Fermentando Dubbel - alta temp de inculação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DanielDant

Active Member
Joined
Jul 13, 2017
Messages
43
Reaction score
4
Pessoal, estou fermentando uma Dubbel há seis dias (OG 1.067). A atenuação está correndo muito bem, mas minha preocupação é com a temperatura inicial da minha inoculação: 26,6°C

Depois de um tempão tentando resfriar o mosto (estava calor e a temp da água não ajudou), não teve jeito de baixar dos 26,6°C. Como estava demorando demais, resolvi inocular o fermento mesmo assim.

Quantidade de fermento adequada, inoculada dentro dos 26,6°C, e levado o fermentador para a geladeira que já me esperava a 10°C. Sensor de temperatura isolado com isopor, a temperatura caiu para 18°C em cerca de 2h ou um pouco menos.

Ontem eu a experimentei (hoje só depois das 21h) e eu achei muito forte o sabor de álcool superior e outros.

Sei que ainda a atenuação está rolando, mas vai a minha pergunta:

Depois que a atenuação cessar, caso esses sabores off permanecerem, estou pensando em elevar a temperatura para 26,6°C e deixar a levedura reabsorver esses elementos, conforme li no livro Yeast. Alguém já fez isso?

Atualmente a temperatura está em 20°C
 
a temperatura de inoculação não foi assim tão alta. Lembre-se que a temperatura ideal para a hidratação de leveduras secas é entre 33 e 35ºC.

Qual a quantidade de fermento usado e qual a quantidade de mosto que foi para o fermentador.

As primeiras horas da fermentação são muito mais de multiplicação do que de consumo de açúcar.

Agora, se realmente produziu álcool superior, não serão uma secundária mais ativa que vai resolver.

6 dias é muito pouco tempo para avaliar resultados ainda mais em OG médias-altas.
 
a temperatura de inoculação não foi assim tão alta. Lembre-se que a temperatura ideal para a hidratação de leveduras secas é entre 33 e 35ºC.

Qual a quantidade de fermento usado e qual a quantidade de mosto que foi para o fermentador.

As primeiras horas da fermentação são muito mais de multiplicação do que de consumo de açúcar.

Agora, se realmente produziu álcool superior, não serão uma secundária mais ativa que vai resolver.

6 dias é muito pouco tempo para avaliar resultados ainda mais em OG médias-altas.

Fala Jean!

Eu usei dois pkg de um fermento seco () e dois de um fermento líquido (sem starter) xxxx... fermentando 20 litros. Aeração na base do splash e chacoalhar.

Sim, 6 dias é muito pouco e a atenuação ainda está rolando bem. Só me preocupei com a temperatura de inoculação.

Se ao final (quando a atenuação terminar) ela ainda estiver com esta característica fenólica e de álcool superior, subir a temperatura para a da inoculação e deixar por dois ou três dias para o fermento reabsorver estes elementos foi algo que vi no Yeast.

Mas, como as coisas estão andando bem, acho que a chance é da coisa dar certo...

Mas, não custa se preparar para o pior e esperar pelo melhor...
 
Bem, quanto a quantidade de fermento, acho que está bom :)D)

Altas OG são mais manhosas e demoradas. Estou com uma robust porter que partiu de 1.072 e foi a 1.016. Foram 5 semanas de fermentação (primária e secundária e cold crash).

Agora está com 7.5 meses de garrafa. Cada vez mais se aprimorando. Por sinal hoje vou abrir uma para ver como está evoluindo.
 
Bem, quanto a quantidade de fermento, acho que está bom :)D)

Altas OG são mais manhosas e demoradas. Estou com uma robust porter que partiu de 1.072 e foi a 1.016. Foram 5 semanas de fermentação (primária e secundária e cold crash).

Agora está com 7.5 meses de garrafa. Cada vez mais se aprimorando. Por sinal hoje vou abrir uma para ver como está evoluindo.
Paciência de monge. Jesus... Kkk

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Paciência de monge. Jesus... Kkk

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Está valendo a pena. Acredito que mais uns 4 meses vai deixar ela do jeito que imagino. Agora as notas do malte chocolate aparecem e combinam com a baunilha que coloquei. Os mais de 8% de álcool nem aparecem.

Fazer cerveja é uma atividade de paciência e de desapego ao controle do resultado.
 
Pessoal, estou fermentando uma Dubbel há seis dias (OG 1.067). A atenuação está correndo muito bem, mas minha preocupação é com a temperatura inicial da minha inoculação: 26,6°C

Depois de um tempão tentando resfriar o mosto (estava calor e a temp da água não ajudou), não teve jeito de baixar dos 26,6°C. Como estava demorando demais, resolvi inocular o fermento mesmo assim.

Quantidade de fermento adequada, inoculada dentro dos 26,6°C, e levado o fermentador para a geladeira que já me esperava a 10°C. Sensor de temperatura isolado com isopor, a temperatura caiu para 18°C em cerca de 2h ou um pouco menos.

