Fermentando Ale no inverno gaúcho.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Boa tarde pessoal.

Pretendo brassar uma English Pale Ale esse final de semana, porém as temperaturas aqui no interior do estado estão começando a cair.

Meu termostato é um xing ling que controla apenas um parâmetro.
Pensei no seguinte:
Configurar o termostato em resfriamento e definir a temperatura de 18ª (sensor colado no fermentador com isolante).
Colocar uma lâmpada econômica de baixa potência dentro da geladeira e ligar direto na tomada (posso utilizar uma ventoinha de PC para ajudar a circular o ar)

Dessa forma se a temperatura externa cair muito, a geladeira desliga e a lampada mantém o ambiente de fermentação mais aquecido, se aquecer muito, a geladeira torna a ligar. (posso configurar um delay de 1 minuto no termostato para não dar problema no compressor).

Minha geladeira não fica na minha casa, por isto preciso de algo que funcione sem intervenção independente da temperatura externa.

Acham que esta solução funcionaria?

Obrigado.
 
Acho que vai funcionar de boa. Só vai gastar mais energia do que se usasse um termostato com 2 parametros
 
Cara sinceramente acho que não tem necessidade da lampada, mesmo que a temperatura ambiente seja muito baixa ela não vai influenciar muito na temperatura da geladeira, ja que essas são montadas com um otimo isolamento térmico. Acredito que a geladeira fique em algum lugar fechado, o que minimiza ainda mais a troca de temperatura com o ambiente ja que em lugares fechados as temperaturas tendem a ser mais altas. E a fermentação em si produz calor sendo assim a geladeira pode estar a 12 graus e a ceva fermentando em 18.

Mas se fores fazer uma parada diacetilica acho que ira que utilizar a lampada para manter uma temperatura mais alta na faixa dos 21, visto que nessa fase a fermentação já esta quase terminada.
 
Eu quando ta frio coloco a lampada, exatamente do jeito que tu disse, geladeira no termostato e lampada ligada direto, por mais que a própria fermentação gere calor essa diferença de temperatura do liquido pro ambiente é alta no inicio depois praticamente se iguala. umas duas semanas atras que estava mais frio aqui com a lampada ligada direto a geladeira quase não ligava.(pelo menos nas horas que eu ia la da uma olhada hehe), pode ser que não precise mas por via das duvidas eu coloco, mesmo por que eu subo a temperatura no final da fermentação e sem a lampada não é fácil subir,
Abraço
Bruno
 
Eu quando ta frio coloco a lampada, exatamente do jeito que tu disse, geladeira no termostato e lampada ligada direto, por mais que a própria fermentação gere calor essa diferença de temperatura do liquido pro ambiente é alta no inicio depois praticamente se iguala. umas duas semanas atras que estava mais frio aqui com a lampada ligada direto a geladeira quase não ligava.(pelo menos nas horas que eu ia la da uma olhada hehe), pode ser que não precise mas por via das duvidas eu coloco, mesmo por que eu subo a temperatura no final da fermentação e sem a lampada não é fácil subir,
Abraço
Bruno

"por mais que a própria fermentação gere calor essa diferença de temperatura do liquido pro ambiente é alta no inicio depois praticamente se iguala."
Exatamente mas nesse ponto a geladeira vai estar na temperatura da cerveja e não vai mudar por causa do isolamento térmico, mas a questão é na hora de subir mesmo.

A lampada quanto menos eficiente mais esquenta, porém não precisa de uma fonte de calor muito forte, então acho que uma lampada economica ja da. O mais importante é usar um socket de lampada de ceramica, usei o de plastico uma vez e derreteu rapidinho e deixar afastado de qualquer parede que possa queimar/derreter. É importante isolar a luminosidade também.
 
Moro na serra gaucha, e faz um frio consideravel. Estou com a geladeira desligada, somente com a lampada, mantendo 21 graus tranquilamente, em nenhum momento nos ultimos 30 dias precisei me preocupar com o aumento de temperatura (acima de 21). Apenas para baixo.

