Fermentação Red Ale 13 dias e airlock ainda trabalha!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leomatos

Active Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
44
Reaction score
18
Fala galera, fiz um red e hoje completam 13 dias no fermentador.. tenho 36 litros divididos em dois garrafões de 20l.. um com s-04 e outro com Us-05, nas primeiras 24 hrs fermentação a todo vapor, principalmente o s-04, que chegou a sair um pouco de krausen pela mangueira do airlock..., não fiz trasfega pra fermentação secundária, estar fermentando a 19º, ambos ainda apresentam borbulhas, atividade ainda... (no fermentador não tem torneira pra que eu possa tirar amostra pra medir densidade), a OG ficou em 1052... normal atividade desse tipo tanto tempo assim?
 
Leo,
Minha experiência não é muita, mas segundo o livro do Palmer, normalmente este problema tem duas causas mais prováveis:
1. A temperatura de fermentação estava baixa, o que diminui a velocidade da levedura e a fermentação dura mais tempo do que o esperado (não parece ser o caso, já que você comentou que a fermentação foi vigorosa desde o início), ou;
2. Contaminação por leveduras "selvagens" ou bactérias. Neste caso, o contaminante tem a capacidade de degradar açucares que as leveduras selecionadas não tem e a fermentação continua até todos os carbohidratos serem consumidos, deixando a cerveja sem gosto/corpo.
O Palmer recomenda testar a gravidade da cerveja, se estiver alta acima de 1.010-1.020, então provavelmente a causa foi baixa temperatura, se estiver baixa (menor que 1.010) então a causa foi contaminação. Neste caso, talvez não valha a pena continuar com o processo e você pode ter que jogar a cerveja fora (infelizmente!).
Boa sorte aí! Talvez outros possam te dar outra opinião!
Abraço.
 
Cara é bem o que o Leo disse,
Muito provavelmente é a 1) causa! Você chegou a verificar se a geladeira conseguiu manter os 19º... Nestas últimas semanas tava complicado devido ao frio...
Mas é normal sim, acontece bastante, principalmente aqui no Sul
 
Valeu galera... quanto a temperatura eu nem cheguei a pensar nisso pois a geladeira é controlado por um tic 17, a temperatura ta sendo controlada com variação de 1ºc, ficando entre 19° e 20º.
Deus queira que não seja contaminação... fui tão cuidadoso..
Vou trasfegar pra outro fermentador e medir a FG, é o jeito!

Vlw!
 
Estou com o mesmo problema, aqui em porto alegre. Porem minha fg é de 1017 no refratometro o que me da em torno de 1007/1009 corrigindo desde o setimo dia. Abri o fermentador hj e aparentemente esta tudo ok, cheiro/ gosto de weizen... Porem continua com atividade no 14 dia. Vou decantar o fermento na geladeira a 0-4 graus e maturar, tomei essa decisao agora pq acho q a FG nao tem mais o que mudar a tempo.
 
Depois de 16 dias entre fermentação primaria e secundaria, eu abaixei a temperatura para a faixa de 0ºc a 2ºc por 5 dias e ontem no domingo eu fui engarrafar... tinha 2 garrafões com leveduras diferentes em ambos (S-04 e US-05)...a FG estava em 1,023 (Us-05) e 1,021(S-04) .. red ale pede uma atenuação entre 1,010 e 1,014... Enfim, engarrafei... será que as leveduras estavam realmente preguiçosas ou eu terei alguma surpresa? rs ... Temo que estejam a trabalhar ainda e as garrafas estourem!
 
Foi me passado por um colega da Acerva Baiana, pra eu fazer uns teste para calibração do meu termômetro e este apresentou um pouco descalibrado... sendo assim acredito que o problema esteja na sacarificação, onde eu procurei manter em 68º.. possa ter chegado a 70º (alfa amilase) e ai não tinha mais o que atenuar!
 
Leo, pensou na possibilidade de eficiência baixa do mosto para a fermentação?

No caso, pode ter produzido menos açucares fermentáveis do que precisava, como no caso da alta produção de alfa amilase (com cozimento acima de 68°), acarretando a produção de mais açucares não fermentáveis, restando menos para o consumo das leveduras.
Porem já a lenta fermentação, persistente por 13 dias e mesmo com poucos açucares já seria outro mistério.

Cheers!
 
Back
Top