Fermento - Cerveja de Trigo - Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

amcpreto

New Member
Joined
Jun 20, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Jovens, sugestão de fermento para cerveja de trigo que não seja o WB-06???

Já fizemos (3 grupos de cervejeiros) algumas cervejas de trigo e em todas elas acabamos com um leve azedo no retrogosto. No forum, bastante gente compartilha do mesmo problema e alguns dizem que é uma das características do WB-06.
Por incrível que pareça, a melhor das tentativas foi a de um colega que utilizou fermento biológico seco para pão.
fermento-biologico-fleischmann-seco-tp_3281274976131900099vb.jpg


Não acredito que seja problema de contaminação, devido aos cuidados que temos e por nenhuma das outras cervejas feitas apresentarem tal característica.

Enfim, poderiam indicar os melhores fermentos para cervejas de trigo disponíveis no Brasil?

Desde já obrigado,
:confused: Augusto
 
Jovens, sugestão de fermento para cerveja de trigo que não seja o WB-06???

Já fizemos (3 grupos de cervejeiros) algumas cervejas de trigo e em todas elas acabamos com um leve azedo no retrogosto. No forum, bastante gente compartilha do mesmo problema e alguns dizem que é uma das características do WB-06.
Por incrível que pareça, a melhor das tentativas foi a de um colega que utilizou fermento biológico seco para pão.
fermento-biologico-fleischmann-seco-tp_3281274976131900099vb.jpg


Não acredito que seja problema de contaminação, devido aos cuidados que temos e por nenhuma das outras cervejas feitas apresentarem tal característica.

Enfim, poderiam indicar os melhores fermentos para cervejas de trigo disponíveis no Brasil?

Desde já obrigado,
:confused: Augusto
Tem o M20 da Mangrove Jacks.
Só um comentário sobre esse fermento fleishman, há um bom tempo atrás eu precisei adicionar mais fermento durante a fermentação e tinha acabado daí eu comprei na padaria esse aí e o utilizei, fiz por curiosidade e porque já estava considerando a leva condenada. A cerveja, depois de maturada, até que ficou boa, eu dei uma garrafa prum amigo na época e ele me diz até hoje que foi a melhor cerveja que eu fiz que ele já tomou rsrs.
Brincadeira à parte esse fermento também é um fermento cervejeiro porém acredito que não exista uma preocupação do fabricante com o índice de impurezas bem como com a especiação, ou seja, acredito que cada lote diferente desse fermento será sempre uma surpresa, boa ou ruim.
 
Last edited:
Utilizou o wb-06 em minha weizen e acho sensacional, porém nunca usei outros fermentos! Sempre faço uma rampa a 45º para gerar Acido Ferúlico (acho que é esse o nome) do malte de trigo, aroma esse característico do cravo. Parada proteica a 50º também é feita. Começo a fermentação a 19º e aumento 1ºC por dia. Tenho tido bons resultado com minha weizen com bastante aroma de cravo e banana.
 
Acho que de seco é quase unanimidade o M20. Esse já usei e aprovei.
Tem o munich da lallemand também, mas nunca usei.

De líquidos, dizem que o da Bio4 é bom, e está bem fácil de achar no mercado.
 

Latest posts

Back
Top