Minha geladeira é daquelas com freezer interno, coloquei a lampada lá, dentro de um recipiente para que nao haja contato direto. fiz uma especie de capa com uma lata de aluminio (tipo aquelas de nescau).
 
Já comprei um socket de cerâmica, pensei em enrolar a lampada em papel alumínio para eliminar a luminosidade.
Perto da lâmpada estou pensando em colocar uma ventoinha de PC, para ajudar a espalhar o calor.
Acredito que a lâmpada econômica de conta, pois a leva é de 20 litros e o proprio Ghunter recomendou o uso de lâmpadas econômicas para que a fonte de calor não fique muito forte.
Quero utilizar a lâmpada pois pretendo após o término da fermentação primária subir 1º por dia até chegar nos 24º para fazer a secundária.
 
Quanto ao papel aluminio, mesmo com socket de ceramica tive problema dos fios aquecerem de mais, por isso usei um desses potes de aluminio, e adaptei a lampada dentro.

Quando se referem a lampadas economicas, eu acho que nao seriam as lampadas frias (brancas) e sim uma lampada 40W... eu hoje trabalho com uma um pouco maior, porque fica dentro do freezer e a troca de temperatura é mais lenta.
 
Boa tarde pessoal.

Pretendo brassar uma English Pale Ale esse final de semana, porém as temperaturas aqui no interior do estado estão começando a cair.

Meu termostato é um xing ling que controla apenas um parâmetro.
Pensei no seguinte:
Configurar o termostato em resfriamento e definir a temperatura de 18ª (sensor colado no fermentador com isolante).
Colocar uma lâmpada econômica de baixa potência dentro da geladeira e ligar direto na tomada (posso utilizar uma ventoinha de PC para ajudar a circular o ar)

Dessa forma se a temperatura externa cair muito, a geladeira desliga e a lampada mantém o ambiente de fermentação mais aquecido, se aquecer muito, a geladeira torna a ligar. (posso configurar um delay de 1 minuto no termostato para não dar problema no compressor).

Minha geladeira não fica na minha casa, por isto preciso de algo que funcione sem intervenção independente da temperatura externa.

Acham que esta solução funcionaria?

Obrigado.
Cara, aqui na serra catarinense tive o mesmo problema com a temperatura. Na época eu tinha só um tic, a solução foi colocar uma lâmpada ligada no tic para aquecer a geladeira. Não foi necessário ligar a geladeira nenhuma vez para controlar a temperatura.
Antes de fazer isso, mesmo durante a fermentação a temperatura não passava de 15.

Eu uso uma lâmpada fluorescente de 20w dentro de uma lata e aquece um fermentador de 100 litros sem problemas.

Se aí a temperatura estiver parecida com aqui, acredito que possa usar somente a lâmpada ligada no tic.
 
Como o clima por aqui não anda muito estável ultimamente, acho melhor não deixar a geladeira desligada.

Vou fazer isto, lampada econômica ligada direto, dentro de uma lata e geladeira no termostato.

Vou ligar hoje para testes e no domingo faço a brassagem.

Obrigado pela ajuda de todos.
 
Procurem por resistência cônica. Não é caro e evita esse stress com a luminosidade. São usadas em chocadeiras eu acho.
 
Aqui em "little waterfall" (cachoeirinha/RS), na geladeira desligada não consegui manter temperatura acima de 15º para fermentar uma IPA...
Assim, forrei com isopor um armarinho que estava jogado de lado e coloquei o TIC ligado em lâmpada incandescente. tá que é uma beleza! mantem os 20º frouxo...
Uso como fermentador um balde alimentício, de modo que a luminosidade já não seria um grande problema (não passa pelo plástico), mas, para garantir, enrolei uma toalha no balde e não preciso me preocupar com a luz.
A propósito, acho arriscado enrolar papel alumínio na lâmpada (aquece pra c@#$%!) fiz isso e quando começou um cheiro ruim de queimado desliguei tudo e enrolei o balde com a toalha...
 
