Fermentação Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 5, 2018
Messages
1
Reaction score
0
Location
Pinhais
Boa tarde,

Estou fazendo uma American lager e a receita indica que a fermentação precisa ficar a 10c por 8 dias terminado em 16,5C. Como faço para proceder com essa mudança? 4 dias em 10C e 4 dias em 16,5C?

Obrigado.
Diego
 
Camarada, fermentação não se mede em dias, mas pelo densímetro. Quando a densidade estabiliza, ou quando se chegou a 2/3 ou 3/4 da densidade final projetada, é o momento de subir a temperatura para a fermentação secundária, quando o fermento consome os subprodutos indesejáveis que ele mesmo produziu.
Tem um post fixo do Guenther na seção de fermentação que explica isso de forma bem didática.

Grande abraço
 
Boa tarde,

Estou fazendo uma American lager e a receita indica que a fermentação precisa ficar a 10c por 8 dias terminado em 16,5C. Como faço para proceder com essa mudança? 4 dias em 10C e 4 dias em 16,5C?

Obrigado.
Diego

Amigo.

Importante voce medir a densidade da sua cerveja...eu inicio o aumento da temperatura quando a densidade chega aos 1025 (quando OG 1050)...o processo de aumentar a temperatura ajuda a acelerar a fase final de fermentacao, onde a levedura reabsorve os subprodutos por ele produzido. No meu caso eu nao passo de 1 grau por dia. Lembre-se: a fermentacao acaba somente quando parou a atenuacao, portanto deves medir a densidade... Apos parar a atenuacao, comeca-se a maturacao...
 

Latest posts

Back
Top