Esta certo meu processo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
131
Reaction score
44
Boa noite Galera,

Gostaria de opniões se meu processo esta certo:

Cerveja Tipo Ale
Fermentação Primaria 3 dias - 18°, ir medido até parar de atenuar
Fermentação Secundaria 7 dias - Ir subindo 1° por dia até chegar a 25°
Dry Hope Baixar a temperatura para 0° por 5 dias
Clarificação com Gelatina Adicionar gelatina e deixar por 2 dias
Priming e Envase 6g de açúcar por litro
Carbonatação 14 dias em temperatura ambiente em local sem iluminação
Maturação Volta para geladeira por mais 7 dias.

Pronta para bebe.

Quem tiver as manhas e puder detalhar os processos eu agradeço.

Baratovysk
 
Eu faria o Dry hopping (DH) depois da fermentação primária, inclusive fazer o DH a 0 graus é contra indicado por muitos aqui no fórum, dizem que traz um sabor de grama, o indicado é após o primário, manda a cerva para um secundário e mantém o DH por uns 4 a 7 dias, troca de recipiente e dai leva para clarificação.

Tb achei sua fermentação bem rápida, tem certeza que atenuou tudo? Normalmente só considero a atenuação terminada depois que se mantem por 2 dias na mesma gravidade.
 
Ou começa a subir a temperatura quando diminui a atividade no air-lock. A "secundária" eu prefiro ir provando pra determinar quando acabou, mas considerando um bom controle de temperatura na fermentação 7 dias deve estar "quase sempre" bom ;)

O dry hopping seria a adição de mais lúpulo durante a fermentação, pra uma APA ou IPA, enfim... Tem certeza que não quis dizer cold crash?! Nesse caso está legal, em vez de 0 graus pode ir ajustando pra ter certeza que não vai congelar, e dependendo do fermento uns dois ou três dias pode ser suficiente.

O resto está legal, já tive leva que levou 20 dias em temperatura ambiente pra carbonatar, mas aí vai provando, não joga tudo na geladeira de uma vez só.

Abraço!
 
Rômulo, Desculpe, eu quis dizer cold crash pois não faço DH e quanto a fermentação eu coloquei 3 dias mas deve demorar um pouco mais pois só mudo após para de atenuar.

Valter, como viu acima, é cold crash mesmo, estou usando S04, você acha que 3 dias esta legal? e a zero grau aqui não congelou.

Acho que vou comprar um manômetro para acompanhar a carbonatação, depois de carbonatar, volto para a geladeira a temperatura normal de geladeira ou temperatura controlada? se controlada quantos graus?

Baratovysk
 
aproveitando o gancho... ao invés de subir 1 grau por dia (depois dos 3 dias a 18) por que não subir 2 graus a cada dois dias? isso pode influenciar negativamente?
 
Primeiramente não tem um perfil único para todos os tipos de cerveja.
Por exemplo estes dias queria uma cerveja super limpa, então usei um US-05 e comecei a fermentação a 16 graus e fui subindo até 21. E o que mais varia é tempo de maturação, 7 dias é bem pouco para quase todos tipos de cerveja, tirando cerveja com grande quantidade de trigo.

Mas avaliando como geral:

Fermentação Primaria 3 dias - 18°, ir medido até parar de atenuar - NÃO É ATÉ PARA DE ATENUAR, ELA PODE CONTINUAR ATENUANDO NAS TEMPERATURAS 19-21, O MAIS IMPORTANTE É QUE ELA NÃO COMECE A FERMENTAR EM TEMPERATURAS SUPERIORES A 20ºC

Fermentação Secundaria 7 dias - Ir subindo 1° por dia até chegar a 25º - NÃO PASSE DE 23ºC

Dry Hope Baixar a temperatura para 0° por 5 dias - (COLD CRASH) BAIXA PARA 0ºC ATÉ DAR UM LIMPADA LEGAL, SEM TEMPO DETERMINADO

Clarificação com Gelatina Adicionar gelatina e deixar por 2 dias - 2 DIAS É O TEMPO MINIMO, EU DEIXO 3-4

Priming e Envase 6g de açúcar por litro - QUANTIDADE DE AÇUCAR VARIA COM ESTILO

Carbonatação 14 dias em temperatura ambiente em local sem iluminação - SEM TEMPO DETERMINADO, ACOMPANHAR MANOMETRO

Maturação Volta para geladeira por mais 7 dias. - MATURAÇÃO É NO BALDE, DEVE SER FEITA ANTES DO COLD CRASH, POR PELO MENOS 15 DIAS EXCLUINDO CERVEJAS COM MUITO TRIGO
 
O que acham então se eu fizer assim:
 

Attachments

  • Meu Processo.png
    Meu Processo.png
    38.6 KB · Views: 140
O que acham então se eu fizer assim:

Pode ser feito dessa forma, é bom controlar pelos parâmetros que vc definiu, só não se prenda tanto aos dias, pode ser mais rapido ou mais lento do que vc espera.