Moro em Passo Fundo e como nunca fiz cerveja, vou ter que começar a pensar melhor sobre isso.
Acho que vou seguir as dicas postadas aqui e controlar a temperatura interna de uma geladeira antiga que aqui tenho, devo usar uma lampada também, mas para controlar estou pensando em implementar algo usando Arduíno, alguém já fez algo semelhante? Será que não vou ter problemas? hehe
 
Bom, ontem 29/06/14 coloquei a mão na massa.
Apesar de algumas falhas aparentemente deu tudo certo.

Segue abaixo a receita prevista.

Drunk Uncle's Beer - Extra Special/Strong Bitter (English Pale Ale)
================================================================================
Batch Size: 19,104 L
Boil Size: 22,104 L
Boil Time: 60,000 min
Efficiency: 80%
OG: 1,058
FG: 1,018
ABV: 5,3%
Bitterness: 33,9 IBUs (Tinseth)
Color: 13 SRM (Morey)

Fermentables
================================================================================
Name Type Amount Mashed Late Yield Color
Pale Malt (2 Row) UK Grain 1,700 kg Yes No 78% 3 L
Caramel/Crystal Malt - 120L Grain 300,000 g Yes No 72% 120 L
Caramel/Crystal Malt - 40L Grain 300,000 g Yes No 74% 40 L
Pilsner (2 Row) UK Grain 2,600 kg Yes No 78% 1 L
Total grain: 4,900 kg

Hops
================================================================================
Name Alpha Amount Use Time Form IBU
Magnum 13,5% 10,000 g Boil 45,000 min Plug 12,9
Magnum 13,5% 10,000 g Boil 60,000 min Plug 14,0
Styrian Goldings 4,5% 12,000 g Boil 15,000 min Plug 2,8
Styrian Goldings 4,5% 12,000 g Boil 30,000 min Plug 4,3

Yeast
================================================================================
Name Type Form Amount Stage
Danstar - Windsor Ale Ale Dry 12,000 g Primary

Mash
================================================================================
Name Type Amount Temp Target Time
Conversion Infusion 12,421 L 78,426 C 66,667 C 90,000 min
Final Batch Sparge Infusion 15,000 L 81,709 C 78,000 C 15,000 min

Foi a primeira vez que não utilizei BIAB, utilizei uma bazzoka de malha inox e fiz batch sparge.
Foi a primeira vez também que hidratei o fermento.

Minha eficiência foi um pouco abaixo do esperado, mas cheguei a um OG de 1.053

Segue a foto dela na geladeira com a lampada de 40w. A temperatura está a 22ºna foto, mas logo já baixou para os 18º que vou manter no início.
 

Attachments

  • 20140629_203934.jpg
    20140629_203934.jpg
    39.2 KB · Views: 326
O stress causado pela luminosidade poda gerar algum off-flavor? Pergunto isso porque estou fermentando com uma lâmpada ligada no meu controlador de temperatura há 5 dias e somente hoje atentei ao fato da luz estar ligando e desligando sem que eu tenha feito um aparato para reduzir a incidência de luz direto no fermentador.
 
O stress causado pela luminosidade poda gerar algum off-flavor? Pergunto isso porque estou fermentando com uma lâmpada ligada no meu controlador de temperatura há 5 dias e somente hoje atentei ao fato da luz estar ligando e desligando sem que eu tenha feito um aparato para reduzir a incidência de luz direto no fermentador.

Que tipo de fermentador é o seu, é balde branco igual ao da foto acima?

Não existe "stress" causado pela luz, é um problema químico mesmo que acontece, mas ele só acontece se a luz efetivamente atinge o líquido. No caso da foto acima por ex, como o balde é branco, a luz não é incidida sobre o líquido. Já se fosse um fermentador tipo galão da água, transparente, daí já seria interessante cobrir ele com algo que blindasse contra a luz...
 
