Fermentação de uma Old Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonardo

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
46
Reaction score
11
Brassei uma Old Ale há 07 dias e tirei o fermento do cônico há dois dias. A OG era 1.062 e agora está em 1.032. Utilizei o fermento líquido da Bio4 tipo American Ale e fiz starter. Será que a fermentação terá uma atenuação adequada? Á propósito, o fermentador está em 20o C em um freezer com dois termostatos .Abraço.
 
Precisa medir a densidade novamente pra ver se continua atenuando.
Quantos litros de starter você fez e pra quantos litros de mosto?
 
1.032? Parece leitura feita com refratômetro. Se foi, tu tentou medir com densímetro?
 
Brassei uma Old Ale há 07 dias e tirei o fermento do cônico há dois dias. A OG era 1.062 e agora está em 1.032. Utilizei o fermento líquido da Bio4 tipo American Ale e fiz starter. Será que a fermentação terá uma atenuação adequada? Á propósito, o fermentador está em 20o C em um freezer com dois termostatos .Abraço.

Se vc utilizou o Refratrometro tem que corrigir pois o álcool atrapalha a medição do refratrometro.
 
Um litro de starter. Pois é, medi com refratômetro... Eu sei que tem que converter, só não sei qual é o cálculo.
 
Abri a mão e comprei o densímetro. A Fg ficou em 1.016 ( OG em 1.062), logo 6,1o ABV ( calculado no Beersmith). Atenuou 73% com o Bio4 SY 025 (American Ale). Vou levar ela no próximo encontro fechado da Acerva Gaúcha.
 
Paulo, achei muito interessante essa tabela.
Só não entendi pra que serve aquele campo "Starting Refractometer Reading", onde se pede um numero com uma casa decimal. Sabe me dizer o que é?
 
Paulo, achei muito interessante essa tabela.
Só não entendi pra que serve aquele campo "Starting Refractometer Reading", onde se pede um numero com uma casa decimal. Sabe me dizer o que é?

É a leitura do refratômetro em Brix antes da fermentação. Se tu não tem esse dado mas sabe qual é a OG, vai ajustando esse valor até a OG fechar com a que tu mediu.

A OG é um campo meramente informativo nessa planilha, não adianta preencher a mão que não é essa célula que ele usa pro cálculo. Precisa entrar em Brix.

Deve haver outras planilhas por aí que permitem entrar diretamente com a OG, mas essa funciona assim.
 
Back
Top