Abraço
 
Valeu Tiago, vou fazer desta forma e não me prender tanto aos dias mas sim aos parâmetros.

Baratovysk
 
@Luz, é preciso ter cuidado ao recomendar coisas, ainda mais sem explicar o motivo...... olha só:

"Fermentação Secundaria 7 dias - Ir subindo 1° por dia até chegar a 25º - NÃO PASSE DE 23ºC"

De onde veio a recomendação de não passar dos 23 graus? Só pra ti teres uma idéia, o livro Yeast recomenda, no geral, até 25 graus, mas inúmeras Belgas vão bem além disso.

"Clarificação com Gelatina Adicionar gelatina e deixar por 2 dias - 2 DIAS É O TEMPO MINIMO, EU DEIXO 3-4"

Não é bem assim, 2 dias normalmente é bem suficiente... eu já fiz várias vezes durante somente 24 horas.

"Priming e Envase 6g de açúcar por litro - QUANTIDADE DE AÇUCAR VARIA COM ESTILO"

E com o gosto pessoal.

"Carbonatação 14 dias em temperatura ambiente em local sem iluminação - SEM TEMPO DETERMINADO, ACOMPANHAR MANOMETRO"

A maioria dos cervejeiros de longa data que conheço não utiliza manômetro, mas até é legal pra ver quando a pressão para de subir (não necessariamente até onde ela sobe)

"Maturação Volta para geladeira por mais 7 dias. - MATURAÇÃO É NO BALDE, DEVE SER FEITA ANTES DO COLD CRASH, POR PELO MENOS 15 DIAS EXCLUINDO CERVEJAS COM MUITO TRIGO"

1 - Maturação é no balde? Não, não precisa ser no balde.
2 - Não existe tempo pre-determinado pra maturação, mesmo caso da fermentação.

E no geral, @Baratovysk, esqueça essa idéia de X dias pra Fermentar..... a fermentação termina, quando acaba. :)

Se ficar mais alguma dúvida específica, pergunte.

Abraço,
 
"Primeiramente não tem um perfil único para todos os tipos de cerveja."
Mas avaliando como geral:
Falei de uma forma genérica, acredito que se tivesse dito, cada cerveja tem seu perfil, suas temperaturas, suas peculiaridades... Não ajudaria em nada.
"De onde veio a recomendação de não passar dos 23 graus? Só pra ti teres uma idéia, o livro Yeast recomenda, no geral, até 25 graus, mas inúmeras Belgas vão bem além disso."
Acredito que mais de 80% dos cervejeiros caseiros não tem um controle ideal de temperatura. E esta temperatura é suficiente para a maioria das cervejas.
"Não é bem assim, 2 dias normalmente é bem suficiente... eu já fiz várias vezes durante somente 24 horas."
Então 2 dias é o suficiente, 24 também pode ser, porém é melhor garantir, certo?!?!?!
"A maioria dos cervejeiros de longa data que conheço não utiliza manômetro, mas até é legal pra ver quando a pressão para de subir (não necessariamente até onde ela sobe)"
Ele esta na terceira leva, se cometer algum erro em alguma parte do processo pode até acontecer explosões de garrafas, então recomendo sim o uso do manômetro.
"1 - Maturação é no balde?"
Pois é, varios cervejeiros com que conversei falavam que consideravam maturação no balde, barril e na garrafa envelhecimento. Neste ponto realmente não tenho certeza se na garrafa é considerado maturação ou não.
 
Obrigado a todos, para mim ficou tudo esclarecido, no que entendi, o negocio é ir fazendo, medindo, degustando, não ter pressa e se for para errar no tempo que erre para mais, pois ninguém falou que deixar mais tempo vai dar errado, mas se deixar menos tempo vai dar.

Valeu mesmo a todos.

