Fermentação com temperatura muito elevada. Quais os riscos?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Murici

New Member
Joined
Jul 9, 2015
Messages
1
Reaction score
0
Ola pessoal!
Estava fazendo minha segunda cerveja. Como estava muito frio aqui 10° coloquei para fermentar dentro de uma caixa térmica com uma lampada ligada mais sem controle de temperatura. No outro dia o termômetro dentro da caixa estava mercando 32° e o airlok borbulhando como nunca. Tirei a lampada e a temperatura só baixou para 20° um dia depois. Quero saber se consumir esse cerveja tem algum risco para a saúde ou vai dar só problema no gosto mesmo?
Devo descartar tudo?
 
Ola pessoal!
Estava fazendo minha segunda cerveja. Como estava muito frio aqui 10° coloquei para fermentar dentro de uma caixa térmica com uma lampada ligada mais sem controle de temperatura. No outro dia o termômetro dentro da caixa estava mercando 32° e o airlok borbulhando como nunca. Tirei a lampada e a temperatura só baixou para 20° um dia depois. Quero saber se consumir esse cerveja tem algum risco para a saúde ou vai dar só problema no gosto mesmo?
Devo descartar tudo?
Nenhum risco, e NUNCA descarte uma leva a menos que ela esteja contaminada ou algo muito grave que a deixe intragável.

Temperatura de fermentação muito alta no início da fermentação pode levar a vários problemas, sendo que um dos mais comuns é a geração de álcool superior, que dá um aroma forte de álcool e esquenta a garganta ao beber, além de aumentar a chance de dor de cabeça. Fora isso, excesso de ésteres (frutado), diacetil (manteiga rançosa), acetaldeído (gosto de maça ainda verde e adstringência), fora um clássico aroma de fermento estressado, uma mistura de aromas difícil de descrever mas que muitas vezes acompanha aroma de enxofre (sulfuroso).

Abraço,
 
Bah, Guenther, acho que foi exatamente isso que aconteceu com uma red ale minha. Logo que eu abro a garrafa não sinto este odor, mas após alguns minutos vem um leve odor de enxofre (um pouquinho desagradável).
 
Back
Top