Pessoal... problema com luz, só se usarem fermentador transparente.

Branco, azul, etc... esqueçam. Não tem problema.

Abraço,
 
Ainda bem que nao temos problemas com o inverno na região norte 30º 360 dias do ano. Hehe
 
Comprei esses dias, um galão transparente desses que são vendidos nos sites americanos.

Vi que muitos usam ele durante a maturação, inclusive com dry-hopping.
Aí fica minha duvida, na maturação (clarificação seria mais correto), há problemas de utilizar esse fermentador com incidência de luz? Ainda vou precisar cobri-lo?
 
Pessoal... problema com luz, só se usarem fermentador transparente.

Branco, azul, etc... esqueçam. Não tem problema.

Abraço,


Ola Guenther, mesmo esses fermentadores ppn branco??? Nas especificacoes do produto diz que passa luz. Obrigado
 
Comprei esses dias, um galão transparente desses que são vendidos nos sites americanos.

Vi que muitos usam ele durante a maturação, inclusive com dry-hopping.
Aí fica minha duvida, na maturação (clarificação seria mais correto), há problemas de utilizar esse fermentador com incidência de luz? Ainda vou precisar cobri-lo?
Seria melhor cobrir para evitar a oxidação da cerveja.
 
Aproveitando a deixa do tópico, e não querendo abrir outro só para uma simples pergunta...

Também na minha cidade algumas épocas do ano tenho essa situação, tenho o Tic17 e estou pretendendo mudar para um de dois estágios para resolver este problema da temperatura externa ser inferior a de fermentação.

1 - Como tem vários modelos da Full Gauge, não sei qual seria o ideal para dois estágios. Alguém conhece um modelo bom e pode indicar?

2 - Um secador de cabelo, ligado na potência miníma não resolveria o problema da luminosidade? (*não sei a amperagem deles, mas se for menor que as do TIC)
 
Pessoal, não tem problema usar balde branco.

Se passa alguma luminosidade ela não vai danificar a cerveja, acreditem. Assim como a garrafa âmbar, ela também passa luz, certo? afinal é transparente. Mas a faixa de luz de mais alta energia é filtrada, assim não ocorrem reações lá dentro.

Cuidado com o que usam pra aquecer, lembrem que dependendo do clima e do volume de líquido o aparelho pode ficar ligado bastante por bastante tempo sem interrupção. Já vi secadores de cabelo derreterem em uso normal por ficar muito tempo ligado, isso pode ser perigoso, ainda mais em um ambiente fechado.

Cuidado também pra não encostar as lâmpadas no plástico da geladeira, pode derreter e pegar fogo!

Sei que voces já sabem de tudo isso, só estou comentando porque as vezes, a gente, meio embriagado ou cansado da brassagem, comete deslizes.

Abraços!
 
Oi Dig, acho que o secador de cabelos, mesmo na potência mínima, aqueceria muito rápido. Com isso o ambiente vai ficar muito quente e quando o secador desligar o líquido vai continuar esquentando... Esses dias eu vi em um grupo de discussão o pessoal falando em usar sanduicheira elétrica heheh se não se sente confortável com a lâmpada pode ser uma ideia interessante, testa e depois conta pra gente ;)

Quanto ao controlador, hoje mesmo chegou o meu duplo estágio. É um AGEON modelo G-105. Achei bem mais em conta que os FullGauge e as funcionalidades parecem equivalentes. Em meia hora já estava com ele em funcionamento, bem fácil de mexer. Depois que eu testar ele vou escrever um review aqui no fórum.
 