Uma confissão: Estou simplesmente APAIXONADO pelo fórum, gosto de estudar o que vou fazer, planejar, me aprimorar e fazer as coisas bem feitas, uma coisa posso garantir, pode ser que eu demore a conseguir, mas que minhas cervejas ainda vão ser maravilhosas não tenho duvida e o fórum aqui vai ser responsável somente por 99,99% deste resultado.

Baratovysk.
 
@Luz, aí que moram alguns grandes problemas na maneira de ensinar, ou em recomendar soluções, especialmente quando se recomenda algo sem poder dar uma fonte caso necessário.

Quero deixar claro que o que vou escrever pode parecer duro, arrogante, sei lá.... mas NÃO é..... nem tem essa intenção.... é só um texto explicando alguns dos grandes problemas que eu vejo no Brasil em relação à forma com que a informação em geral sobre o homebrewing é disseminada, características que encontrei no teu texto.


Bom, isso me lembra inúmeros blogs, ou até textos/ensinamentos de algumas lojas e cursos que já vi, que apesar da boa intenção, gera um monte de problemas em cascata, pois uma coisa é ensinada de forma errada ou incompleta..... e então o cara que aprendeu errado ensina outro dizendo que o motivo "é que me ensinaram assim", e por aí vai, e em GRANDE parte dos casos... o problema está neste tipo de MOTIVO pra ensinar de uma determinada forma:

"Acredito que mais de 80% dos cervejeiros caseiros não tem um controle ideal de temperatura. E esta temperatura é suficiente para a maioria das cervejas."

Esse é o problema... e tentar ensinar a teoria de uma forma incompleta demais, ou ensinar algo diferente do que o cara realmente deveria saber, porque você ASSUME que o cara não vai conseguir fazer do jeito certo..... então você prefere ensinar de uma outra forma e nem mencionar o correto, pois supostamente.... isso geraria mais chance do cara "acertar" a cerveja.

Isso, eu digo tranquilamente, é uma TREMENDA fonte de problemas no Homebrewing do Brasil, e esse foi um dos MAIORES motivos pelo qual eu criei o HomebrewTalk Brasil, justamente para que as coisas ensinadas fiquem gravadas aqui, e passíveis de revisão e correção entre todos nós, uns corrigindo os outros. Por quê? Porque quando você ensina alguém ao vivo ou num curso, ninguém mais está acompanhando a forma de ensinamento e não tem como corrigir..... mas aqui, quando alguém ensina outro de forma errada, incompleta, ou "ditatorial" (não num sentido pejorativo).... do tipo "não passe de 23"...... só que sem explicar o motivo de não passar dos 23...... a gente pode corrigir uns aos outros.

Ou seja, ensinando dessa forma, tu estás impedindo que mesmo aqueles que PODEM controlar temperatura, não vão fazer o mais recomendado porque tu ensinou de uma forma incompleta e que os impede de fazer o melhor.

Tu podes achar que essas coisas são detalhes sem importância, mas eu te garanto..... esse tipo de conclusão pessoal, do tipo "os caras são leigos, é melhor eu ensinar diferente pra garantir ele vai fazer o certo" é uma das MAIORES fontes de mitos e ensinamentos errados do Brasil inteiro....... e é o motivo pelo qual eu e vários outros tem que responder dezenas de e-mails, posts aqui, posts em listas, porque muitos ensinam "da forma que acham melhor" em vez de ensinar o que é teoria real, o que tem fonte bibliográfica, etc. A quantidade de e-mails pessoais que eu tenho que responder diariamente com dúvidas de caras que aprenderam esses mitos EM CURSOS...... é impressionante.

Dando alguns exemplos, e não me importo de maneira nenhuma em citar os nomes porque tenho uma relação de amizade e respeito com todos que vou citar:

