Fermentação e Cold crash = 14 dias ???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jaumbira

Member
Joined
Sep 1, 2018
Messages
18
Reaction score
3
Location
Santa Cruz do sul
Bom dia a todos.
Estou com uma breja no fermentador, porem preciso fazer uma cream ale p/ daqui 3/4 semanas aproximadamente, eu não tenho kit de carbonatação forçada então queria saber seria muita loucura fazer uma cream ale e fermentar/cold crash e envasar no 14 dia?

Perfil da breja:
densidade: 1042
tamanho do lote: 20l
levedura: Notthingam (tive boas experiências com ela... fermenta muito rapido.)
linha do tempo esperada:

de 4 a 5 18º dias de atenuação completa ou restando pouco para o fim.
3 dias a 21 º
de 6 a 7 dias baixando direto p/ 0 (ou -1)
quando completar 14 dias eu envaso/priming...

será que daria certo?

geralmente uso cold de 2 semanas ou mais até....


fico no aguardo obrigado!!
 
Com esse prazo apertado vc vai precisar clarificar com gelatina pra sua cerveja não ficar turva. Fora isso acho q dá pra fazer. Ainda mais uma cream ale (q não precisa de mta maturação). Vai ter q caprichar na aeração/oxigenação do mosto pra fermentação ser o mais vigorosa possível. Eu, inclusive, até colocaria uns 20 a 30% a mais de levedura do que a quantidade recomendada só pra garantir e tentar diminuir o lagtime (pode até não resolver o problema, mas mal não vai fazer). Nottingham é um monstro...minha levedura seca favorita (gosto mais dela até mesmo de que algumas líquidas).
 
Com esse prazo apertado vc vai precisar clarificar com gelatina pra sua cerveja não ficar turva. Fora isso acho q dá pra fazer. Ainda mais uma cream ale (q não precisa de mta maturação). Vai ter q caprichar na aeração/oxigenação do mosto pra fermentação ser o mais vigorosa possível. Eu, inclusive, até colocaria uns 20 a 30% a mais de levedura do que a quantidade recomendada só pra garantir e tentar diminuir o lagtime (pode até não resolver o problema, mas mal não vai fazer). Nottingham é um monstro...minha levedura seca favorita (gosto mais dela até mesmo de que algumas líquidas).


aham, eu pensei nisso tbm... o cerveja fácil fez em 7 dias... kkkkkkkkkk eu ainda vou deixar 1 semana no 0 grau...

vou fazer e postar os resultados aqui...
 
aham, eu pensei nisso tbm... o cerveja fácil fez em 7 dias... kkkkkkkkkk eu ainda vou deixar 1 semana no 0 grau...

vou fazer e postar os resultados aqui...

Isso...poste os resultados pra gente saber!

Com carbonatação forçada, vou tentar fazer cerveja em 3 ou 4 dias! Vou utilizar levedura kveik (há relatos de que esse monstro termina uma fermentação em cerca de 16 horas...temperatura de inoculação de 37 a 40ºC e fermentação a 25ºC)
 
Dá pra fazer essa receita, sem clarificação, em menos dias até. Se juntar o que o amigo ai em cima disse, de oxigenar bem o mosto e colocar um pouco a mais de fermento que o recomendado, já era, em dez dias você mete gelatina, doze engarrafa. Se pá, em dez pra garrafa, rs.

Aliás, pq não vai optar pela gelatina e vai de 0 graus por uma semana?
 
Para cervejas de baixa OG, este é o tempo normal das minhas levas.. 8-10 dias entre primária/secundária e mais uns 4-5 dias clarificando. Dá pra fazer sem gelatina. Com cold crash e uns 5 dias clarificando, fica bem limpa.
 
@gustavofgt

Eu fiz uma session IPA em 14 dias entre a brassagem e o churrasco de consumo, usando primming.
neste link tem o relato https://www.homebrewtalk.com.br/threads/session-apa-express.412518/

Tudo é uma questão de OG, quantidade de fermento e controle de temperatura.

Ainda tenho algumas últimas garrafas do final de maio (abri uma neste sábado) e tem sabor e aroma do lúpulo (dentro do que se espera para a receita e o tempo de garrafa).
 
Fala galera, quero pedir licença para o nosso amigo que iniciou esse POST sobre a cream Ale , e postar a experiência que tive com a minha. Seguinte:
Cream Ale 20 litros
2,5 k Pilsen Cargill ( Ficou 1 mes muído na geladeira)
150 g cristal muntons ( 1 mes muído na geladeira)
1 K de flocos de milho ( Pré-cozido)
1 k Vienna
100 G Aveia
30 G Saaz
15 Chinook
1,5 PCT US-05 a 15 graus por 1 semana
OG Est 1045 - FG Est 1009
Mosturação entre 64 e 66 graus.

A ideia dessa breja foi brincar com um malte que estava parado e usar pela primeira vez o " milho" em busca de uma breja levinha para todos tomarem. Enfim, o que rolou com essa breja: Fim da atenuação com uma FG : 1022, ou seja tem cerveja, mas tem um dolcor não programado na receita. Sou bem rigoroso nos controles e já fiz os seguintes testes:
1) Teste com 300 ml de mosto acrescentando um pouco mais de fermento e mantendo a 25 ° , não atenua mais. E exatamente 1022 de FG. Com isso acredito que posso descartar problemas de fermentação e partir para mosturacao e ingredientes.