Oi Dig, acho que o secador de cabelos, mesmo na potência mínima, aqueceria muito rápido. Com isso o ambiente vai ficar muito quente e quando o secador desligar o líquido vai continuar esquentando... Esses dias eu vi em um grupo de discussão o pessoal falando em usar sanduicheira elétrica heheh se não se sente confortável com a lâmpada pode ser uma ideia interessante, testa e depois conta pra gente ;)

Quanto ao controlador, hoje mesmo chegou o meu duplo estágio. É um AGEON modelo G-105. Achei bem mais em conta que os FullGauge e as funcionalidades parecem equivalentes. Em meia hora já estava com ele em funcionamento, bem fácil de mexer. Depois que eu testar ele vou escrever um review aqui no fórum.

Valbert, qual seria a diferença entre utilizar um controlador de dois estágios como este que tu citou e um de um estágio como o Tic17?

Pergunto isso pois, pelo que li, com o Tic17 dá pra ligar uma lâmpada pra que quando a temperatura fique abaixo da programada, ele acenda a lâmpada para que ela aqueça. Teria alguma grande vantagem em utilizar um de dois estágios?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Oi dryfon,

Não conheço muito bem esses produtos, mas fui conferir no manual do TIC-17s, TIC-17c e TIC-17rgti (todos que tem no site da FullGauge) e nenhum deles tem duas "saídas", ou seja, você consegue fazer ele controlar apenas uma carga -- no caso, a geladeira OU a lâmpada. Não tem onde conectar ambos ao mesmo tempo.

Tem alguns outros controladores que tem duas "saídas" porém uma é para o compressor e outro pra degelo ou alarme, eu não entendo de refrigeração então não sei se daria pra usar a saída de degelo pra aquecer de acordo com a temperatura, às vezes a segunda saída funciona com temporizador e liga sempre, independente da temperatura.

Quando a descrição for "dois estágios" aí você pode ter certeza que ele vai ter uma configuração de temperatura, histerese, etc pra ativar uma das saídas e outra configuração pra ativar a outra saída, aí sim é o "correto" pra ligar a geladeira e a lâmpada (ou o que for).
 
Eu uso o Tic 17 e ligo tanto a geladeira quanto uma lâmpada. O Tic tem 2 portas, uma NA (normalmente aberta) e uma NF (normalmente fechada). Quando tu usa pra refrigeração, ele "liga" a NA quando passar do programado e quando atingir a temperatura ele desliga a NA e "liga" a NF (no caso teremos a lâmpada ligada na NF) e então liga a lâmpada. Basicamente é assim, subiu a temperatura liga a geladeira, baixou da temperatura liga a lâmpada. Se não me engano o Guenther até postou um esquema de ligação assim aqui no forum.
Não tenho certeza, mas eu acho que a diferença de usar um tic 17 pro 512 é que o tic sempre terá algo ligado, seja a lampada ou a geladeira.
 
Muito obrigado pelas explicações, Valbert e Davi.

Davi, eu estou pensando em comprar um frigobar e um Tic para fermentar levas de 7 a 20 litros e ele me agradou por ser simples de instalar, configurar e por ser bastante conceituado. Se eu configurar ele pra manter a 18 graus, se a temperatura baixar disso, automaticamente ele ligará a lampada e se subir ele ligará a refrigeração, é isso? Mesmo que depois de um tempo a temperatura fique em 18 graus, ele sempre vai tá com um ou outro ligado? No caso, isso ocasionaria um maior consumo elétrico, certo?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Dryfon, isso aí. Sempre terá algo funcionando. Geladeira ou a lâmpada. E isso gerará maior consumo.
 
Muito obrigado pelo retorno, Davi. Só mais uma dúvida, o MT-512 não tem muita diferença, pois pelo que vi ele só controla o tempo de degelo, não a questão do aquecimento desligando tudo.

Vale a pena o TIC-17 então? Ele parece ser simples de instalar e é bem recomendado.

Pelo que calculei, mesmo com uma lâmpada de 40w (qual a potência ideal pra essa lâmpada?) para aquecer ligada por 8 horas por dia, daria uns 2 reais a mais de luz, irrisório.

