Fermentação com baixa atividade - Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreleite

Active Member
Joined
Mar 5, 2015
Messages
37
Reaction score
7
Bom dia!
Amigos, estou com uma leva Pilsen Lager (aprox. 23 litros) fermentando desde domingo a noite, simultânea a uma leva de Belgian Blond Ale (ambas em geladeiras e temperaturas distintas).
Noto desde terça feira uma atividade absurda de bolhas no airlock da Blond Ale e no da Pilsen Lager nada...
Já verifiquei a vedação do balde, se pressiono suavemente a tampa com o dedo vejo a atividade no airlock, noto que o álcool do airlock esta evaporando devido a atividade (inclusive tive que repor o nível), porém não consegui ver uma única bolha até agora. Hoje pela manhã fiquei observando por mais de 5 minutos e vi o álcool no airlock baixando, baixando, baixando como que se estivesse vindo pressão de dentro do balde mais nada de bolhas.
Essa baixa atividade e lentidão é normal em fermentação lager?

Informações que talvez possam interessar:
- Possuo controle de temperatura;
- Estou fermentando desde domingo a noite em 12º;
- Usei fermento lager (três pacotes de w34/70);
- A OG deu 1050.

Abraços!
 
Cervejas diferentes, cepas diferentes, temperaturas diferentes. Não dá pra esperar que a atividade no airlock seja a mesma.

Qual densidade atual da pilsen? Está atenuando ou a fermentação está parada?

O ritmo da fermentação de Ales e lagers é bem diferente.
 
Cervejas diferentes, cepas diferentes, temperaturas diferentes. Não dá pra esperar que a atividade no airlock seja a mesma.

Qual densidade atual da pilsen? Está atenuando ou a fermentação está parada?

O ritmo da fermentação de Ales e lagers é bem diferente.

Alexandre, te confesso que acabei esquecendo de fazer as medições, não fiz nenhuma ainda pra acompanhar. Essas são minhas primeiras duas levas e acabei esquecendo disso. Meço a noite e depois posto.

Obrigado.
 
Bom dia!
Amigos, estou com uma leva Pilsen Lager (aprox. 23 litros) fermentando desde domingo a noite, simultânea a uma leva de Belgian Blond Ale (ambas em geladeiras e temperaturas distintas).
Noto desde terça feira uma atividade absurda de bolhas no airlock da Blond Ale e no da Pilsen Lager nada...
Já verifiquei a vedação do balde, se pressiono suavemente a tampa com o dedo vejo a atividade no airlock, noto que o álcool do airlock esta evaporando devido a atividade (inclusive tive que repor o nível), porém não consegui ver uma única bolha até agora. Hoje pela manhã fiquei observando por mais de 5 minutos e vi o álcool no airlock baixando, baixando, baixando como que se estivesse vindo pressão de dentro do balde mais nada de bolhas.
Essa baixa atividade e lentidão é normal em fermentação lager?

Informações que talvez possam interessar:
- Possuo controle de temperatura;
- Estou fermentando desde domingo a noite em 12º;
- Usei fermento lager (três pacotes de w34/70);
- A OG deu 1050.

Abraços!

De domingo pra cá tem que estar fermentando.
Se vc reidratou o fermento, deve estar tudo bem, provavelmente só há vazamento de pressão no balde.
 
Quando lembrei de medir a FG da primeira leva, não existia mais a primeira leva.

Já que confessou que são suas primeiras levas, talvez queira ler alguns tópicos fixos do fórum, se ainda não o fez:

São muito bons, e detalham alguns aspectos do processo de fazer cerveja artesanal.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076

E... seja bem vindo.

Abraço!

Valeu Alexandre! Amigo, pior é que eu já havia lido tudo isso antes... :) Antes de começar a produzir, vim estudando sobre cerveja artesanal desde janeiro, fiz o curso básico, tudo pra aprofundar melhor o entendimento e conhecimento, mas tu já começaste um dia também e sabe, é muita informação nova a cada etapa na produção e a pessoa começa a se preocupar com fatos novos e acaba esquecendo o básico. :)

Obrigado pela atenção e dicas, relendo os posts por ti citados já me achei novamente no processo e inclusive lembrei de alguns detalhes que havia tirado antes junto a cervejeiros mais experientes.
Muito obrigado pela paciência e atenção!
Abraço!
 
Eu comecei a pouco tempo também. É muita informação pra assimilar. O melhor é curtir cada cerveja e ir pegando experiência em cada receita nova, fermento, ingrediente... O aprendizado nunca termina.

Abraço.
 
Boa noite!
Jefferson Alexandre, não pude postar ontem os testes.
A princípio esta tudo correndo bem na fermentação, OG da Pilsen Lager 1018! :) :) :)

Confesso que não gostei muito do aroma e do gosto, o aroma esta um pouco (bem de leve) ácido e o sabor um pouco fraco...

Agora a Belgian Blond Ale meu chapa... essa eu bebi toda a mostra da medição e quase me fui encher novamente o copo no fermentador! Esta maravilhosa, aroma delicioso, amarga no ponto (no meu ponto lógico) e gosto muito bom.

Vamos dar sequencia e ver qq vai dar.
Abraço parceiro!
 

Latest posts

Back
Top