1) A WE ensina (ou ensinava, já conversei com eles diversas vezes sobre isso) utilizar uma quantidade X de açúcar, e quando a pressão do manômetro chegasse em 2,5kg, que interrompesse a refermentação e colocasse tudo na geladeira. Isso é completamente errado, e basicamente impede que de repente o cara detecte que vem usando quantidades erradas de açúcar, e que corrija sua técnica. Esse é um exemplo de um pequeno detalhe, mas que tem um GRANDE efeito no ensinamento não só do cara que aprendeu dessa forma, mas porque o cara que aprende de um jeito, tende a ensinar TODOS daquele mesmo jeito, então é importante sempre passar a teoria correta. Eu conheço um cara que faz cerveja há mais de 4 anos desse jeito, e há uns 2 meses atrás ele me falou que fazia assim, eu expliquei o motivo daquilo ser totalmente errado.... e ele me disse que fazia daquele jeito porque disseram que era o certo. :) - A WE por sua vez, das vezes que os indaguei do motivo de ensinarem assim, disseram que ensinam assim que a maioria da galera "pode errar" as quantidades.... então eles ensinam assim que isso faz com que o cara não erre. O grande problema disso..... é que se nem MENCIONAR o correto, tu simplesmente impede que o cara aprenda o jeito certo, mesmo que aquilo, pra ele, talvez fosse ser uma barbada.

2) Há algum tempo um cliente dos Lamas postou aqui um texto deles onde eles indicam a fermentar a cerveja Ales até 24 graus, o que sinceramente, é uma recomendação MUITO ruim. Bom, depois disso, fui falar eles, e tivemos uma LONGA discussão sobre o assunto.... a explicação foi que "Cara, a maioria dos caras não tem controle de temperatura nenhum...... e então nem adianta dizer que deve fermentar mais baixo porque se não os caras nem façam cerveja.... e se tentarem controlar, talvez façam coisas erradas, etc"..... não foi literalmente isso, mas foi um resumo. A minha resposta? Ensinar assim, está COMPLETAMENTE errado. Mesmo que seja um texto curto, SEMPRE É POSSÍVEL passar a teoria correta, e adicionar uma dica de técnica que SIRVA. Exemplo, poderiam simplesmente dizer assim "A fermentação de Ales, no geral, pode ocorrer entre 18 a 24 graus, porém, é sempre recomendável começar qualquer fermentação na faixa mais baixa de atuação do fermento.". Pronto....... com umas 10 palavras a mais, passou uma teoria muito mais completa, permitindo que os caras que tenham controle consigam fazer o certo, e facilitando para quem não tem. Nesse caso específico aqui do fórum, era um usuário que TINHA controle de temperatura e estava começando todas as suas fermentações a 24 graus........ porque era............... "o que tinham ensinado pra ele".

Eu poderia escrever aqui PÁGINAS e PÁGINAS de coisas como essa, pois eu vejo isso há muitos anos.......... a exemplo do clássico mito de não poder mosturar na mesma panela do fundo falso. :)


As outras partes do texto seguem JUSTAMENTE a mesma linha..... exemplo clássico do uso do manômetro.... que no geral acaba fazendo o cervejeiro viciar no manômetro pois ele pode interromper tudo, só que nunca saber se realmente está certo ou errado.

Existem áreas e áreas, mas no Homebrewing, errar é uma tremenda chance de aprendizado quando a pessoa sabe aproveitar a chance.

Ou seja, minha mensagem é..... ensine o acha realmente correto, e DE PREFERENCIA.... citando referências bibliográficas ou CASOS PRÁTICOS daquilo que provam a teoria, pois um dos maiores problemas que existem é misturar GOSTO PESSOAL ao ensinar alguém, SEM MENCIONAR que aquilo é gosto pessoal.

Nos cursos que ministro e nos meus textos eu tento (e nem sempre consigo) exaustivamente fazer isso....... citar a teoria, e depois adicionar um "bom, mas particularmente, eu gosto de fazer assim por X, Y, e Z motivos".

Ensinar algo que foge às referências sem adicionar o MOTIVO daquilo..... gera uma quantidade grande problemas de ensinamento, pois o cara que ouviu tu falar "não passe de 23 graus" (sem dizer o porquê) vai ensinar mais 2 caras, e esses dois vão ensinar mais 4, e esses 4 mais 8....... e essa progressão acaba por gerar mitos que atingem o Brasil inteiro.... e no final, NINGUÉM sabe o motivo daquilo.

Exemplo clássico, novamente, é o mito de não poder fazer mosturação ou rampas na mesma panela do fundo falso....... alguns poucos ensinaram isso SEM TESTAR ou porque NÃO SABIAM como fazer, ensinaram dizendo "NÃO FAÇA ISSO" (provavelmente porque eles não gostavam ou nunca aprenderam de outra forma), e aí a coisa de dissemina de forma viral.

Abraço,
 
@Guenther uma sugestão, que tal colocar um tópico fixo com as regras do fórum?

