Estabilização de cerveja - Gelo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LuisOtavio

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
93
Reaction score
43
Pessoal,
um tema quase ausente nas discussões "artesanais" é a estabilização das caracteristicas esseciais de uma boa cerveja (sabor, aroma, etc.) no tempo.

Tudo bem que não nos preocupamos muito com esse tema, quase sempre legado a micro e grandes cervejarias, mas que é um assunto interessante cientificamente, isso é...

Geralmente, a instabilidade de uma cerveja se relaciona com a presença de "HAZE", basicamente porque os compostos que levam a esse defeito podem facilmente se oxidar levando a "off flavors".

Dos vários métodos de estabilização, dá pra citar aqueles mais acessíveis, cosistindo da adição de precipitantes/clarificantes, que podem ser agentes ativos a polifenóis, proteínas e fermento. Destes, polivinilpirrolidona (PVPP), silica gel, musgo irlandes (irish moss), isinglass são apenas alguns poucos exemplos.

Surgiu então uma boa alternativa que não envolve a adição de reagentes na cerveja, a ESTABILIZAÇÃO POR GELO. Sucintamente, funciona pelo congelamento parcial da cerveja durante a maturação. O método não pode ser confudido com o processo de produçaõ de cervejas Bock,já que leva a um grau de estabilização muito maior, não é um método de pré-concentração de álcool e elimina "todos" os precursores oxidativos.

No método, a cerveja é congelada a -3 grausC por ~72h, pra manter a quantidade de gelo abaixo de 5% do volume total e então a cerveja é removida do gelo. O método remove eficientemente proteínas e fenóis reponsáveis pelo "haze" e é particularmente seletivo aos polifenóis de alto poder de oxidação.

Portanto, o método é mais eficiente que outros na estabilização de cervejas e já vem sendo utilizado industrialmente, com uma série de benefícios. A patente US No 5304384 descreve um método industrial.

Alguém conhece o tal método?
Quais experiencias tiveram?
Foi possível visualizar vantagens?


Estou me preparando para fazer pequenos testes e em breve relato.
Abraço a todos!
 
Oi Luis,

Muito interessante! Eu já experimentei oxidação por envelhecimento em cerveja minha e chill haze é uma coisa que me incomoda um pouco.
Apoio todos os tipos de experimento que objetivam um resultado melhor na nossa cerveja.
Não deixe de nos manter informados sobre os resultados das suas experiências.

boa sorte,
Tiago
 
LuisOtavio,
Nunca tinha lido ou ouvido falar sobre isso e achei muito interessante!!!
Na minha última leva quase fiz algo parecido com isso, totalmente sem querer! Depois de 4-5 dias a -1C, removi meu fermentador da geladeira a cerveja estava "prestes a congelar", com pequenos cristais se formando devido a agitação, se tivesse embarrilado sem tirar da geladeira, talvez desse certo...

Quando tiver algum resultado e/ou conclusão dos teus experimentos, posta ai.

Abraço.
 
Olá pessoal,
assim que tiver algum resultado posto.
O grande desafio ainda é criar de modo controlado esses pequenos aglomerados de gelo e ainda manter a temperatura constante durante a filtragem do gelo.
Vou ter que adaptar o maturador.
Abraço!
 
bem, isso de congelar descobri após perceber gelo na parte superior da cerveja na transferência para o maturador....

eram para ser 300 litros, porém só saíram 260.... onde foi parar o restante....

tiver que abrir o fermentador, ''vualá'', uma imensa pedra de gelo no fundo vazio do cone...

então fui pesquisar os possíveis problemas que acarretariam o fato...

cheguei até um artigo...
.http://portalosaberdacerveja.com.br...cilindro-conicos-&catid=36:tecnicos&Itemid=50

que me tranquilizou.... pois meu fermentador tem serpentina na metade da parte superior e no cone...

isso acontece, acho eu, pelo volume refrigerado, no meu caso variando entre 300 e 450 litros.


esse artigo é muito bom, mas é sempre bom aprofundar mais... vou caçar outros artigos que tenho sobre o assunto e postar.
 
bem, isso de congelar descobri após perceber gelo na parte superior da cerveja na transferência para o maturador....

eram para ser 300 litros, porém só saíram 260.... onde foi parar o restante....

tiver que abrir o fermentador, ''vualá'', uma imensa pedra de gelo no fundo vazio do cone...

então fui pesquisar os possíveis problemas que acarretariam o fato...

cheguei até um artigo...
.http://portalosaberdacerveja.com.br...cilindro-conicos-&catid=36:tecnicos&Itemid=50

que me tranquilizou.... pois meu fermentador tem serpentina na metade da parte superior e no cone...

isso acontece, acho eu, pelo volume refrigerado, no meu caso variando entre 300 e 450 litros.


esse artigo é muito bom, mas é sempre bom aprofundar mais... vou caçar outros artigos que tenho sobre o assunto e postar.


caro amigo este" congelamento de cima para baixo" se deve ao comportamento anômalo da agua(cerveja), pois a sua densidade, ao contrário do que acontece com outros líquidos, tende a se elevar à medida que aumentamos a temperatura. Desta maneira, o GELO É MENOS DENSO DO QUE A ÁGUA E POR ISSO ELE FLUTUA! e fica no topo do fermentador, pode ver uma garrafa por exemplo ela sempre começa a congelar pelo pescoço....:fro:
 
O chill raze traz um aroma/gosto diferente a cerveja ou caracteriza por outros off flavous q aparecem?
 
O chill raze traz um aroma/gosto diferente a cerveja ou caracteriza por outros off flavous q aparecem?

Não, é apenas uma turbidez quando a cerveja gela.
Seria um defeito apenas estético.
Em alguns estilos é até intencional.

Abs
 

Latest posts

Back
Top