Fermentação/maturação/ envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ferreiraguilherme91

New Member
Joined
Dec 7, 2020
Messages
3
Reaction score
0
Location
Brasil
Estou com uma weiss a 14 dias fermentando e ainda possuo atividade no airlock. Eu só possuo o refratômetro e queria saber um meio seguro para poder fazer minha maturação com envase dentro de garrafa com primming.
Se eu medir densidade e ela não alterar em dois dias posso partir para o próximo passo?
 
Se já chegou na FG prevista e a densidade não se altera em 2-3 dias, a fermentação terminou, passe para o próximo passo.
Se já chegou na densidade "e você não quer mais álcool" OU a densidade não se alterou em dois dias, pode passar para o próximo passo.
As minhas weiss deixo fermentar por 10 dias e depois já envaso. Normalmente entre 6 a 8 dias já atenuou tudo.
 
Estou com uma weiss a 14 dias fermentando e ainda possuo atividade no airlock. Eu só possuo o refratômetro e queria saber um meio seguro para poder fazer minha maturação com envase dentro de garrafa com primming.
Se eu medir densidade e ela não alterar em dois dias posso partir para o próximo passo?
Fala amigo.
O refratômetro não é a ferramenta correta para medir FG, pois o álcool disponível altera sua medição. No entanto, existem algumas calculadoras que convertem a medida.
E sim. Não havendo alteração desta medida por 2 dias, pode dar o próximo passo em sua produção.
Abraços
 
Estou com uma weiss a 14 dias fermentando e ainda possuo atividade no airlock. Eu só possuo o refratômetro e queria saber um meio seguro para poder fazer minha maturação com envase dentro de garrafa com primming.
Se eu medir densidade e ela não alterar em dois dias posso partir para o próximo passo?
Olá Guilherme,
Atividade no airlock não significa exatamente a cerveja fermentando. 14 dias é provável que já atenuou, e o que esta saindo é o Co2 acumulado dentro do balde/bombona/cerveja/lama rs. Você provou? Esta bacana?
 
1607516466206.png


Tenha sempre isso em mente! rsrsrs

pode ter atividade nele por desprendimento do CO2 do liquido por temperatura elevada.

meça por 2 dias (pode ser com refratometro mesmo) e se estiver estabilizada pode ir pra proxima fase.

Se ela continuar a baixar e baixar mais que o esperado, deixa até parar.
 

Attachments

  • 1607516456326.png
    1607516456326.png
    52.4 KB · Views: 0
Back
Top