Fermentar em galão de água mineral vencido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
250
Reaction score
33
Os galões de água mineral de 20L que temos no mercado possuem validade de 3 anos. Alguém sabe se realmente é arriscado utilizar galões vencidos como fermentadores?
 
É recomendável que os fermentadores plásticos sejam substituídos de tempos em tempos, porque, com o uso, formam-se irregularidades na superfície do material que podem abrigar microorganismos.

Ou seja, certamente há um risco maior em usar bombonas com mais de 3 anos.

No entanto, se as bombonas forem bem cuidadas (e por isso entenda-se: sempre limpar, sanitizar e secar bem após cada uso, não usar materiais abrasivos na limpeza, evitar entrada de poeira, etc) os riscos tendem a ser mínimos.
 
É recomendável que os fermentadores plásticos sejam substituídos de tempos em tempos, porque, com o uso, formam-se irregularidades na superfície do material que podem abrigar microorganismos.

Ou seja, certamente há um risco maior em usar bombonas com mais de 3 anos.

No entanto, se as bombonas forem bem cuidadas (e por isso entenda-se: sempre limpar, sanitizar e secar bem após cada uso, não usar materiais abrasivos na limpeza, evitar entrada de poeira, etc) os riscos tendem a ser mínimos.


Os americanos geralmente usam uns galões transparentes, sabe me dizer onde posso encontrar um desse aqui no BR?
 
Os americanos geralmente usam uns galões transparentes, sabe me dizer onde posso encontrar um desse aqui no BR?

Os americanos utilizam bombonas de vidro, por isso são transparentes. Acredito que não sejam utilizados bombonas de vidro no Brasil, provavelmente porque a logística (ou o custo) daqui é diferente de lá e o vidro quebra com facilidade.
 
sempre fico meio cabreiro com a questão da limpeza de fermentadores com galão de água... Como fazer? como enfiar o braço no gargalo?
a não se que se corte toda a boca e faça algo como uma tampa...

Eu acho as melhores alternativas os baldes para até 20 litros (são bem baratos) e depois as bombonas...
 
A vantagem de usar galões de água é que são de uso único.

Eu compro a água para a brassagem, sanitizo bem o galão e uso como fermentador.

Depois eu lavo bem lavado, com arroz cru para remover o fermento incrustado, e guardo.

Na próxima brassagem, entrego o galão usado na última fermentação quando vou pegar a água, e recebo um novo galão, cheio.

Reutilizar um mesmo galão eu não recomendo. É muito difícil remover todos os resíduos de fermento e limpar 100% o galão.
 
A vantagem de usar galões de água é que são de uso único.

Eu compro a água para a brassagem, sanitizo bem o galão e uso como fermentador.

Depois eu lavo bem lavado, com arroz cru para remover o fermento incrustado, e guardo.

Na próxima brassagem, entrego o galão usado na última fermentação quando vou pegar a água, e recebo um novo galão, cheio.

Reutilizar um mesmo galão eu não recomendo. É muito difícil remover todos os resíduos de fermento e limpar 100% o galão.

Que ideia brilhante, e eu aqui limpando meus galoes
 
A vantagem de usar galões de água é que são de uso único.

Eu compro a água para a brassagem, sanitizo bem o galão e uso como fermentador.

Depois eu lavo bem lavado, com arroz cru para remover o fermento incrustado, e guardo.

Na próxima brassagem, entrego o galão usado na última fermentação quando vou pegar a água, e recebo um novo galão, cheio.

Reutilizar um mesmo galão eu não recomendo. É muito difícil remover todos os resíduos de fermento e limpar 100% o galão.
Boa tarde pessoal, ressucitando aqui o post, mas me surgiu uma dúvida. Vou começar a fazer cerveja agora, e com a grana curta pensei em usar o esquema das bombonas de agua para fermentar a cerveja.
Na hora que termina a fermentação como você faz o envase das garrafas? Passa para outro recipiente, utiliza sifão? Poderia me clarear a mente?
Obrigado.
 
Boa tarde pessoal, ressucitando aqui o post, mas me surgiu uma dúvida. Vou começar a fazer cerveja agora, e com a grana curta pensei em usar o esquema das bombonas de agua para fermentar a cerveja.
Na hora que termina a fermentação como você faz o envase das garrafas? Passa para outro recipiente, utiliza sifão? Poderia me clarear a mente?
Obrigado.

1. Tu já perguntou a mesma coisa em outro post. Não faça isso, é uma prática ruim.

2. Não ressucite tópicos antigos para tirar dúvidas que não tem a ver exatamente com o post. Outra prática ruim.

3. Sifão, balde plástico e bico de envase. Exatamente o que eu respondi no outro post que tu perguntou a mesma coisa. :)

Abraços,
 
Estou fazendo isso, e tem realmente MUITA informação valiosa. Acho que semana que vem vou sair da teoria e arriscar a prática. Abração
 
Back
Top