Fermentação, atenuação, dúvida.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ObreroMGB

Member
Joined
Feb 2, 2015
Messages
9
Reaction score
0
Olá pessoal ! gostaria de compartilhar dúvidas.

Porque minha cerveja nunca fermenta até o final? sempre para em 5, 4 ou até seis de brix?

o normal e esperado acredito que chegue a 2.

Tenho muitos açúcares não fermentáveis? como estou adquirindo eles ?

Tenho um fermentador com controle de temperatura, fermentei minha lager em 12 graus durante 9 dias, e ontem quando senti que as borbulhas começaram a enfraquecer subi para 16 graus, esperando que o fermento consuma alguns off-flavors. Acredito ser a prática correta, porém sempre minhas cervejas ficam com o brix alto.
Iniciou em 13 e hoje está em 6.2, ontem subi a temperatura e hoje não havia mais bolhas, achei bem estranho, parou subitamente, de acordo com minha experiencia acredito que ficaria ainda saindo bolhas. Estou medindo o brix para ver se a densidade se altera.

:mug::rockin:
 
Pelo visto você está medindo com refratômetro e não está fazendo a correção. O refratômentro sofre um efeito com o álcool do processo de fermentação, por isso, você tem que pegar o valor da OG e da FG medido e usar algum programa para calcular a correção. Ou só usar densímetro para medir FG.
Esse sítio é o que eu uso para fazer essa correção: http://onebeer.net/refractometer.shtml
Já conferi com o densímetro e sempre bate.
 
Nossa ! Obrigado pelas dicas tão rápidas, messo sempre com refratômetro e nunca faço a correção.

Obrigado !
 
Pelo visto você está medindo com refratômetro e não está fazendo a correção. O refratômentro sofre um efeito com o álcool do processo de fermentação, por isso, você tem que pegar o valor da OG e da FG medido e usar algum programa para calcular a correção. Ou só usar densímetro para medir FG.
Esse sítio é o que eu uso para fazer essa correção: http://onebeer.net/refractometer.shtml
Já conferi com o densímetro e sempre bate.
Ainda não conhecia esta página.
Para ter uma ideia de quanto o álcool interfere na leitura, eu acompanhei o final da fermentação primária com o refratômetro, já sabendo que o valor não seria preciso, mas indicaria quando terminou. O valor de 8.5, se convertesse direto, seria de 1032 e não de 1015, que obtive medindo com o densímetro.
 
e está certo em subir a temperatura da minha pilsen para que o fermento consuma com os off-flavors?
depois deixarei uns 2 dias em 0 graus ou perto disso para decantação dos sólidos, depois retirarei o slurry e aí sim engarrafarei, nem vou jogar gelatina.
 
e está certo em subir a temperatura da minha pilsen para que o fermento consuma com os off-flavors?
depois deixarei uns 2 dias em 0 graus ou perto disso para decantação dos sólidos, depois retirarei o slurry e aí sim engarrafarei, nem vou jogar gelatina.

Sim, é preciso subir a temperatura por uns 2 ou 3 dias para isso. A clarificação que eu acho que você pode deixar uns dias a mais, geralmente eu deixo pelo menos uns 7 dias.
 
Back
Top