@Luz, aí que moram alguns grandes problemas na maneira de ensinar, ou em recomendar soluções, especialmente quando se recomenda algo sem poder dar uma fonte caso necessário.
Quero deixar claro que o que vou escrever pode parecer duro, arrogante, sei lá.... mas NÃO é..... nem tem essa intenção.... é só um texto explicando alguns dos grandes problemas que eu vejo no Brasil em relação à forma com que a informação em geral sobre o homebrewing é disseminada, características que encontrei no teu texto.
Bom, isso me lembra inúmeros blogs, ou até textos/ensinamentos de algumas lojas e cursos que já vi, que apesar da boa intenção, gera um monte de problemas em cascata, pois uma coisa é ensinada de forma errada ou incompleta..... e então o cara que aprendeu errado ensina outro dizendo que o motivo "é que me ensinaram assim", e por aí vai, e em GRANDE parte dos casos... o problema está neste tipo de MOTIVO pra ensinar de uma determinada forma:
"Acredito que mais de 80% dos cervejeiros caseiros não tem um controle ideal de temperatura. E esta temperatura é suficiente para a maioria das cervejas."
Esse é o problema... e tentar ensinar a teoria de uma forma incompleta demais, ou ensinar algo diferente do que o cara realmente deveria saber, porque você ASSUME que o cara não vai conseguir fazer do jeito certo..... então você prefere ensinar de uma outra forma e nem mencionar o correto, pois supostamente.... isso geraria mais chance do cara "acertar" a cerveja.
Isso, eu digo tranquilamente, é uma TREMENDA fonte de problemas no Homebrewing do Brasil, e esse foi um dos MAIORES motivos pelo qual eu criei o HomebrewTalk Brasil, justamente para que as coisas ensinadas fiquem gravadas aqui, e passíveis de revisão e correção entre todos nós, uns corrigindo os outros. Por quê? Porque quando você ensina alguém ao vivo ou num curso, ninguém mais está acompanhando a forma de ensinamento e não tem como corrigir..... mas aqui, quando alguém ensina outro de forma errada, incompleta, ou "ditatorial" (não num sentido pejorativo).... do tipo "não passe de 23"...... só que sem explicar o motivo de não passar dos 23...... a gente pode corrigir uns aos outros.
Ou seja, ensinando dessa forma, tu estás impedindo que mesmo aqueles que PODEM controlar temperatura, não vão fazer o mais recomendado porque tu ensinou de uma forma incompleta e que os impede de fazer o melhor.
Tu podes achar que essas coisas são detalhes sem importância, mas eu te garanto..... esse tipo de conclusão pessoal, do tipo "os caras são leigos, é melhor eu ensinar diferente pra garantir ele vai fazer o certo" é uma das MAIORES fontes de mitos e ensinamentos errados do Brasil inteiro....... e é o motivo pelo qual eu e vários outros tem que responder dezenas de e-mails, posts aqui, posts em listas, porque muitos ensinam "da forma que acham melhor" em vez de ensinar o que é teoria real, o que tem fonte bibliográfica, etc. A quantidade de e-mails pessoais que eu tenho que responder diariamente com dúvidas de caras que aprenderam esses mitos EM CURSOS...... é impressionante.
Dando alguns exemplos, e não me importo de maneira nenhuma em citar os nomes porque tenho uma relação de amizade e respeito com todos que vou citar:
1) A WE ensina (ou ensinava, já conversei com eles diversas vezes sobre isso) utilizar uma quantidade X de açúcar, e quando a pressão do manômetro chegasse em 2,5kg, que interrompesse a refermentação e colocasse tudo na geladeira. Isso é completamente errado, e basicamente impede que de repente o cara detecte que vem usando quantidades erradas de açúcar, e que corrija sua técnica. Esse é um exemplo de um pequeno detalhe, mas que tem um GRANDE efeito no ensinamento não só do cara que aprendeu dessa forma, mas porque o cara que aprende de um jeito, tende a ensinar TODOS daquele mesmo jeito, então é importante sempre passar a teoria correta. Eu conheço um cara que faz cerveja há mais de 4 anos desse jeito, e há uns 2 meses atrás ele me falou que fazia assim, eu expliquei o motivo daquilo ser totalmente errado.... e ele me disse que fazia daquele jeito porque disseram que era o certo.
