Fermentação Longa em Baixa Temperatura é Possível?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Gostaria de pedir a opinião e a ajuda do pessoal mais experiente que conhece as características dos diferentes tipos de malte, lúpulo e fermentos, e também os resultados de suas combinações.

É possível fermentar uma cerveja por 8 ou 9 semanas em uma temperatura entre 3ºC e 5ºC? Este tempo todo no mesmo balde?

Se houver, qual seria a combinação e os tipos de malte+lúpulo+fermento indicado, as proporções?

A idéia é fermentar um balde de 20 Litros enquanto maturo uma leva anterior também de 20 Litros, no mesmo refrigerador com controle de temperatura com o Tic.

Teriam uma indicação de receita?

Agradeço as opiniões.
 
A principio não,

pelo menos desconheço qualquer tipo de cepa que seja capaz de fermentar nessa temperatura.

Diria que um minimo pras lager seria entre 7 e 8 graus, com a ressalva de aumentar a temperatura depois da primeira semana pra não acabar mais cedo.

abaixo disso elas começam a entrar em estado de hibernação, floculam e decantam.

Pq essaa maturação precisa ser tão longa, de 8,9 semanas?
 
Porque eu não vou poder voltar no local da fermentação por esse tempo todo.

Poderia ajustar a temperatura, sem problema.

Mas não quero estragar material e nem ter trabalho perdido, melhor então deixar só uma leva maturando.
 
Se tu podes ajustar a temperatura sem problemas, trabalha com alta fermentação (ale).
Seta o controlador para uma temperatura por volta dos 19-20ºC.
Pode deixar tranquilamente este tempo.
 
Muito Obrigado Zé Rosa.

Entre as Ales, haveria algum tipo que ficaria mais confortável nesta situação ou todas elas irão bem assim?
 
Eu sou suspeito para falar pois costumo deixar praticamente todas as minhas cervejas fermentando/maturando por períodos longos (geralmente mais de 40 dias).
As de trigo (Weiss) eu prefiro mais jovens então não deixo tanto tempo mas não sei se de fato teria algum problema.
 
Back
Top