Fermentação rápida demais.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucasfv

Active Member
Joined
Aug 15, 2015
Messages
35
Reaction score
12
Final de semana passado fiz minha primeira brassagem, uma Blond Ale. Entre o primeiro e o segundo dia houve uma fermentação vigorosa, no final do segundo dia havia ``acabado``. Fiz uma medida de densidade- 1019. No terceiro dia outra (1019), no quarto dia outra (1019). Estou em duvida se já acabou a fermentação visto que tudo que leio `recomendam` um tempo de 3-7 dias.


Como esperava uma graduação alcoólica perto de 7.5%ABV(fugindo um pouquinho do estilo) e depois priming escolhi o fermento T-58.

Foram 26 litros para o fermentador. Já havia lido bastante coisa sobre o T-58 sobre o cálculo certo de quantos gramas devia ser adicionado no fermentador para se ter uma quantidade de células viáveis correta , principalmente quando se tem uma OG alta.

Para os cálculos eu fiz da seguinte maneira.

OG:1083 -- aprox 20 graus Plato
Fermento T-58 -
pitching rate: 0,5.

Células=pitching*Vol.mosto*Dens.plato
Células= 0,5*1E6*26000*20= 2,6E11

Agora, quanto ao número de células viáveis por grama de fermento me gerou uma dúvida. No catálogo da fermentis em inglês está 6E9 células/grama , no em português está 19E9. Fiquei na duvida, pois isso acontece em todos os catálogos que abri(não só pro T-58). Não sabendo em qual acreditar utilizei 10E9 células/grama.

Quantidade de fermento= (2,6E11/10E9)= 26 gramas de fermento.

Inoculei em 20 graus e mantive essa temperatura controlada (sensor isolado colado no fermentador).

Ainda está lá em 20 graus, mas sem variação da densidade.

Será que inoculei pouco fermento ? muito fermento ?


Desde já agradeço
Abraços.
 
Quanto a taxa de inoculação seu cálculo foi fundamentado, essas estimativas de células viáveis geralmente geram algumas controvérsias mesmo.

Recomendo essa leitura aqui no fórum:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424


Ainda sobre sua inoculação, esse pitching de 0.5 é muito baixo para OG alta, o dobro tranquilamente. Além disso você hidratou o fermento?

Sobre a FG, ela depende de vários fatores não somente taxa de inoculação:
Maltes e proporções utilizados, temperaturas utilizadas na mosturação.
 
Quanto a taxa de inoculação seu cálculo foi fundamentado, essas estimativas de células viáveis geralmente geram algumas controvérsias mesmo.

Recomendo essa leitura aqui no fórum:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424


Ainda sobre sua inoculação, esse pitching de 0.5 é muito baixo para OG alta, o dobro tranquilamente. Além disso você hidratou o fermento?

Sobre a FG, ela depende de vários fatores não somente taxa de inoculação:
Maltes e proporções utilizados, temperaturas utilizadas na mosturação.

Obrigado pela dica, não sei como este fixo passou batido nas minhas pesquisas.

Depois de ler o tópico vi que o meu chute de 10 bilhões de células por grama não estava tão fora, só que partimos de informações diferentes. O Guenther partiu para uma média de células viáveis de acordo com algumas pesquisas e eu fiquei na dúvida pelo catálogo da Fermentis apresentar diferentes especificações para o mesmo fermento dependendo da língua escrita.


Quanto ao fermento, hidratei ele em 28 graus mais ou menos e coloquei um pouco de mosto do fermentador para diminuir a diferença de temperatura.

Quanto a FG, estava esperando 1020, acabou ficando com 1019. Na verdade o que me preocupa foi esta fermentação em dois dias já ter atenuado 76,25%. Não me parece normal.



Eu teria usado 3 pkt

Esqueci de falar, não tinha como pesar metade do terceiro pacote, coloquei ele inteiro.
 
Nada errado a fermentação primária terminar em 2 dias.

Pra início de conversa dizer um tempo já não é o ideal, porque a fermentação "só termina quando acaba", como você bem viu. Agora, o pessoal quando resolve falar em tempos costuma assumir certos fatores(quantidade de células corretas, temperatura controlada, etc) e dizer um número de dias mais "seguro", como se fosse "considerando x e y, deve acabar em a-b dias".

Nesse caso deve ter terminado de atenuar em dois dias, e possivelmente enquanto você media ela foi limpando(fermentação secundária), então até bateu com os 3-7 que vc vê por aí. Nada errado.
 
Nada errado a fermentação primária terminar em 2 dias.

Pra início de conversa dizer um tempo já não é o ideal, porque a fermentação "só termina quando acaba", como você bem viu. Agora, o pessoal quando resolve falar em tempos costuma assumir certos fatores(quantidade de células corretas, temperatura controlada, etc) e dizer um número de dias mais "seguro", como se fosse "considerando x e y, deve acabar em a-b dias".

Nesse caso deve ter terminado de atenuar em dois dias, e possivelmente enquanto você media ela foi limpando(fermentação secundária), então até bateu com os 3-7 que vc vê por aí. Nada errado.

Obrigado pela resposta. Vou tocar pra frente então. Posto os resultados no final do mês.
 
Back
Top