Outra opção também seria ligar a parte da lâmpada apenas no inverno, pois creio que com o próprio calor da fermentação deve chegar a uns 25 graus.

Abraços!
 
Mas a conta não é tão simples assim. Lembre que a lâmpada ligando sempre que a geladeira desliga, vai aumentar o consumo da geladeira também! Ao invés de ficar 10min com o compressor desligado, vai ficar uns 3.
 
Muito obrigado pelo retorno, Davi. Só mais uma dúvida, o MT-512 não tem muita diferença, pois pelo que vi ele só controla o tempo de degelo, não a questão do aquecimento desligando tudo.

Vale a pena o TIC-17 então? Ele parece ser simples de instalar e é bem recomendado.

Pelo que calculei, mesmo com uma lâmpada de 40w (qual a potência ideal pra essa lâmpada?) para aquecer ligada por 8 horas por dia, daria uns 2 reais a mais de luz, irrisório.

Outra opção também seria ligar a parte da lâmpada apenas no inverno, pois creio que com o próprio calor da fermentação deve chegar a uns 25 graus.

Abraços!

Cara, faz o seguine, puxa os fios no normalmente aberto e instala um plug, tomada fêmea e deixa ali. Vc só vai precisar usar aquecimento no rigor do inverno, esse ano não deu 1 mes de uso pra mim.

Vc nao precisa tambem usar os dois juntos. A geladeira acumula o calor da fermentação. Quando tá bem frio e a fermentação tá chegando no fim, aí sim precisa aquecimento, e daí raramente vai precisar resfriar ao mesmo tempo.

Pra não ficar no liga-desliga, eu tiro a geladeira do normalmente fechado e ligo o aquecimento, tem que mudar a configuração no tic, mas sinto que a variação de temperatura é menor.

Pra facilitar a mudança de conexões eu instalei plugs nas entradas de energia, saida do normalmente aberto e do normalmente fechado.

Claro que dessa forma o negócio fica menos automatizado, vc tem que observar e cuidar o momento em que ela nao sobe mais a temperatura quando vc queria que subisse, corre o risco de nao ver, mas é uma opção.
 
Cara, faz o seguine, puxa os fios no normalmente aberto e instala um plug, tomada fêmea e deixa ali. Vc só vai precisar usar aquecimento no rigor do inverno, esse ano não deu 1 mes de uso pra mim.

Vc nao precisa tambem usar os dois juntos. A geladeira acumula o calor da fermentação. Quando tá bem frio e a fermentação tá chegando no fim, aí sim precisa aquecimento, e daí raramente vai precisar resfriar ao mesmo tempo.

Pra não ficar no liga-desliga, eu tiro a geladeira do normalmente fechado e ligo o aquecimento, tem que mudar a configuração no tic, mas sinto que a variação de temperatura é menor.

Pra facilitar a mudança de conexões eu instalei plugs nas entradas de energia, saida do normalmente aberto e do normalmente fechado.

Claro que dessa forma o negócio fica menos automatizado, vc tem que observar e cuidar o momento em que ela nao sobe mais a temperatura quando vc queria que subisse, corre o risco de nao ver, mas é uma opção.

Muito obrigado pela explicação, Tiago!

No inverno para aquecer então tu inverte, colocando a geladeira no normalmente fechado e a lâmpada no normalmente aberto?

Por que o plug na saída de energia? Seria pra ligar o termostato na tomada quando ele estiver só com a lâmpada?

Perdão pela quantidade de perguntas, é que tudo isso ainda é muito novo pra mim, aí minha referência de ligação é o diagrama que o Guenther montou com a lâmpada.

termostato.jpg


Quero ver se mês que vem compro o frigobar e o termostato, só estou esperando o frigobar que eu quero voltar ao estoque em 220v.

Muito obrigado novamente.
Abraços!
 
Muito obrigado pela explicação, Tiago!

