explosão das garrafas - tempo de segurança

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Pessoal!
Uma dúvida. Envasei minha leva no sábado e gostaria de distribuir algumas garrafas para alguns amigos. Mas em contrapartida, não gostaria que estas garrafas acabem explodindo por ai. Existe um tempo minimo que eu possa levar em conta antes de começar a distrubuir minha leva sem que ocorra algum risco de explosão?
Tipo, se passar 2 semanas (que é o tempo de carbonatação que desejo esperar) posso distribuir as danadas sem nenhum risco? Como é minha primeira leva, por mais que eu tenha seguido todos os procedimentos à risca, ainda tenho uma certa insegurança...

edit- Estou considerando o primming em temperatura ambiente.
 
@ferorsan tu está utilizando o manômetro em uma das garrafas para monitorar a pressão? Há um topico lá no Iniciante que o Guenther explica a importância e como utilizar.

Caso não, acredito que duas semanas seja pouco tempo, pois o gás demora um tempo para solubilizar no liquido e realmente carbonatar a tua cerveja. Quanto de açúcar tu utilizou para o primming?

Uma alternativa é, após o final desta etapa as tuas garrafas estarem sempre acondicionadas a baixa temperatura, para garantir que não continue uma possivel carbonatação excessiva.
 
@GuilhermeCunha, não to usando manômetro não.. por conta disso mesmo que eu queria saber se tinha algum tempo seguro de retenção das garrafas antes de começar a distribuir. Meu primming tá com 7g/l de açucar invertido.
Fiz a primária e secundária seguindo os topicos fixos e medi FG com bastante rigor... mas como é minha primogênita, medo sempre dá.
 
Sendo bem sincero e prático: nao, nao existe um tempo de segurança. Se tudo foi bem feito, nao debe acontecer mas, por ter sido sua primeira leva, pode ter acontecido de a fermentacao nao ter sido completa, de ter errado no primming ou outras mil poasibilidades. Se esta servindo em casa, resfriar garante que nao exploda mas, a partir do momento que vc distribuiu nao sabe como as pessoaa acondicionarao as garrafas.
 
já te vi bastante vezes aqui pelo fórum, então acredito que tu tenha lido bem os tópicos fixos.
Em resumo, se tu tem certeza que tua levedura atenuou tudo que tinha pra atenuar (densidade estável por uns 3 dias a temperatura de secundária), tua mistura de priming foi boa e tua sanitização foi perfeita, não tem com o que se preocupar.
Se atenuou tudo, existiriam basicamente 2 riscos. Priming mal feito ou contaminação (mesmo sem dar gosto). Se quiser ter certeza, espere umas 3 semanas com ela a temperatura de fermentação e depois, quando distribuir, peça pro pessoal manter gelada (e de pé, não por causa do perigo de explosão, e sim, para correto depósito do fermento no fundo)
 
eu daria logo, antes de pegar muita pressão e com 2 semanas falaria pra eles colocarem na geladeira
Sem manômetro vc não vai saber a pressão, e se tiver dado merda esse transporte depois de fermentar pode explodir, por choque , por chacoalho, por alta temperatura
 
oi @tiefensee, faz uns 4 meses que eu frequento o forum assiduamente e tento absorver tudo que ele pode oferecer. Acredito que 99% da minha brassagem eu utilizei os procedimentos descritos aqui, principalmente nos fixos. Apesar de ter a teoria, ainda não tenho experiência prática.. 1 brassagem só nem conta.. então essa insegurança aparece mesmo.. por enquanto essa primeira brassagem está indo ok, sem off-flavors, com controle de temp, og e fg dentro do esperado... vamos ver se fecho com chave de ouro no primming..
 
oi @tiefensee, faz uns 4 meses que eu frequento o forum assiduamente e tento absorver tudo que ele pode oferecer. Acredito que 99% da minha brassagem eu utilizei os procedimentos descritos aqui, principalmente nos fixos. Apesar de ter a teoria, ainda não tenho experiência prática.. 1 brassagem só nem conta.. então essa insegurança aparece mesmo.. por enquanto essa primeira brassagem está indo ok, sem off-flavors, com controle de temp, og e fg dentro do esperado... vamos ver se fecho com chave de ouro no primming..

Cara, fica tranquilo. Se tu deixou a fermentação acabar por completo e homogeneizou bem o açúcar invertido, com 7g/L só estoura se a garrafa tiver defeito... Mas indico que tu distribua ela pros amigos apenas após passar o período de refermentação e tu provar. E fala pra eles que tem que deixar uns 2 a 3 dias gelando antes de tomar pra que o líquido absorva o CO2 e a cerveja fique realmente carbonatada....
depois nos conta como ficou!
 
Back
Top