Fermentação em galão de água, e agora?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Anderson Lima

Member
Joined
Sep 23, 2018
Messages
7
Reaction score
0
Location
Matinhos, PR
Olá pessoal, bom, brassei 20 Litros de american wheat e coloquei pra fermentar em um galão de água, a minha ideia era dividir a leva após a fermentação, foi o que eu fiz ontem, coloquei metade em um balde e fiz adição de fruta, e o que ficou no galão pretendo fazer DH.
Na hora de transferir pro balde, eu transferi virando o galão no balde mesmo, pedi ajuda para segurar o balde e assim eu derramar devagar na parede pra evitar fazer muito splash, a princípio tudo correu muito bem, mas fiquei encucado com aquela sujeirinha que tem na parte de cima do fermentador, se ela pode chegar a contaminar a cerveja, pois a minha transferência passou por ali, não vejo muito sentido em contaminar com algo que já estava dentro do balde, mas...
Obviamente vou ter que tirar a cerveja de lá depois para envasar, alguém sabe me indicar se ajo de outra forma ou se eu tomar os devidos cuidados eu posso fazer dessa mesma maneira?
 

Attachments

  • 3d5ad50a-8244-4679-ac0a-7f97040e5c20.jpg
    3d5ad50a-8244-4679-ac0a-7f97040e5c20.jpg
    37 KB · Views: 45
  • e9745fd2-ae49-47ee-9a70-936bda51f08c.jpg
    e9745fd2-ae49-47ee-9a70-936bda51f08c.jpg
    33.5 KB · Views: 39
Last edited:
Oi, tudo bem? o ideal é tu fazer uma trasfega com um auto-sifão. Se não tiver, faça o sifão com uma mangueira puxando o ar com a boca. Assim, tu evita de vir tudo aquela sujeira. :) Veja uma foto. Qualquer coisa me chama no whats (44) 9 9929-9669 que lhe ajudo.
tirando_gasolinafinal.jpg
tirando_gasolinafinal.jpg
 

Attachments

  • tirando_gasolinafinal.jpg
    tirando_gasolinafinal.jpg
    22 KB · Views: 2
Oi, tudo bem? o ideal é tu fazer uma trasfega com um auto-sifão. Se não tiver, faça o sifão com uma mangueira puxando o ar com a boca. Assim, tu evita de vir tudo aquela sujeira. :) Veja uma foto. Qualquer coisa me chama no whats (44) 9 9929-9669 que lhe ajudo.
tirando_gasolinafinal.jpg
tirando_gasolinafinal.jpg
Faça qualquer coisa, MENOS PUXAR O AR COM A BOCA.

A sujeirinha não vai contaminar nem perto do que a tua boca vai.

Se não tem auto-sifão, use uma mangueira, mas da maneira correta:
- lave a mangueira;
- lave as mãos;
- sanitize as mãos e a mangueira com algum sanitizante sem enxágue;
- coloque o fermentador em um nível mais alto que o recipiente de destino;
- encha a mangueira de liquido sanitizante;
- tampe uma das extremidades da mangueira com seu polegar;
- leve a mangueira cheia de liquido até o fermentador e coloque a outra ponta dentro da cerveja;
- leve a ponta onde está seu polegar fechando para um nível abaixo do nível onde está a outra ponta;
- retire o dedo e descarte todo o líquido que vai escorrer;
- quando começar a sair cerveja, leve a mangueira para o balde e espere.
 
Muito obrigado pela ajuda pessoal. Eu li a respeito do auto sifão mas como na minha cidade não tem brewshop, não chegaria a tempo, pretendo fazer a transfega amanhã, ai resolvi pedir uma mãozinha aqui.
 

Latest posts

Back
Top