Esqueci de fazer o teste de iodo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 23, 2019
Messages
25
Reaction score
6
Location
Sorocaba
Pessoal esqueci de fazer o teste de iodo no cozimento dos grãos. Ai no meio da fervura eu lembrei, ai já era, mas pra desencargo de consciência fiz o teste, na fervura mesmo, ficou cinza.
Puts eu nem deveria ter feito, pois não teria ficado triste e com culpa de ter vacilado.
Toquei o barco como se não tivesse errado nada.
Mas enfim, alguém sabe se irá ficar muito ruim ou com muito corpo e sem álcool. :(:(

Para registrar a OG ficou bem mais alta que a esperada.

Receita. Bond ale
10L
2kg pilsen
400g dark munich
100g carapils
Lama de S 04
Nugget 10g 30min
Mosic 20g 0min
 
Antes de tudo, muita calma nessa hora.
O teste de Iodo não garante que a sua cerveja vai ficar boa ou não, ele é apenas um indicador para que você possa saber se converteu os açúcares.
Outra coisa, medir OG é com densímetro (ou refratômetro), não se faz isso com iodo.
Eu não faço o teste de iodo em minhas brassagens, defino um tempo para a conversão (aprox. 60min), e realizo o teste de OG, com densímetro, antes da fervura.

Ao julgar pela sua receita, a OG esperada era de aprox. 1050, bom, vai ficar um pouco acima do esperado, mas nada que vá atrapalhar o resultado final da cerveja. Por mais que a receita não chegue no resultado esperado, você sempre terá cerveja.

Pois bem, agora é finalizar ela e tomar os devidos cuidados com a próxima!
 
Antes de tudo, muita calma nessa hora.
O teste de Iodo não garante que a sua cerveja vai ficar boa ou não, ele é apenas um indicador para que você possa saber se converteu os açúcares.
Outra coisa, medir OG é com densímetro (ou refratômetro), não se faz isso com iodo.
Eu não faço o teste de iodo em minhas brassagens, defino um tempo para a conversão (aprox. 60min), e realizo o teste de OG, com densímetro, antes da fervura.

Ao julgar pela sua receita, a OG esperada era de aprox. 1050, bom, vai ficar um pouco acima do esperado, mas nada que vá atrapalhar o resultado final da cerveja. Por mais que a receita não chegue no resultado esperado, você sempre terá cerveja.

Pois bem, agora é finalizar ela e tomar os devidos cuidados com a próxima!
Na vdd eu uso refratômetro para densidade.
O iodo eu uso para certificar a conversão.
No app a OG tinha ficado com 1043 com eficiência de 70%, mas no refratômetro deu 1046.
Mas obrigado parceiro
 
Na vdd eu uso refratômetro para densidade.
O iodo eu uso para certificar a conversão.
No app a OG tinha ficado com 1043 com eficiência de 70%, mas no refratômetro deu 1046.
Mas obrigado parceiro
1046 não é "bem mais alto" que 1043... é bem tranquilo ter essa diferença...

Mas é bom você conferir o volume esperado e o volume obtido....
às vezes a OG maior é porque na fervura evaporou mais que o esperado... daí você tem um volume menor com maior OG.
 
Na vdd eu uso refratômetro para densidade.
O iodo eu uso para certificar a conversão.
No app a OG tinha ficado com 1043 com eficiência de 70%, mas no refratômetro deu 1046.
Mas obrigado parceiro

Bem, isso não é uma grande diferença.
Calculei aqui com uma eficiência de 77%, por isto cheguei nesse resultado.
O iodo é um grande aliado da brassagem, mas se você controlar as temperaturas da forma correta, sempre terá a eficiência desejada.
É claro, isto após conhecer o seu equipamento e o que ele é capaz de entregar.

O mais importante de tudo, nós somos homebrewer's, e se algo não sair da forma que desejamos, tudo bem, sempre vai sair cerveja.
Essa é a graça da coisa!
 
Vlw pessoal pela atenção.
Comentei com meu primo o ocorrido, ele me disse que por conter amido no mosto poderá ocorrer uma acidificação como uma Weiss. Fora isso não terei muitos transtorno.
Era pra mim fazer rampa única de 67C 60min, mas pra ter um pouco menos de corpo eu fiz duas rampas uma de 62C por 40min e uma de 72C por 20min.

Corrigindo o estilo rsss
## blond Ale (Summer)
 
Nunca fiz esse teste. Sempre utilizo um tempo seguro de mostura entre 60 e 90min. Aposto que tu nem vai perceber diferença no resultado.
 
Na vdd eu uso refratômetro para densidade.
O iodo eu uso para certificar a conversão.
No app a OG tinha ficado com 1043 com eficiência de 70%, mas no refratômetro deu 1046.
Mas obrigado parceiro

Mas tu nao faou o principal, era 1043 em quanto litros? ficou com 1046 em quantos litros?
 
Mas tu nao faou o principal, era 1043 em quanto litros? ficou com 1046 em quantos litros?
10L.

Meu fermentador tem ± 10,2.
uma vez coloquei 10l e transbordou dessa vez eu coloquei 9l e transbordou de novo, da próxima vou encher com 8,5 hehehe.

Mas enfim era esperado 10L, consegui tirar 11L ( 9 no fermentador e 2L em uma garrafão de 5L) perdas, 1L certinho no trub, por isso estranhei uma OG alta. Mas o mistério da OG deve ser pq eu troquei minha bag, a nova bag tem uma trama mais aberta, assim facilitou em muito a lavagem.
 
Pessoal esqueci de fazer o teste de iodo no cozimento dos grãos. Ai no meio da fervura eu lembrei, ai já era, mas pra desencargo de consciência fiz o teste, na fervura mesmo, ficou cinza.
Puts eu nem deveria ter feito, pois não teria ficado triste e com culpa de ter vacilado.
Toquei o barco como se não tivesse errado nada.
Mas enfim, alguém sabe se irá ficar muito ruim ou com muito corpo e sem álcool. :(:(

Para registrar a OG ficou bem mais alta que a esperada.

Receita. Bond ale
10L
2kg pilsen
400g dark munich
100g carapils
Lama de S 04
Nugget 10g 30min
Mosic 20g 0min

Só fiz o teste do iodo na primeira brassagem. Já estou chegando na centésima brassagem e nunca mais fiz.
Deixo na mostura por 75min a 90 min, dependento da temperatura de brassagem, quanto mais baixa maior o tempo. Elevo a temperaura a 76°C, o que demora uns 7 min, aí mantenho por 10 min e pronto. Acho o teste do iodo desnecessário,
 
Back
Top