Ontem eu a experimentei (hoje só depois das 21h) e eu achei muito forte o sabor de álcool superior e outros.

Sei que ainda a atenuação está rolando, mas vai a minha pergunta:

Depois que a atenuação cessar, caso esses sabores off permanecerem, estou pensando em elevar a temperatura para 26,6°C e deixar a levedura reabsorver esses elementos, conforme li no livro Yeast. Alguém já fez isso?

Atualmente a temperatura está em 20°C
Boa Tarde Daniel! Eu, particularmente não gosto de inocular o fermento em temperaturas altas. Eu procuro seguir a recomendação de faixas boas de fermentação informada na embalagem do fermento. Se eu não consigo esta temperatura eu boto o fermentador na geladeira com o airlock e aguardo chegar na temperatura. Ai, faço nova aeração do mosto e, inocular o fermento. Dica: eleve a temperatura de fermentação, no final da fermentação até o limite recomendado na embalagem da levedura. Eu, poreria a 1 grau a menos...

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Boa Tarde Daniel! Eu, particularmente não gosto de inocular o fermento em temperaturas altas. Eu procuro seguir a recomendação de faixas boas de fermentação informada na embalagem do fermento. Se eu não consigo esta temperatura eu boto o fermentador na geladeira com o airlock e aguardo chegar na temperatura. Ai, faço nova aeração do mosto e, inocular o fermento. Dica: eleve a temperatura de fermentação, no final da fermentação até o limite recomendado na embalagem da levedura. Eu, poreria a 1 grau a menos... Acredito que vá resolver os seus off flavor.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
jogar o fermento a 26 graus e 2 horas dois está a 18 não é motivo para o alcool superior, as vezes o problema pode ser causa de aeração apenas.
A minha tripel está 2 semanas fermentando, hoje irei começar a maturação. O tempo de fermentação de cervejas de alta gravidade é maior sim, não se preocupe com isso. Se está a 6 dias, é pouco ainda.
 
Valeu pessoal. Essa é a primeira cerveja de alta OG que faço.

Ontem a noite após nova medida da gravidade, que continua indo bem, notei uma considerável melhora no sabor, ou seja, por enquanto tudo indo bem. Pretendo, ao final da atenuação e antes de iniciar a maturação, fazer uma pausa de 24h na mesma temperatura de inoculação (a depender de como ela estiver no final da atenuação), conforme li no Yeast.

A propósito, os 26,6°C está bem abaixo da temperatura de hidratação indicada pelo fabricante (levedura Abbaye da Lallemand)
 
Valeu pessoal. Essa é a primeira cerveja de alta OG que faço.

Ontem a noite após nova medida da gravidade, que continua indo bem, notei uma considerável melhora no sabor, ou seja, por enquanto tudo indo bem. Pretendo, ao final da atenuação e antes de iniciar a maturação, fazer uma pausa de 24h na mesma temperatura de inoculação (a depender de como ela estiver no final da atenuação), conforme li no Yeast.

A propósito, os 26,6°C está bem abaixo da temperatura de hidratação indicada pelo fabricante (levedura Abbaye da Lallemand)

Só não esqueça que a hidratação deve ser feita com água pura. Hidratar com mosto causa um efeito contrário, reduzindo a viabilidade.
Normalmente a hidratação deve ser feita por volta de 35ºC, em água.
 
Pessoal, só para dar seguimento e não deixar o caso sem continuação e, quem sabe, ajudar quem passar por algo semelhante:

Essa Dubbel inoculada em 26,6°C ficou 19 dias em fermentação primária. Baixou dos 26 para 18°C em mais ou menos duas horas, permanecendo em 18° C por 5 dias, período em que o sabor me assustou (talvez por ser a primeira do tipo que faço).

Desse ponto passei para 20°C (temperatura subiu naturalmente, sem uso de lâmpada, no tempo do próprio fermento), ficando assim por mais 4 dias.

Depois deixei um dia a 21° C e mais dois a 23° C. Dois dias antes de subir para 21 a atenuação já havia parado.

Dia 19 agora iniciei uma descida gradual até 8° C, onde ela vai ficar por 14 dias.

O sabor dela arredondou, ao que parece ela vai ficar muuuuuuito boa. Ela atenuou de 1.067 até 1.010. Oxigenação na base do chacoalhão, mas como é quantidade pequena, parece que foi suficiente.

Usei dois pacotes do Abbaye e dois tubos do Bio4
 
Isso sem falar que é uma Dubbel é uma cerveja para se beber em 8 - 10 semanas. O sabor evoluirá bastante até lá.
 
Pois ela foi pensada para ser bebida a partir do dia 23... kkkkk

... mas do jeito que a coisa está indo, ela estará bem bebível!
 
Back
Top