Fermentadores com volumes diferentes vão ter temperaturas diferentes?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jhmluna

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2016
Messages
49
Reaction score
4
Pessoal, boa noite.

Me peguei encucado com uma dúvida: Se tenho dois fermentadores com volumes diferentes e colo meu sensor na parede do maior, o menor vai ficar mais frio por gerar menos calor durante o processo de fermentação?

Abraços,
Henrique Luna




Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Pessoal, boa noite.

Me peguei encucado com uma dúvida: Se tenho dois fermentadores com volumes diferentes e colo meu sensor na parede do maior, o menor vai ficar mais frio por gerar menos calor durante o processo de fermentação?

Abraços,
Henrique Luna




Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
Depende de um monte de coisa... não tem como dar uma resposta perfeita, só medindo pra saber. Cada caso é um caso.
 
Depende de um monte de coisa... não tem como dar uma resposta perfeita, só medindo pra saber. Cada caso é um caso.
Beleza.

Na verdade esqueci das suposições, como mostos oriundos da mesma brassagem, com mesma densidade, inoculados com aproximadamente o mesmo pitch rate.
Minha preocupação era estar mantendo o fermentador com menos mosto mais frio do que o previsto, já que o freezer está trabalhando para manter o fermentador com maior quantidade na temperatura ajustada, que na minha cabeça estaria gerando mais calor.

Vou tentar arrumar outro termostato pra medir a temperatura do segundo balde.

Abraços,
Henrique Luna
 
Last edited:
Back
Top