Fermento Líquido - Onde Comprar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Joined
Jun 25, 2014
Messages
631
Reaction score
128
Pessoal,

Estou com dificuldade de encontrar fermentos líquidos, principalmente da byo4 e white labs, no lamas e malte&cia, por exemplo, na sua grande maioria está sem estoque. Alguém poderia indicar fornecedores?
 
Alguém tem comprado fermento líquido?

As vezes o lamas tem alguma coisa da White labs. Bio4 me parece que sempre tem. Tem varias lojas virtuais que vendem bio4, os fermentos deles estão bem acessíveis hoje em dia. Já experimentou procurar no google? as vezes vc encontra uma opção mais perto pra vc aí, eu moro no outro lado do país, não vai ia te adiantar muito.

Abraço
 
@Tiago ,
sabe se aluguém aqui das bandas de POA tem fermento líquido?
Nem no site da WE nem no da Malteshop tem....
 
Lamas e Malte&cia estão em falta. Entrei em contato e talvez ano que vem eles reponham o estoque. Diversos outros sites o material da bio4 está em falta. O jeito é aguardar.

Abraço!
 
Tá difícil achar mesmo...essa semana comprei um de Kolsch da Dr. YEAST no homebrewers.com.br. Primeira vez que uso dessa marca, mas to meio ressabiado..em um tópico aqui no fórum falaram que um vial não vem nem com um quinto do necessário pra uma "pitch rate" decente...to fazendo um starter mas não sei se vai bastar, porque eles não especificam nem quantas células têm num vial...
 
Tá difícil achar mesmo...essa semana comprei um de Kolsch da Dr. YEAST no homebrewers.com.br. Primeira vez que uso dessa marca, mas to meio ressabiado..em um tópico aqui no fórum falaram que um vial não vem nem com um quinto do necessário pra uma "pitch rate" decente...to fazendo um starter mas não sei se vai bastar, porque eles não especificam nem quantas células têm num vial...

Pra esse tipo de cultura vc precisa fazer mais que um starter, começar com 250ml, depois passa pra 2 litros... Se quiser da pra fazer um intermediário ainda de 1 litro, entre os dois.
 
valeu @Tiago ,
nem sabia que a Seasons vendia insumos, mas ótimo saber.
Certamente comprarei futuramente para uma brassagem...
 
Pra esse tipo de cultura vc precisa fazer mais que um starter, começar com 250ml, depois passa pra 2 litros... Se quiser da pra fazer um intermediário ainda de 1 litro, entre os dois.

O pessoal do Beersmith adicionou um add on dos fermentos da Dr Yeast...no de "Kölsch" o programa mostra que cada vial tem 100 bilhões de células...difícil acreditar! Fiz um starter de 1 litro somente pq minha brassagem é amanhã...agora é rezar pra um lag time menor possível...
 
O pessoal do Beersmith adicionou um add on dos fermentos da Dr Yeast...no de "Kölsch" o programa mostra que cada vial tem 100 bilhões de células...difícil acreditar! Fiz um starter de 1 litro somente pq minha brassagem é amanhã...agora é rezar pra um lag time menor possível...

Não tem 100 bilhões, pode ter certeza. Essa quantidade é a estimada pra um vial de fermento líquido com 100% de viabilidade, não pra uma porção de colônias.

Provavelmente esse dado no beer smith não foi colocado, deve ser talvez o padrão do programa apenas e foi mantido por não se saber a quantidade inicial...
 
O pessoal do Beersmith adicionou um add on dos fermentos da Dr Yeast...no de "Kölsch" o programa mostra que cada vial tem 100 bilhões de células...difícil acreditar! Fiz um starter de 1 litro somente pq minha brassagem é amanhã...agora é rezar pra um lag time menor possível...

Em contato com a empresa, eles informaram apenas que vem em média de 12 a 15 milhões de células por mL. Quando faço os cálculos coloco que um vial vem com uns 60 milhões e a partir daí faço 3 steps a depender. Possuo uma levedura deles que propaguei e estou armazenando: Y10 - Trapista.
 
Em contato com a empresa, eles informaram apenas que vem em média de 12 a 15 milhões de células por mL. Quando faço os cálculos coloco que um vial vem com uns 60 milhões e a partir daí faço 3 steps a depender. Possuo uma levedura deles que propaguei e estou armazenando: Y10 - Trapista.
São 12 a 15 milhões de células/ml após aquela reconstituição no tubo falcon?
Porque se for isso, o tubinho tem no total 45ml, o que daria 675 milhões de células por vial(considerando 15 milhões/ml).
Na calculadora do brewersfriend fiz uma simulação com um fermento de 142 dias (Mais ou menos 4,7 Meses!!!!) e deu uma viabilidade de 1 bilhão de células, que é o mínimo que o programa considera para se fazer starter...
 
São 12 a 15 milhões de células/ml após aquela reconstituição no tubo falcon?
Porque se for isso, o tubinho tem no total 45ml, o que daria 675 milhões de células por vial(considerando 15 milhões/ml).
Na calculadora do brewersfriend fiz uma simulação com um fermento de 142 dias (Mais ou menos 4,7 Meses!!!!) e deu uma viabilidade de 1 bilhão de células, que é o mínimo que o programa considera para se fazer starter...


Uma saída é usar a seguinte aproximação: um starter de 300mL a 1.030, por exemplo, e após separar o slurry utilizar aquela aproximação de 1b. de células por mL, acredito que é uma aproximação otimista para seguir os próximos steps e não terá problemas.

Mas sinceramente, abri este tópico justamente para procurar outros fermentos líquidos e fugir do Dr. Yeast, justamente pelas informações serem um pouco vagas. Seria interessante eles informarem a quantidade mínima garantida de células após o pequeno starter que vem junto com o material: eles têm equipamentos para fazer estes testes e nos dar informações precisas.
 
Back
Top