2) Fiz o teste de calibração do termômetro, todos 3 que eu uso variando em 0,5° apenas então acredito eu não ter entrado num faixa de temperatura de Beta-Amilase por muito tempo.

3) A minha dúvida e apenas o tal do malte na geladeira já moído a aproximadamente 1 mês e o tal do Flocos de milho pré - cozido. Porque eu consegui alcançar extamenexa a OG estimanda ( Me senti orgulhoso na hora) kkkkk , mas não fiz a tal gelatinizacao do deste Flocos de milho por ele ser Pré-cozido. Será que foi isso? 1 kilo de flocos de milho gerou quase 50% a menos de atenuação ? E o que eu produzi nesta mosturação que me fez alcançar a OG Est? Bom galera é isso, espero que consigam me ajudar pois estou na luta de artigos que me façam entender o que aconteceu! O importante é que a breja tá maturando e até então sem contaminação! Kkkk Porém doce. Fiz até um Dryhop para ver se melhora um pouco. Valeuuu
 
Fala galera, quero pedir licença para o nosso amigo que iniciou esse POST sobre a cream Ale , e postar a experiência que tive com a minha. Seguinte:
Cream Ale 20 litros
2,5 k Pilsen Cargill ( Ficou 1 mes muído na geladeira)
150 g cristal muntons ( 1 mes muído na geladeira)
1 K de flocos de milho ( Pré-cozido)
1 k Vienna
100 G Aveia
30 G Saaz
15 Chinook
1,5 PCT US-05 a 15 graus por 1 semana
OG Est 1045 - FG Est 1009
Mosturação entre 64 e 66 graus.

A ideia dessa breja foi brincar com um malte que estava parado e usar pela primeira vez o " milho" em busca de uma breja levinha para todos tomarem. Enfim, o que rolou com essa breja: Fim da atenuação com uma FG : 1022, ou seja tem cerveja, mas tem um dolcor não programado na receita. Sou bem rigoroso nos controles e já fiz os seguintes testes:
1) Teste com 300 ml de mosto acrescentando um pouco mais de fermento e mantendo a 25 ° , não atenua mais. E exatamente 1022 de FG. Com isso acredito que posso descartar problemas de fermentação e partir para mosturacao e ingredientes.

2) Fiz o teste de calibração do termômetro, todos 3 que eu uso variando em 0,5° apenas então acredito eu não ter entrado num faixa de temperatura de Beta-Amilase por muito tempo.

3) A minha dúvida e apenas o tal do malte na geladeira já moído a aproximadamente 1 mês e o tal do Flocos de milho pré - cozido. Porque eu consegui alcançar extamenexa a OG estimanda ( Me senti orgulhoso na hora) kkkkk , mas não fiz a tal gelatinizacao do deste Flocos de milho por ele ser Pré-cozido. Será que foi isso? 1 kilo de flocos de milho gerou quase 50% a menos de atenuação ? E o que eu produzi nesta mosturação que me fez alcançar a OG Est? Bom galera é isso, espero que consigam me ajudar pois estou na luta de artigos que me façam entender o que aconteceu! O importante é que a breja tá maturando e até então sem contaminação! Kkkk Porém doce. Fiz até um Dryhop para ver se melhora um pouco. Valeuuu


Sem problemas amigo... desculpe um pouco a demorar a responder, ando meio sem tempo de vir no forum...


primeira coisa q eu ia te perguntar é.. qual levedura vc usou?

segunda questão... eu quando faço cream ale... quando chega em 68 graus eu deito malte, deixo na casa dos 65..64...

pra vc ter ideia nem fico controlado a temperatura... só tampo a panela e aguardo...(como ainda n faço recirculação)

como vc mediu a densidade? refratometro? pq se for tem que fazer a correção do mesmo? se for oq eu fiz aqui... 11 brix de og, e 6 brix de fg que esteja marcando ai... pelo conversor(app) ela taria com 1011 de fg, 4.4 de alcool.


espero poder ajudar.


e sobre a breja de 14 dias... bom eu tive problema com o freezer, tive que voltar ao velho e bom isopor/gelo... ficou por volta de 9 dias... então no fim essa fermantação e maturação 15 dias... já envasei a breja sábado passado e estou esperando carbonatar...


deu "ruim" o calculo do priming ficou "superfaturado" minha mulher calculou errado e to com um baita problema... eu queria fazer com 8gr/l ela calculou errado no fim deu 11.6 gr/l eu to com só esperando minha "amostra" para poder testar...
 
Last edited:
As minhas levas com fermento inglês ou americano deixo fermentando por 7 dias, elevo 3 a 4 graus por 4 dias e faço o cold crash por 2 ou 3 dias. Em duas semanas ela fica bem límpida.
Não estou usando mais gelatina pois tive uns probleminhas de aglutinação de gelatina dentro da garrafa. Dá uma impressão desagradável.
Quando o fermento é mais hazy eu deixo mais dias à -1 a 0 graus.
 
Back
Top