umas horas antes de rehidratar e inocular pra ficar em temperatura ambiente.

O único problema no seu caso acho que foi o choque térmico, e rehidratar melhora a viabilidade do fermento dps de inoculado
 
Pode até ter sobrevivido, mas NÃO se deve congelar fermento seco.

Guenther, é o que vem escrito no pacote dos fermentis... Mas vc saberia por que? Como dá congelar fermento líquido com glicerina pq aguenta a temperatura, mas não solidifica a água, no seco não tem água também, será que não dá pra partir do mesmo princípio?

Should I refrigerate or freeze my dry yeast until I use it?

Yes, although dry yeast can be stored at room temperature and performs well for the duration of the shelf life it is preferable to store it at colder temperatures. Dry yeast will always lose some of its viability and activity over time but at colder temperatures these losses are less than at warmer temperatures. If you choose to freeze your dry yeast for storage, let it warm to room temperature in the package before rehydration & pitching.


Esse aqui é do faq da Lallemand.

Abraço
 
Pois olha.... era o que eu tinha visto até hoje, instruções para não congelar...... mas agora que vocês falaram, parece que realmente nos últimos anos essas marcas mudaram suas conclusões nesse sentido, no entanto, pelo que eu vi, congelar não aumenta a viabilidade comparado com refrigerado.

Interessante esse link aqui: http://www.danstaryeast.com/articles/freezing-dry-yeast

Vou dar uma pesquisada maior, pois pelo visto já existem atualizações a esse respeito.
 
Senhores;
Estou começando minhas primeiras brasagens, e ontem tive um problema sem solução, que talvez alguém aqui possa me ajudar.
Ontem 22/02/2015, fiz minha 4º brassagem de um American Pale Ale, feito todo processo, tudo ok (a og um pouco mais baixo que o normal, devido a pequenas cagadas no controle de temperaturas), ao colocar a cerveja nos fermentadores, fui retirar o fermento S-04 da geladeira, e por um terrível descuido, a empregada guardou o mesmo no freezer.
Abri o fermento normalmente e coloquei nos fermentadores, fechei os mesmos, e boa.
Eis minha duvida:
1 - Há alguma possibilidade do fermento não funcionar?
2 - Devido esse problema devo deixar a cerveja fermentando mais tempo?

VALEW
Fala Felipe. Blz?

Aconteceu situação semelhante comigo... Mas diz aí... A cerva ficou boa mesmo assim?

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
A "morte" do fermento congelado se deve por estouro da membrana conta da expensão do líquido interno congelado (a formação de cristais de gelo).

No caso de fermento seco, não há água para isso. Inclusive acredito que o congelamento deva ajudar na hibernação da levedura.

Já congelei meio pacote de S33, abri ele e rapidamente o lacrei com durex. Usei ele 1 semana depois sem problemas.



Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Hidratei o fermento hoje e coloquei no freezer com o Tic a 16 para descer a temperatura até a correta de inoculação,eis que a levedura congelou pois estava perto da parede do freezer.

Pergunto a vocês. Tenho que jogar fora ou a levedura ainda a pode trabalhar com saúde?


Eu acabei inoculado após o descongelamento. Será que fiz bem?
 
acompanhe a fermentação. Se fez o piching correto com hidratação certinha, talvez nem gere problemas perceptíveis. Se não atenuar adequadamente, pense em reinocular nova levedura. Se gerar algum defeito perceptível, fica de aprendizado pra próxima, essa é a magia do hobby.
 
Não quis arriscar e comprei mais um pacote de levedura. A questão agora é saber se a levedura que inoculei congelada irá trazer algum off flavor na cerveja.
 
Não quis arriscar e comprei mais um pacote de levedura. A questão agora é saber se a levedura que inoculei congelada irá trazer algum off flavor na cerveja.
Provavelmente a levedura congelada teria baixíssima viabilidade por ter sido hidratada.
Após absorver água para dentro de sua membrana possivelmente ao ser congelada a expansão do gelo e a formação de cristais do gelo rompam a membrana celular. Ao descongelar teria uma sopa de levedura.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top