Extrato ou Grãos?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joelnunesf

New Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
4
Reaction score
0
Caro,

uma cerveja produzida com extrato não lupulado, outra com extrato lupulado e finalmente uma com grãos, todas do mesmo tipo, ao final serão cervejas diferentes? Se sim, quais as principais diferenças?

Atenciosamente

Joel
 
Fala @joelnunesf !

As principais diferenças são: o modo de fabricação, o custo final dos seus litros de cerveja e complexidade de sabores.

Extrato de malte é uma ótima maneira de começar e eu particularmente até hoje utilizo (após 20 lotes) pois fico muito satisfeito com o resultado final. Só se atente as marcas pois nem todas são boas, eu lhe recomendo BRIESS, BREWFERM e COUNTRYBREWER.

O extrato lupulado facilita ainda mais a produção pois tira a necessidade de você escolher o lúpulo adequado para aquele estilo de cerveja que está fabricando. Eu recomendo o uso deste somente no caso de vc não ter conhecimento nenhum de lúpulo e quer começar para ir apreendendo, do contrário prefiro usar o não-lupulado.

O grão é bom pois o seu custo é bem menor comparado ao extrato, porém é sabido que o processo de fabricação é mais difícil e exige um equipamento mais aprimorado, mas usando grãos consegue-se alcançar sabores mais complexos visto a enorme variedade que você irá encontrar em diversas lojas do brasil, coisa que não ocorre com o extrato de malte (líquido vulgo "LME" já é escasso, seco vulgo "DME" mais ainda).

Hoje utilizo grãos + extrato de malte não lupulado em minhas receitas e posso dizer que ficam muito boas! Meu equipamento não comporta ainda produções somente com grãos e mesmo quando comportar pretendo sempre usar extrato de malte pois particularmente me "apeguei" a esse modo de fabricação.

Abraço e boas cervas!
 
Para mim a principal diferença é que o extrato já vem pronto enquanto que na produção de uma cerveja com grãos você tem total liberdade para usar sua criatividade fazendo a cerveja do jeito que você planejar, obviamente que uma cerveja feita só com extrato é muito mais fácil de se fazer pois vc pula vários passos (moagem, mostura, recirculação, lavagem, etc) mas vc fica preso ao que o fabricante daquele determinado extrato determinou.

Por exemplo ... Qual a diferença entre fazer um macarrão com uma lata de molho pronto pomarola para outro no qual vc irá escolher a receita, comprar os ingredientes, lavar e cortar as ervas que vc irá usar, fritar o alho, experimentar o quanto de sal e pimenta está justo para seu gosto, etc?
 
Caro,

uma cerveja produzida com extrato não lupulado, outra com extrato lupulado e finalmente uma com grãos, todas do mesmo tipo, ao final serão cervejas diferentes? Se sim, quais as principais diferenças?

Atenciosamente

Joel


Se no final serão diferentes, com certeza serão, agora as diferenças podem sutis ou extremas, tudo é muito variável. Vou tentar fazer uma comparação um pouco parecida com o miojo que o Galhardo falou.

Você pode comprar pizza congelada ou comprar a massa pronta e molho pronto e só montar a pizza, ou ainda comprar a farinha, tomate, etc e fazer tudo sozinho.

No final vão ser diferentes mesmo sendo todas pizzas de calabresa? sim, pois praticamente sempre usarão marcas diferente de farinha, de calabresa, molho diferente etc, mas no final todas ficam "parecidas e boas".

Na cerveja é praticamente a mesma coisa.
 
Obrigado a todos pelo esclarecimentos e analogias, mas podemos dizer que uma cerveja de grãos pode ser comparada a uma pizza caseira ou macarronada italiana assim como uma cerveja de extrato de malte seria igual a uma pizza congelada e um miojo, tudo isso? Cá pra nós, pizza congelada e miojo é uma @#$%&... seria essa discrepância toda?
Fiquei até com medo de começar pelo extrato de malte. :)
 
Obrigado a todos pelo esclarecimentos e analogias, mas podemos dizer que uma cerveja de grãos pode ser comparada a uma pizza caseira ou macarronada italiana assim como uma cerveja de extrato de malte seria igual a uma pizza congelada e um miojo, tudo isso? Cá pra nós, pizza congelada e miojo é uma @#$%&... seria essa discrepância toda?
Fiquei até com medo de começar pelo extrato de malte. :)

Não é toda essa diferença, pode fazer cerveja boa com extrato, o problema é que o Brasil ainda ta fraco de disponibilidade de extratos de qualidade, então no geral a cerveja de grãos vai sair melhor. Mas na questão de flexibilidade sim a diferença é muito grande, extrato fica muito limitado, no grão tu faz praticamente o que quiser do jeito que quiser.
 