- A WE por sua vez, das vezes que os indaguei do motivo de ensinarem assim, disseram que ensinam assim que a maioria da galera "pode errar" as quantidades.... então eles ensinam assim que isso faz com que o cara não erre. O grande problema disso..... é que se nem MENCIONAR o correto, tu simplesmente impede que o cara aprenda o jeito certo, mesmo que aquilo, pra ele, talvez fosse ser uma barbada.
2) Há algum tempo um cliente dos Lamas postou aqui um texto deles onde eles indicam a fermentar a cerveja Ales até 24 graus, o que sinceramente, é uma recomendação MUITO ruim. Bom, depois disso, fui falar eles, e tivemos uma LONGA discussão sobre o assunto.... a explicação foi que "Cara, a maioria dos caras não tem controle de temperatura nenhum...... e então nem adianta dizer que deve fermentar mais baixo porque se não os caras nem façam cerveja.... e se tentarem controlar, talvez façam coisas erradas, etc"..... não foi literalmente isso, mas foi um resumo. A minha resposta? Ensinar assim, está COMPLETAMENTE errado. Mesmo que seja um texto curto, SEMPRE É POSSÍVEL passar a teoria correta, e adicionar uma dica de técnica que SIRVA. Exemplo, poderiam simplesmente dizer assim "A fermentação de Ales, no geral, pode ocorrer entre 18 a 24 graus, porém, é sempre recomendável começar qualquer fermentação na faixa mais baixa de atuação do fermento.". Pronto....... com umas 10 palavras a mais, passou uma teoria muito mais completa, permitindo que os caras que tenham controle consigam fazer o certo, e facilitando para quem não tem. Nesse caso específico aqui do fórum, era um usuário que TINHA controle de temperatura e estava começando todas as suas fermentações a 24 graus........ porque era............... "o que tinham ensinado pra ele".
Eu poderia escrever aqui PÁGINAS e PÁGINAS de coisas como essa, pois eu vejo isso há muitos anos.......... a exemplo do clássico mito de não poder mosturar na mesma panela do fundo falso.
As outras partes do texto seguem JUSTAMENTE a mesma linha..... exemplo clássico do uso do manômetro.... que no geral acaba fazendo o cervejeiro viciar no manômetro pois ele pode interromper tudo, só que nunca saber se realmente está certo ou errado.
Existem áreas e áreas, mas no Homebrewing, errar é uma tremenda chance de aprendizado quando a pessoa sabe aproveitar a chance.
Ou seja, minha mensagem é..... ensine o acha realmente correto, e DE PREFERENCIA.... citando referências bibliográficas ou CASOS PRÁTICOS daquilo que provam a teoria, pois um dos maiores problemas que existem é misturar GOSTO PESSOAL ao ensinar alguém, SEM MENCIONAR que aquilo é gosto pessoal.
Nos cursos que ministro e nos meus textos eu tento (e nem sempre consigo) exaustivamente fazer isso....... citar a teoria, e depois adicionar um "bom, mas particularmente, eu gosto de fazer assim por X, Y, e Z motivos".
Ensinar algo que foge às referências sem adicionar o MOTIVO daquilo..... gera uma quantidade grande problemas de ensinamento, pois o cara que ouviu tu falar "não passe de 23 graus" (sem dizer o porquê) vai ensinar mais 2 caras, e esses dois vão ensinar mais 4, e esses 4 mais 8....... e essa progressão acaba por gerar mitos que atingem o Brasil inteiro.... e no final, NINGUÉM sabe o motivo daquilo.
Exemplo clássico, novamente, é o mito de não poder fazer mosturação ou rampas na mesma panela do fundo falso....... alguns poucos ensinaram isso SEM TESTAR ou porque NÃO SABIAM como fazer, ensinaram dizendo "NÃO FAÇA ISSO" (provavelmente porque eles não gostavam ou nunca aprenderam de outra forma), e aí a coisa de dissemina de forma viral.
Abraço,