Fermento para lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Estimados amigos,. Boa tarde a todos.
Pergunto a os mais experientes em cerveja de baixa fermentação :
Fiz a minha primeira leva de uma helles e hidratei o fermento a 10 graus que é a temperatura que comecei a fermentar.
Não me dei conta que teria que ser maior a temperatura de hidratação como em ales.
A questão é que meu airlock está totalmente parado sem atividade.
Que problemas me poderia trazer este erro?
O meu tanque está bem lacrado.
Coloquei fermento suficiente para o tamanho do lote.
Obrigado pela ajuda

Abraços
Alvaro
 
Primeiro passo: aperte a tampa de seu fermentador e veja se a agua dentro do airlock ira se mover e permanecer no mesmo lugar. Se ela voltar ao mesmo ponto de partida, de antes do aperto, a vedação não esta funcionando , tenho 2 baldes com esse problema. Não se preocupe, se o seu fermentador tem esse problema. Não ha risco de contaminacao.

Se esta certo que não e a vedação, responda diga pra nos: qual a quantidade de cerveja vs a quantidade de fermento utilizado ? A quanto tempo está no fermentador ? Abraço!
 
Caros amigos , estou fermentando 24 litros e utilizei 3 pacotes da mangrove. Inoculei na terça da semana passada. Ou seja , amanhã fecha 7 dias., ainda não tirei nenhuma amostra para ver se está mudando a FG .
Airlock sem atividade

Obrigado pela atenção
 
Primeiro passo: aperte a tampa de seu fermentador e veja se a agua dentro do airlock ira se mover e permanecer no mesmo lugar. Se ela voltar ao mesmo ponto de partida, de antes do aperto, a vedação não esta funcionando , tenho 2 baldes com esse problema. Não se preocupe, se o seu fermentador tem esse problema. Não ha risco de contaminacao.

Se esta certo que não e a vedação, responda diga pra nos: qual a quantidade de cerveja vs a quantidade de fermento utilizado ? A quanto tempo está no fermentador ? Abraço!


Fiz o teste de apertar e aparentemente está mal vedado
Obrigado pela dica!
 
Estes baldes fermentadores são o fim da picada.
E os que lacram bem, quando chega a hora de abrir é um sufoco.
Tenho até medo do dia que eu adquirir um destes de inox e tiver o mesmo problema:
15464449902_445712d1a5.jpg


Não vai ter graça nenhuma. :mad:
 
Cara, vedação eh só útil se quiser chacoalhar. Olha.. Eu diria que eh quase impossível uma cerveja sofrer contaminacao por conta disso
 
Cara, vedação eh só útil se quiser chacoalhar. Olha.. Eu diria que eh quase impossível uma cerveja sofrer contaminacao por conta disso


Faz uma semana que esta fermentando e a minha densidade está igual 1.049 a 7 dias.
Tem alguma coisa estranha, não atenuo nada.
 
Cara, vedação eh só útil se quiser chacoalhar. Olha.. Eu diria que eh quase impossível uma cerveja sofrer contaminacao por conta disso

Concordo.
Mas vai falar que não é bacana ver um airLock borbulhando a mil por hora?
É prazeroso. :ban:
 
alvaroroche, a qual temperatura tu fez o inoculo do fermento ?
 
alvaroroche, a qual temperatura tu fez o inoculo do fermento ?


Acho que aí está o problema, hidratei a 10 graus aproximadamente e o mosto já estava a 10 graus também!
Como não tenho experiência em lager , achei que teria que hidratar em temperatura baixa, só depois que fui ver que o fabricante recomendava hidratar em 20/23 graus
 
Pelo que eu tenho aprendido , é impossível a levedura morrer a essa temperatura ,. Até pq as meninas são sobreviventes, o mais estranho é que a FG não está baixando!
 
Não, isso não eh grave. Cara ta estranho isso... A OG continua exatamente a mesma, de antes do inóculo ?
 
Estes baldes fermentadores são o fim da picada.
E os que lacram bem, quando chega a hora de abrir é um sufoco.
Tenho até medo do dia que eu adquirir um destes de inox e tiver o mesmo problema:
15464449902_445712d1a5.jpg


Não vai ter graça nenhuma. :mad:

esse fermentador eu vi na loja do Lamas a tampa deve pesar uns 5kg :), é coisa linda de se ver
 
esse fermentador eu vi na loja do Lamas a tampa deve pesar uns 5kg :), é coisa linda de se ver

E bota coisa linda nisso.
Mas não é impossível de se ter um deste.
A tempos atrás, acredito que só importando.
Imagine em um futuro, não muito distante, a maravilha de equipamentos que irão surgir. :D
 
Alvaro, quanto tempo faz que inoculou o fermento?

Abraço,


Grande profe,. Esta crítica a coisa,. A densidade não está mudando.
Comecei a rever o processo para tentar achar a falha, então eliminando que o amido se transformo por completo já que brasei por 1 hora e 30 minutos descarto isso.
Pelo que ande lendo, hidratar o fermento na temperatura errada , não é o fim do mundo.
Não sei donde pode estar a falha! Esperimentei o mosto e está doce.
E agora??? alguma ideia???

Grande abrazo
 
Se não está fermentando, imagino que seja por conta do fermento. Não sei exatamente o motivo, precisaria de mais detalhes de como lidou com ele, masss.... A solução é bem simple, compre mais fermento e inocule novamente.
 
Depois de pesquisar e trocar algumas ideias com os mais antigos, resolvi fazer o seguinte:
Inocular mais dois pacotes de fermento devidamente hidratados, e após inocular chacoalhar o fermentador para levantar a possível lama do fundo.
Alguém fã fez este procedimento ??
 
Antes de inocular novo fermento, retire uma amostra e inocule um pouco de fermento a temperatura ambiente. Deixe repousar por alguns dias e acompanhe a fermentação desta amostra. Em temperatura ambiente ela deve fermentar bem rápido, assim vc descobre se seu fermento não está com a viabilidade muito baixa, inviabilizando a fermentação.

Outra coisa, a que temperatura vc fez a brassagem? Você disse ter feito por 1h 30min mas a temperatura pode ter sido o problema (ou o termômetro em local inadequado, causando má leitura da temperatura).
 
Antes de inocular novo fermento, retire uma amostra e inocule um pouco de fermento a temperatura ambiente. Deixe repousar por alguns dias e acompanhe a fermentação desta amostra. Em temperatura ambiente ela deve fermentar bem rápido, assim vc descobre se seu fermento não está com a viabilidade muito baixa, inviabilizando a fermentação.



Outra coisa, a que temperatura vc fez a brassagem? Você disse ter feito por 1h 30min mas a temperatura pode ter sido o problema (ou o termômetro em local inadequado, causando má leitura da temperatura).


A temperatura foi a 68 graus, cravei o termômetro no fundo da panela ,. Acredito que a temperatura não seja o problema!
Além de tudo tenho uma bomba que fico recirculando até a temperatura ficar homogênea.
O problema pode ter ocorrido porque , tirei o fermento da geladeira, hidratei em uma temperatura errada.
 
Caros amigos!
Ontem inoculei mais dois pac de fermento devidamente e corretamente hidratados.
O airlock já apresenta alguma atividade. Leve mais está se mexendo. Assim que inoculei o fermento mexi bastante o fermentador.
Assim que tiver novidades aviso.
Muito obrigado a todos pelas dicas.
 
Back
Top