Esse fórum funciona muito bem sem isso, mas tipo alguns "guidelines" simples, por exemplo não dar essas recomendações muito genéricas que podem gerar mitos... as vezes na boa intenção as pessoas acabam fazendo isso, e eu achei muito bom seu texto mas infelizmente nem todos vão ler. Se fizer uma lista com regrinhas simples na forma de tópicos pode funcionar bem!

Abraço!
 
É, acho que vou fazer um texto deste tipo de postar como tópico fixo na área Geral.
 
@Luz, aí que moram alguns grandes problemas na maneira de ensinar, ou em recomendar soluções, especialmente quando se recomenda algo sem poder dar uma fonte caso necessário.

Quero deixar claro que o que vou escrever pode parecer duro, arrogante, sei lá.... mas NÃO é..... nem tem essa intenção.... é só um texto explicando alguns dos grandes problemas que eu vejo no Brasil em relação à forma com que a informação em geral sobre o homebrewing é disseminada, características que encontrei no teu texto.


Bom, isso me lembra inúmeros blogs, ou até textos/ensinamentos de algumas lojas e cursos que já vi, que apesar da boa intenção, gera um monte de problemas em cascata, pois uma coisa é ensinada de forma errada ou incompleta..... e então o cara que aprendeu errado ensina outro dizendo que o motivo "é que me ensinaram assim", e por aí vai, e em GRANDE parte dos casos... o problema está neste tipo de MOTIVO pra ensinar de uma determinada forma:

"Acredito que mais de 80% dos cervejeiros caseiros não tem um controle ideal de temperatura. E esta temperatura é suficiente para a maioria das cervejas."

Esse é o problema... e tentar ensinar a teoria de uma forma incompleta demais, ou ensinar algo diferente do que o cara realmente deveria saber, porque você ASSUME que o cara não vai conseguir fazer do jeito certo..... então você prefere ensinar de uma outra forma e nem mencionar o correto, pois supostamente.... isso geraria mais chance do cara "acertar" a cerveja.

Isso, eu digo tranquilamente, é uma TREMENDA fonte de problemas no Homebrewing do Brasil, e esse foi um dos MAIORES motivos pelo qual eu criei o HomebrewTalk Brasil, justamente para que as coisas ensinadas fiquem gravadas aqui, e passíveis de revisão e correção entre todos nós, uns corrigindo os outros. Por quê? Porque quando você ensina alguém ao vivo ou num curso, ninguém mais está acompanhando a forma de ensinamento e não tem como corrigir..... mas aqui, quando alguém ensina outro de forma errada, incompleta, ou "ditatorial" (não num sentido pejorativo).... do tipo "não passe de 23"...... só que sem explicar o motivo de não passar dos 23...... a gente pode corrigir uns aos outros.

Ou seja, ensinando dessa forma, tu estás impedindo que mesmo aqueles que PODEM controlar temperatura, não vão fazer o mais recomendado porque tu ensinou de uma forma incompleta e que os impede de fazer o melhor.

Tu podes achar que essas coisas são detalhes sem importância, mas eu te garanto..... esse tipo de conclusão pessoal, do tipo "os caras são leigos, é melhor eu ensinar diferente pra garantir ele vai fazer o certo" é uma das MAIORES fontes de mitos e ensinamentos errados do Brasil inteiro....... e é o motivo pelo qual eu e vários outros tem que responder dezenas de e-mails, posts aqui, posts em listas, porque muitos ensinam "da forma que acham melhor" em vez de ensinar o que é teoria real, o que tem fonte bibliográfica, etc. A quantidade de e-mails pessoais que eu tenho que responder diariamente com dúvidas de caras que aprenderam esses mitos EM CURSOS...... é impressionante.

