Falta de aeração na lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gugajaime

Member
Joined
Apr 29, 2015
Messages
16
Reaction score
0
Bom dia a todos,
É o seguinte, sábado fiz uma lager, oito litros, mas somente hoje de manhã me lembrei de alguns detalhes dessa fabricação... Não fiz a aeração do mosto. Em um tópico aqui, que teve um problema parecido, foi feita uma aeração com compressor e a cerveja que estava sendo produzida era uma ale. Acontece que não tenho aerador e o fermento para ale aguenta mais desaforo. Minha OG foi de 1074, o fermento usado foi um w37-70 apenas reidratados. E agora, o que posso fazer? Abrir a bombona e aerar? Ou já era?
 
Bom dia a todos,
É o seguinte, sábado fiz uma lager, oito litros, mas somente hoje de manhã me lembrei de alguns detalhes dessa fabricação... Não fiz a aeração do mosto. Em um tópico aqui, que teve um problema parecido, foi feita uma aeração com compressor e a cerveja que estava sendo produzida era uma ale. Acontece que não tenho aerador e o fermento para ale aguenta mais desaforo. Minha OG foi de 1074, o fermento usado foi um w37-70 apenas reidratados. E agora, o que posso fazer? Abrir a bombona e aerar? Ou já era?

A aeração tem 2 propósitos básicos (na verdade eles são basicamente a mesma coisa):
-proporcionar oxigênio pra criação de alguns compostos importantes pra saúde da levedura.
-proporcionar oxigênio pra que ela possa se reproduzir mais.

Se vc tem uma levedura que já está muito saudável, e já veio com todos esses compostos necessários, que é o caso da levedura seca, reduziu a necessidade do primeiro fator.

Se vc adicionou fermento o suficiente, pra que a levedura não tenha que se reproduzir muito, reduziu o segundo fator (e o primeiro também por consequencia).

Então use fermento o suficiente. Pra lager o dobro de ale. 2g/L.
Que nesse caso, não terá problemas por falta de aeração/oxigenação...

Abraço
 
Fala Tiago,
Usei 11,5 g de fermento e não tenho mais.
Então, o negócio é deixar do jeito que está, ir conferindo a atenuação e torcer pelas leveduras, certo?
Valeu, abração.
 
Lembrando que esta formando CO2, pouco, mas constante. Em temperatura de 12 graus.
 
Fala Tiago,
Usei 11,5 g de fermento e não tenho mais.
Então, o negócio é deixar do jeito que está, ir conferindo a atenuação e torcer pelas leveduras, certo?
Valeu, abração.

Isso, agora que está fermentando deixa como está. Avalie seus resultados e adicione mais na próxima de acordo como vc achar necessário.

Mantenha nessa temperatura e quando chegar próximo ao final da fermentação vc pode gradualmente subir pra 16 a 18ºC e manter nessa temperatura pra reabsorção do diacetil.

Abraço
 
Back
Top