No inverno para aquecer então tu inverte, colocando a geladeira no normalmente fechado e a lâmpada no normalmente aberto?

Por que o plug na saída de energia? Seria pra ligar o termostato na tomada quando ele estiver só com a lâmpada?

Perdão pela quantidade de perguntas, é que tudo isso ainda é muito novo pra mim, aí minha referência de ligação é o diagrama que o Guenther montou com a lâmpada.

Não, na verdade eu praticamente não uso o Normalmente Fechado. No final de uma fermentação quando ta muito frio e eu percebo que a temperatura não vai subir sozinha (sempre elevo a temperatura quando a atividade no airlock começa a baixar), eu tiro a geladeira do Normalmente Aberto e coloco o aquecimento lá (uso uma reistência).

Vc escolhe o que vc acha mais prático pra vc, ou mais simples, o importante é funcionar.

Sobre os plugues, eu instalei 3. Um na entrada de energia, pra ligar o tic na tomada, 1 pra saida do normalmente fechado, que uso pra ligar a geladeira ou o aquecimento e 1 no normalmente aberto que uso (raramente) pra ligar a resistencia ao mesmo tempo que a geladeira. Falei dos plugues porque facilita as reconexões, caso necessário.
 
Não, na verdade eu praticamente não uso o Normalmente Fechado. No final de uma fermentação quando ta muito frio e eu percebo que a temperatura não vai subir sozinha (sempre elevo a temperatura quando a atividade no airlock começa a baixar), eu tiro a geladeira do Normalmente Aberto e coloco o aquecimento lá (uso uma reistência).

Vc escolhe o que vc acha mais prático pra vc, ou mais simples, o importante é funcionar.

Sobre os plugues, eu instalei 3. Um na entrada de energia, pra ligar o tic na tomada, 1 pra saida do normalmente fechado, que uso pra ligar a geladeira ou o aquecimento e 1 no normalmente aberto que uso (raramente) pra ligar a resistencia ao mesmo tempo que a geladeira. Falei dos plugues porque facilita as reconexões, caso necessário.

Acho que entendi, Tiago. Tu usa a tua geladeira no Normalmente Fechado? Achei que ela devesse ficar no Normalmente Aberto.

Eu posso ligar como sugerem os esquemas só para geladeira e aí, quando for pra esquentar, eu tiro a geladeira do plug e coloco a lampada e mudo o parâmetro no TIC, é isso?

Muito obrigado novamente, Tiago.
Abraços!

:mug:
 
Tiago, uso um fermentador cônico branco (indupropil) na minha geladeira. Estava preocupado com a questão da luz, depois das respostas no fórum fiquei tranquilo.Estou fermentando uma dubbel a 12 dias, a tamperatura atual está em 24°C e ainda prentendo deixar mais uns dias assim antes de fazer o cold break.
 
Acho que entendi, Tiago. Tu usa a tua geladeira no Normalmente Fechado? Achei que ela devesse ficar no Normalmente Aberto.

Eu posso ligar como sugerem os esquemas só para geladeira e aí, quando for pra esquentar, eu tiro a geladeira do plug e coloco a lampada e mudo o parâmetro no TIC, é isso?

Muito obrigado novamente, Tiago.
Abraços!

:mug:

Isso, pode fazer assim, se vc quiser. É só uma alternativa mais "manual".

A geladeira vai no normalmente fechado. vc seta uma temperatura e quando sair daquela faixa, ela liga. O normalmente aberto é o contrário, só liga quando tiver dentro da faixa definida.

por ex, vc seta 18ºC com diferencial de 0,2ºC. Quando a temperatura chegar em 18,3ºC o relé faz contato, abre o "normalmente fechado" e fecha o "normalmente aberto". Quando chega em 18,0ºC, vai desativar o relé, fecha o "normalmente fechado" e abre o "normalmente aberto".

abç
 

Latest posts

Back
Top