Fermentando sem bolhas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maico

Member
Joined
Nov 29, 2016
Messages
9
Reaction score
0
Galera, é o seguinte fiz a minha primeira brassagem no sábado passado e hoje é terça mas até então não vi saindo bolhas mas o cano só esta suado como na foto. O fermento estava bem bonito antes de colocar no balde.

O que pode estar acontecendo?:confused:

Será que vai dar pra beber essa ceva?:(
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2016-11-28 at 23.18.03.jpeg
    WhatsApp Image 2016-11-28 at 23.18.03.jpeg
    70.5 KB · Views: 59
  • WhatsApp Image 2016-11-28 at 23.18.04.jpeg
    WhatsApp Image 2016-11-28 at 23.18.04.jpeg
    64.4 KB · Views: 56
O suado é sinal de calor, vapor e condensação. Bons sinais.

Muito, mas muito provavelmente teu balde não está bem fechado e o CO2 está vazando.

Mas não se preocupe, isto não é problema nem quer dizer que terás contaminação.

Como dizem por aqui: Keep Calm and Airlock/borbulhador não é densímetro.

Amanhã meça a densidade e veja se está atenuando.

Jean
 
Isto são bolhas de condensação, ou seja, a mangueira está em uma temperatura inferior ao líquido. Possivelmente está ocorrendo a formação de vapores e condensando na mangueira.

Como que está ocorrendo a fermentação? Em temperatura ambiente ou em algum sistema refrigerado? Qual a temperatura?
 
O suado é sinal de calor, vapor e condensação. Bons sinais.

Muito, mas muito provavelmente teu balde não está bem fechado e o CO2 está vazando.

Mas não se preocupe, isto não é problema nem quer dizer que terás contaminação.

Como dizem por aqui: Keep Calm and Airlock/borbulhador não é densímetro.

Amanhã meça a densidade e veja se está atenuando.

Jean


Puxa achei que tinha fechado bem o balde pois deu os estalos todos na volta da tampa mas chegando a noite hoje vou dar mais uma conferida na vedação da tampa, mais uma apertadinha. Vou ir acompanhando a densidade pra ver o avanço.
 
Veja se a tampa não está estufada.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Isto são bolhas de condensação, ou seja, a mangueira está em uma temperatura inferior ao líquido. Possivelmente está ocorrendo a formação de vapores e condensando na mangueira.

Como que está ocorrendo a fermentação? Em temperatura ambiente ou em algum sistema refrigerado? Qual a temperatura?


Ainda não tenho um ambiente controlado como é a minha primeira resolvi testar assim mas ja estou pensando na próxima testar com uma térmica que vi na net que algumas pessoas conseguem manter uma uma temperatura.

Mas a fermentação esta ocorrendo em um local reservado não pega claridade direto e a temperatura media de 20º.

Acabei esquecendo de colocar no primeiro post mas é uma Blond Ale.
 
Veja se a tampa não está estufada.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Não, aparentemente esta normal.

Agora que vi que você é de gravatai, o meu balde esta na minha sogra ai em gravatai.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2016-11-29 at 11.01.48.jpeg
    WhatsApp Image 2016-11-29 at 11.01.48.jpeg
    61.7 KB · Views: 51
  • WhatsApp Image 2016-11-29 at 11.02.37.jpeg
    WhatsApp Image 2016-11-29 at 11.02.37.jpeg
    59.7 KB · Views: 44
Galera, é o seguinte fiz a minha primeira brassagem no sábado passado e hoje é terça mas até então não vi saindo bolhas mas o cano só esta suado como na foto. O fermento estava bem bonito antes de colocar no balde.

O que pode estar acontecendo?:confused:

Será que vai dar pra beber essa ceva?:(

Olá, Maico.
Dê uma lida nesse tópico fixo.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407177
Abraço!
 
Vc pode colocar plástico filme de pvc alimentício em volta .... e antes de sanitizar... assopra para ver se tem vazamento... e depois sanitiza bem... transfere pelo buraco do airlock ...

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
 
Passei por isso recentemente na minha primeira brassagem.

Era problema de vedação no balde, eu tinha esquecido de tirar o lacre de segurança, eu coloquei um filme pvc e passei uma fita por cima.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Não, aparentemente esta normal.

Agora que vi que você é de gravatai, o meu balde esta na minha sogra ai em gravatai.

Tampa estufada seria um bom sinal.

Passei por algo semelhante a pouco tempo. Comprei um balde novo, furei, coloquei uma mangueira e a mergulhei em uma garrafa pet com água e álcool.

Como coloquei muita água e afundei de mais a mangueira a pressão do CO2 para conseguir expulsar o gás tinha que ser tanta que ele levantava a tampa (estufava) e o gás vazava pelas travas. Nada que interferisse na qualidade da cerveja final nem na sua fermentação.

E o fato de ser feita em Gravataí deve garantir a boa qualidade ... hehehehhe
 
Então pelo que vi aqui nas respostas e no outro tópico eu acho que não tenho muito no que me preocupar.
Só vou monitorando e na próxima brassagem irei usar o outro balde que veio junto no kit e prestar muita atenção no momento da vedação.
 
Eriksonpietrzack e renanvieira aonde eu comprei o KIT eles falaram pra não tirar o lacre era pra usar a campa com o lacre tanto que foi dado junto no kit tipo uma pazinha que serve para retirar a tampa sem estourar o lacre.

E agora sera que era pra ter tirado o lacre mesmo? :confused:
 
Eriksonpietrzack e renanvieira aonde eu comprei o KIT eles falaram pra não tirar o lacre era pra usar a campa com o lacre tanto que foi dado junto no kit tipo uma pazinha que serve para retirar a tampa sem estourar o lacre.

E agora sera que era pra ter tirado o lacre mesmo? :confused:
Em todos os lugares que li indicava retirar o lacre, então eu tirei. Meu medo foi a contaminação, por isso passei o filme pvc com fita pra tentar minimizar esse risco.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Em todos os lugares que li indicava retirar o lacre, então eu tirei. Meu medo foi a contaminação, por isso passei o filme pvc com fita pra tentar minimizar esse risco.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Poise confesso que achei estranho mas veio junto no kit o abridor de balde e foi a instrução que o vendedor passou vou colocar ai a imagem do abridor.
 

Attachments

  • abridor-de-balde-500x500.jpg
    abridor-de-balde-500x500.jpg
    22 KB · Views: 20
A melhor forma de garantir um fechamento perfeito, é bater com um martelo de borracha nas bordas da tampa.
Sobre essa pá, não creio que seja a melhor ferramenta para abrir o balde. Existe uma específica para isso:

chave-para-balde-fermentador.jpg


Abs
 
Passei por isso recentemente na minha primeira brassagem.

Era problema de vedação no balde, eu tinha esquecido de tirar o lacre de segurança, eu coloquei um filme pvc e passei uma fita por cima.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Inclusive da pra ver pelas fotos, quase com certeza, que ele não retirou o lacre. Ele atrapalha pacas fechar direito e abrir, e não faz diferença nenhuma.
 
Aperte o centro da tampa. Tem que borbulhar... Se não borbulhar, tem vazamento.

Apertei a tampa e saia as bolhas...

No domingo acabei partindo pra maturação como é a minha primeira brassagem eu fui fazer um testes pois vi algumas pessoas falam em maturar na garrafa outros em maturar no balde então o que eu fiz foi o seguinte.
Separei metade coloquei o primming e engarrafei e a outra metade coloquei no outro balde SEM o primming e lacrei novamente.

Só estou com dúvida se deixo 1 semana no balde ou 2 pra dai colocar o primming e engarrafar?
 
Back
Top