Dando alguns exemplos, e não me importo de maneira nenhuma em citar os nomes porque tenho uma relação de amizade e respeito com todos que vou citar:

1) A WE ensina (ou ensinava, já conversei com eles diversas vezes sobre isso) utilizar uma quantidade X de açúcar, e quando a pressão do manômetro chegasse em 2,5kg, que interrompesse a refermentação e colocasse tudo na geladeira. Isso é completamente errado, e basicamente impede que de repente o cara detecte que vem usando quantidades erradas de açúcar, e que corrija sua técnica. Esse é um exemplo de um pequeno detalhe, mas que tem um GRANDE efeito no ensinamento não só do cara que aprendeu dessa forma, mas porque o cara que aprende de um jeito, tende a ensinar TODOS daquele mesmo jeito, então é importante sempre passar a teoria correta. Eu conheço um cara que faz cerveja há mais de 4 anos desse jeito, e há uns 2 meses atrás ele me falou que fazia assim, eu expliquei o motivo daquilo ser totalmente errado.... e ele me disse que fazia daquele jeito porque disseram que era o certo. :) - A WE por sua vez, das vezes que os indaguei do motivo de ensinarem assim, disseram que ensinam assim que a maioria da galera "pode errar" as quantidades.... então eles ensinam assim que isso faz com que o cara não erre. O grande problema disso..... é que se nem MENCIONAR o correto, tu simplesmente impede que o cara aprenda o jeito certo, mesmo que aquilo, pra ele, talvez fosse ser uma barbada.

2) Há algum tempo um cliente dos Lamas postou aqui um texto deles onde eles indicam a fermentar a cerveja Ales até 24 graus, o que sinceramente, é uma recomendação MUITO ruim. Bom, depois disso, fui falar eles, e tivemos uma LONGA discussão sobre o assunto.... a explicação foi que "Cara, a maioria dos caras não tem controle de temperatura nenhum...... e então nem adianta dizer que deve fermentar mais baixo porque se não os caras nem façam cerveja.... e se tentarem controlar, talvez façam coisas erradas, etc"..... não foi literalmente isso, mas foi um resumo. A minha resposta? Ensinar assim, está COMPLETAMENTE errado. Mesmo que seja um texto curto, SEMPRE É POSSÍVEL passar a teoria correta, e adicionar uma dica de técnica que SIRVA. Exemplo, poderiam simplesmente dizer assim "A fermentação de Ales, no geral, pode ocorrer entre 18 a 24 graus, porém, é sempre recomendável começar qualquer fermentação na faixa mais baixa de atuação do fermento.". Pronto....... com umas 10 palavras a mais, passou uma teoria muito mais completa, permitindo que os caras que tenham controle consigam fazer o certo, e facilitando para quem não tem. Nesse caso específico aqui do fórum, era um usuário que TINHA controle de temperatura e estava começando todas as suas fermentações a 24 graus........ porque era............... "o que tinham ensinado pra ele".

Eu poderia escrever aqui PÁGINAS e PÁGINAS de coisas como essa, pois eu vejo isso há muitos anos.......... a exemplo do clássico mito de não poder mosturar na mesma panela do fundo falso. :)


As outras partes do texto seguem JUSTAMENTE a mesma linha..... exemplo clássico do uso do manômetro.... que no geral acaba fazendo o cervejeiro viciar no manômetro pois ele pode interromper tudo, só que nunca saber se realmente está certo ou errado.

Existem áreas e áreas, mas no Homebrewing, errar é uma tremenda chance de aprendizado quando a pessoa sabe aproveitar a chance.

Ou seja, minha mensagem é..... ensine o acha realmente correto, e DE PREFERENCIA.... citando referências bibliográficas ou CASOS PRÁTICOS daquilo que provam a teoria, pois um dos maiores problemas que existem é misturar GOSTO PESSOAL ao ensinar alguém, SEM MENCIONAR que aquilo é gosto pessoal.

Nos cursos que ministro e nos meus textos eu tento (e nem sempre consigo) exaustivamente fazer isso....... citar a teoria, e depois adicionar um "bom, mas particularmente, eu gosto de fazer assim por X, Y, e Z motivos".

Ensinar algo que foge às referências sem adicionar o MOTIVO daquilo..... gera uma quantidade grande problemas de ensinamento, pois o cara que ouviu tu falar "não passe de 23 graus" (sem dizer o porquê) vai ensinar mais 2 caras, e esses dois vão ensinar mais 4, e esses 4 mais 8....... e essa progressão acaba por gerar mitos que atingem o Brasil inteiro.... e no final, NINGUÉM sabe o motivo daquilo.

Exemplo clássico, novamente, é o mito de não poder fazer mosturação ou rampas na mesma panela do fundo falso....... alguns poucos ensinaram isso SEM TESTAR ou porque NÃO SABIAM como fazer, ensinaram dizendo "NÃO FAÇA ISSO" (provavelmente porque eles não gostavam ou nunca aprenderam de outra forma), e aí a coisa de dissemina de forma viral.