Não respondendo diretamente a pergunta, mas complementando o que o pessoal disse, vale muito mais uma cerveja fermentada cuidadosamente feita com extrato do que uma cerveja all-grain fermentada em temperatura ambiente. Na minha opinião, esse é o fator que deve ser considerado em primeiro lugar.

Abraços
 
Obrigado a todos pelo esclarecimentos e analogias, mas podemos dizer que uma cerveja de grãos pode ser comparada a uma pizza caseira ou macarronada italiana assim como uma cerveja de extrato de malte seria igual a uma pizza congelada e um miojo, tudo isso? Cá pra nós, pizza congelada e miojo é uma @#$%&... seria essa discrepância toda?
Fiquei até com medo de começar pelo extrato de malte. :)

Hahahaha, eu não falei miojo, eu falei macarrão com pomarola!! Me referia mais ao processo e "intimidade" de se fazer uma cerveja passo a passo do que necessariamente só qualidade, tem extratos excelentes (lá fora), muito provavelmente suas primeiras cervejas fiquem melhores com extrato do que com grãos mas na minha opinião o aprendizado e a relação com a cerveja são diferentes em ambos os casos, vc aprende mais com grãos!


E realmente o Tiago tem razão, a fermentação talvez seja o maior desafio!
 
Mais uma vez, muito obrigado a todos pelas dicas, e acho que vou me iniciar nessa ciência, nesse hobby, começando pelo extrato mesmo, não sei se posso considerar como um bom inicio, mas será assim, acho que para conhecer e entender um pouco mais do processo será um bom início, EXTRATO LUPULADO... AQUI VAMOS NÓS!!! Alguém recomenda um estilo? Abcs
 
Mais uma vez, muito obrigado a todos pelas dicas, e acho que vou me iniciar nessa ciência, nesse hobby, começando pelo extrato mesmo, não sei se posso considerar como um bom inicio, mas será assim, acho que para conhecer e entender um pouco mais do processo será um bom início, EXTRATO LUPULADO... AQUI VAMOS NÓS!!! Alguém recomenda um estilo? Abcs

Manda ver, o lance é começar!! À media que vc for evoluindo, vai dando outros passos e se profundando mais.

Sei lá, eu comecei com uma pale ale, acho o estilo mais simples. Eu ficaria nas ales para as primeiras levas.
 
Boa noite pessoal!

O fato é, all grain te da mais liberdade, mais sujeira, mais trabalho e por consequência mais prazer.
 
Mais uma vez, muito obrigado a todos pelas dicas, e acho que vou me iniciar nessa ciência, nesse hobby, começando pelo extrato mesmo, não sei se posso considerar como um bom inicio, mas será assim, acho que para conhecer e entender um pouco mais do processo será um bom início, EXTRATO LUPULADO... AQUI VAMOS NÓS!!! Alguém recomenda um estilo? Abcs

Só faz cerveja boa quem faz cerveja, independente de ser extrato ou all grain.

Comece como achar melhor e use o fórum como apoio no aprendizado.

Sobre estilo, faça alguma Ale que você goste de beber.

Eu comecei com Pale Ales e me divirto muito fazendo e bebendo elas.

Abraços,
 
Boa noite pessoal!

O fato é, all grain te da mais liberdade, mais sujeira, mais trabalho e por consequência mais prazer.

Isso depende muito da pessoa! Eu acho muito divertido fazer cerveja com extrato, porque da menos trabalho, menos sujeira e por consequencia mais prazer, eu sou preguiçoso. Hahahahahaha

Abraço
 
Eu sempre uso flor dentro de bag pra nao fazer muita sujeira no mosto.
Despedaça bem as flores, amarra um barbante pro saco ficar bem fechado e coloca um peso dentro pra ele afundar na fervura.

Tem umas "gaiolas de inox" que sao bem legais pra isso tb.
@galhardo tem idéia de onde acho essas gaiolas? Valeu pela dica!!
Isso depende muito da pessoa! Eu acho muito divertido fazer cerveja com extrato, porque da menos trabalho, menos sujeira e por consequencia mais prazer, eu sou preguiçoso. Hahahahahaha

Abraço
Concorda Tiago![emoji1]
 
Fiz minha primeira com extrato e depois uma dúzia all grain.
Acho que o uso do extrato para inicio válido mas faça a lupulagem conforme seu gosto..... Os lúpulos são os temperos da breja, eles tornam sua receita única. Leia um pouco sobre os lúpulos, vc vai ver a quantidade de aromas e sabores disponíveis e ,com certeza, vai curtir.

abcs.
 
Vou dar meu pitaco. Acho que uma boa analogia seria comparar com aprender a pintar. O extrato seria uma pessoa te dar uma tela com os pontilhados já desenhados e você só tem que colorir. All grain é você quem faz a arte.

É muito válido começar pelo extrato, até para entender todos os processos com menor marge de erro. Mas eventualmente você vai querer migrar pro all grain pra ter mais liberdade criativa.
 
Back
Top