Fermentação de lager muito vigorosa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rei.moreira

Well-Known Member
Joined
Nov 19, 2018
Messages
57
Reaction score
4
Uma dúvida. Estou usando o W-34/70 (6 Sachês) para 60 litros de Pilsen com OG 1046. Comecei a 9c° mas a fermentação ficou muito vigorosa (muito rápida). Baixei para 8, 7 e 6 C° e continua vigorosa. Isso é normal?
Pelo que li o recomendado seria a 12 C°.
Obs: Está no quarto dia de fermentação e o Blow off está a milhão.
será que vai dar problema?
 
De
Uma dúvida. Estou usando o W-34/70 (6 Sachês) para 60 litros de Pilsen com OG 1046. Comecei a 9c° mas a fermentação ficou muito vigorosa (muito rápida). Baixei para 8, 7 e 6 C° e continua vigorosa. Isso é normal?
Pelo que li o recomendado seria a 12 C°.
Obs: Está no quarto dia de fermentação e o Blow off está a milhão.
será que vai dar problema?

De certeza que essa é a temperatura é a do mosto? ou é a temperatura da geladeira? onde está medindo ?
 
Uma dúvida. Estou usando o W-34/70 (6 Sachês) para 60 litros de Pilsen com OG 1046. Comecei a 9c° mas a fermentação ficou muito vigorosa (muito rápida). Baixei para 8, 7 e 6 C° e continua vigorosa. Isso é normal?
Pelo que li o recomendado seria a 12 C°.
Obs: Está no quarto dia de fermentação e o Blow off está a milhão.
será que vai dar problema?

Cara, pela quantidade de fermento que você usou, não me surpreende esta atividade que você descreveu.

Recentemente fiz uma pilsner com esse fermento. O lag time dele foi menor do que muitos Ales que já usei e a fermentação ocorreu de forma constante!

Porém, notei que o final da fermentação é mais longa. Entre o 9° dia e o 10° dia ainda estava atenuando, 0.001 por dia. Então deixei 14 dias, sendo que entre os dois últimos dias não houve variação.
 
Hoje é o sexto dia, está em 5,5 C°, e continua borbulhando o blow off de 2 em 2 segundos.
Estou na dúvida se deixo nessa temperatura ou se subo pra 9 que seria a faixa normal dessa levedura.
Não sei se fermentar muito rápido causaria algum off-flavor

o que acham?
 
Como está a atenuação medida em SG ou Plato ?

Borbulhas sinalizam só o desprendimento de CO2.
 
Como está a atenuação medida em SG ou Plato ?

Borbulhas sinalizam só o desprendimento de CO2.
Eu medi agora e deu 1026. (OG 1046) atenuou pouco mais de 50%.
Será que seria bom ir subindo? Mantenho a 5,5Cº?
 
Eu medi agora e deu 1026. (OG 1046) atenuou pouco mais de 50%.
Será que seria bom ir subindo? Mantenho a 5,5Cº?

Acho que a temperatura está muito longe da temperatura ideal de trabalho da levedura.... e ainda só atenuou 50%....
Se a leitura de temperatura está correta não tenha medo tem mesmo de subir um pouco... outra coisa que tipo de air lock está usando? é que se for daqueles para levas de 20 litros e você com uma leva de 60 litros ele vai trabalhar ininterruptamente.... Eu estou com a minha primeira leva após o meu upgrade para 55 a 60 litros de cerveja e tive de alterar umas coisinhas... mostro em anexo o air lock que estou usando e funciona perfeitamente.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2019-04-05 at 09.57.50.jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-05 at 09.57.50.jpeg
    44.1 KB · Views: 26
  • WhatsApp Image 2019-04-05 at 09.57.33.jpeg
    WhatsApp Image 2019-04-05 at 09.57.33.jpeg
    31.8 KB · Views: 23
Acho que a temperatura está muito longe da temperatura ideal de trabalho da levedura.... e ainda só atenuou 50%....
Se a leitura de temperatura está correta não tenha medo tem mesmo de subir um pouco... outra coisa que tipo de air lock está usando? é que se for daqueles para levas de 20 litros e você com uma leva de 60 litros ele vai trabalhar ininterruptamente.... Eu estou com a minha primeira leva após o meu upgrade para 55 a 60 litros de cerveja e tive de alterar umas coisinhas... mostro em anexo o air lock que estou usando e funciona perfeitamente.
Estou usando Blow off .
Acho que vou subir mesmo
 
Eu medi agora e deu 1026. (OG 1046) atenuou pouco mais de 50%.
Será que seria bom ir subindo? Mantenho a 5,5Cº?

Sexto dia com 50% de atenuação não é uma fermentação vigorosa (explicada pela temperatura bem baixa em que se encontra). Suba a temperatura sem medo de ser feliz, uns 2~3ºC no máximo por dia (deixe subir naturalmente a temperatura).
 
Back
Top