Abraço,

Beleza, vou prestar atenção nestes pontos e colocar informações mais completas, não tinha pensado por este lado ainda.

Abraço
 
Eu entendo que da pra fazer da fermentação a clarificação no mesmo recipiente.. eu só troco pra fazer o priming e envasar..
 
@romulo, isto mesmo, a primaria a secundaria e a clarificação, conforme descreve @Luccasm, estou fazendo no mesmo fermentador.
Pelo que tenho lido por aqui esta correto este processo.
Lembrando que eu tenho controle de temperatura.

Baratovysk
 
Pois é. Já li por aqui que até o Palmer se arrependeu de ter ensinado essa trocação de fermentador. Mas inda tem muitos "ensinamentos" afirmando a necessidade de troca de recipiente. E o fundo cônico? Perderia a necessidade?
 
Pois é. Já li por aqui que até o Palmer se arrependeu de ter ensinado essa trocação de fermentador. Mas inda tem muitos "ensinamentos" afirmando a necessidade de troca de recipiente. E o fundo cônico? Perderia a necessidade?

Não. Em produções com maior escala (totalmente fora da nossa realidade), quando se fala em muitos quilos sobre o fermento decantado, o peso pode causar a morte do fermento e dar sabor ruim a cerveja. Neste caso, o fundo cônico pode ser interessante.

Para produção caseira, o fundo cônico é interessante quando se tem uma quantidade razoável de cerveja produzida, e o fermentador fica muito pesado para ser transportado. Isso dificulta a trasfega para um segundo recipiente (sem contar que demora) para fazer o priming e engarrafar. Então, se tira o fermento e se mistura o priming nele mesmo. Como ele tem pés, não é necessário mexer nele para engarrafar, o que facilita mais ainda o processo.

Aqui no fórum tem um projeto em que se envolveu um cônico em uma serpentina e o próprio fermentador tem seu resfriamento, não precisando levar pra lugar algum para resfriar nem fazer cold crash. Também, ele foi feito em cima de uma base com rodinhas, para facilitar transporte...
 
Ok, respondidas, mas surgiram novas dúvidas hehehe, vou abrir um tópico novo pra não atrapalhar esse:
 
@Guenther e demais parceiros,

Estou fermentando uma Wess, não vou clarificar, já atenuou de 1048 para 1010, abaixei a temperatura hoje para 0º, será que preciso deixar mais 5 dias ou assim que atingir a temperatura já posso engarrafar?

Obrigado mais uma vez
Baratovys
 
@Guenther e demais parceiros,

Estou fermentando uma Wess, não vou clarificar, já atenuou de 1048 para 1010, abaixei a temperatura hoje para 0º, será que preciso deixar mais 5 dias ou assim que atingir a temperatura já posso engarrafar?

Obrigado mais uma vez
Baratovys

Olá Baratovysk,

Acho que depende de como a cerveja está agora. Se ela estiver com muito fermento em suspensão, eu deixaria ele baixar por alguns dias antes de engarrafar, pra que não fique excesso de fermento no fundo da garrafa depois. Mesmo sendo legal beber a weiss com um pouco de fermento, muito fica estranho.

Abraço
 
Baratovysk, deixe quantos dias achar necessário.... tire amostras, avalie, e siga seu instinto. Esse é um ponto onde, se tu "errar".... não vai errar, vai ser só um detalhe.... então permita-se... dê a você mesmo a chance de criar suas próprias técnicas baseadas na sua experiência pessoal, gosto pessoal, etc.

Particularmente, eu deixaria decantar pelo menos uns 2 dias só pra tirar o excesso mesmo. Nas vais que faço, frequentemente elas acabam ficando limpas demais com o tempo, então eu particularmente acho bom ter fermento na garrafa/barril caso eu queira, deliberadamente, deixá-la turva sacudindo-a...... mas essa é a minha opinião.... não é o certo, nem o errado.

Abração,
 
@guenther afinal a temperatura de maturação é na mesma faixa da de fermentação ou é nessa faixa de 0 a 10 graus? Obrigado
 
É na temperatura que tu quiser..... a frio a cerveja evolui de um jeito, a quente de outro......... e é isso que é preciso compreender. No tópico fixo "Fermentação primária, secundária, etc" eu explico um pouco sobre isso.

Não existe "Maturação é em X temperatura".

Abraço,
 
Back
Top