Espuma 1000, carbonatação 0...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leandro Souza

Well-Known Member
Joined
Aug 28, 2018
Messages
66
Reaction score
26
Location
Serra da Cantareira
Preciso de um socorro...
Vi um tópico antigo:
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/postmix-muita-só-espuma.409810/#post-5142692
Mas me pareceu abri um novo. Então segue:

Estou com uma Stout embarrilhada a uma semana. Pressurizei a 3kgf por uma noite, fui conferir no dia seguinte pela manhã, estava a 2kgf. voltei a 3kgf, para a noite verificar (como sempre faço), ela atingiu 1,6kgf. Bom fui provar e como resultado só saiu espuma... Ao baixar um pouco a espuma o liquido resultante não estava carbonatado. (medi a pressão conectando o cilindro na saída de cerveja, utilizando o manômetro do cilindro para medição. CUIDADO!)
Deixei passar alguns dias, conectei a torneira, fui provar e... só espuma. o liquido que ficou no copo ao baixar a espuma também não estava carbonatado... havia passado 3 dias, então deu os 5minutos!: Elevei a pressão para 3,7kgf, fechei a torneira mas mantive a mangueira conectada, de forma que ao baixar a pressão do barril a pressão sobressalente da mangueira se equilibrasse com ele, fazendo com que o manômetro me desse a pressão de equilíbrio, que foi de 3kgf, após uma noite...
Provei e então saiu cerveja um tanto carbonatada, mas era só o que estava no cano da torneira, a segunda dose só saiu espuma. passado 12 horas baixou apenas para 2,7kgf. e só sai espuma e o liquido pós espuma não está carbonatado...
Alguém já passou por isso?
Algum técnico sabe o que há?
Será que há algum defeito no pescador?
 
O teu problema parece estar no equilíbrio da pressão de serviço e tamanho da linha.

Existe um cálculo para isto que leva em conta temperatura, pressão, altura da torneira, diâmetro e comprimento da mangueira além do material da mesma. Por exemplo para uma pressão de 0.6kgf são necessários mais de 4m de mangueira de 1/4´para conseguir reduzir a velocidade e turbulência.

Faça um teste: zere a pressão do barril. Após aplique somente 0.1kgf (ou mínimo que conseguir regular), e usando uns 2m de mangueira (enrolada de preferência) faça o serviço e veja como sai.
 
Ok. Agradeço a dica. Vou fazer o teste.
O que me deixou com uma grande "?" é que fiz o procedimento que descrevi acima com ao menos umas 10 ou 11 receitas. Essa foi a primeira vez que deu problema.
Farei seu procedimento hoje.
 
Ok. Agradeço a dica. Vou fazer o teste.
O que me deixou com uma grande "?" é que fiz o procedimento que descrevi acima com ao menos umas 10 ou 11 receitas. Essa foi a primeira vez que deu problema.
Farei seu procedimento hoje.
talvez tenha super-carbonatado.
 
Fato é que não está mais absolvendo o CO2. vou verificar novamente hoje à tarde. O único liquido sai com um pouco de carbonatação é o residual no cano entre a torneira e o barril, 40cm. Por isso estou desconfiando da valvula.
 
Dá uma olhada se não há vazamentos também..
pq 3,7kgf é muiiiiito gás pra qualquer cerveja...
 
O teu problema parece estar no equilíbrio da pressão de serviço e tamanho da linha.

Existe um cálculo para isto que leva em conta temperatura, pressão, altura da torneira, diâmetro e comprimento da mangueira além do material da mesma. Por exemplo para uma pressão de 0.6kgf são necessários mais de 4m de mangueira de 1/4´para conseguir reduzir a velocidade e turbulência.

Faça um teste: zere a pressão do barril. Após aplique somente 0.1kgf (ou mínimo que conseguir regular), e usando uns 2m de mangueira (enrolada de preferência) faça o serviço e veja como sai.
Fiz o teste, mas não funcionou.
Baixei -ara 0,8kgf, na hora de tirar a cerveja ela saiu bem tranquilinha, mas só espuma e quando baixa a espuma o liquido não está carbonatado. Veja a foto.
 
Dá uma olhada se não há vazamentos também..
pq 3,7kgf é muiiiiito gás pra qualquer cerveja...
Everton, havia verificado. Não há vazamento. A quantidade de gás que sail para baixar a pressão atestam isso.
Quanto ao 3,7kgf, de fato é muito mesmo, mas foi de propósito:). Eu queria dar uma lição a ela:mad:, ia por 4... mas a válvula de segurança dispara.
Fato é que não deu certo:(.
 
Desconfio que haja algum problema com a válvula, fazendo com que a cerveja espume excessivamente na saída e descarbonate devido a sei lá o que.
Vou tentar conseguir um outro barril e outra válvula emprestados. vou transferir de para o outro e ver o que acontece. Se der errado... vou ter que dizer por ai que inventei um novo tipo de cerveja Guinness...
 
Estou aprendendo a carbonatar forçado. Equipamento todo novo. Na primeira tentativa aconteceu exatamente o mesmo que vc relata.
No final do barril, engarrafei por contra pressão para ver se o líquido estava realmente sem carbonatação e depois, abrindo as garrafas, estavam perfeitas.
Concluí que ela perdia a corbonatação justamente porque espumava demais e o CO2 ia embora.
O problema, no meu e no seu caso, parece estar na extração. Ainda vou pra segunda tentativa.
 
Osternack, você disse "no final do barril" o que fez com o restante da cerveja?
Quando você engarrafou na contra pressão ela entrou liquida na garrafa, sem formar excesso de espuma?
Quando liberou a pressão para poder liberar a garrafa e tampa-la a cerveja reagia normalmente, desprendendo gás ou o liquido fica inerte?
 
Fui bebendo a cerveja enquanto tentava solucionar o problema de excesso de espuma.
Quando foi chegando no final engarrafei.
Sob pressão ela saiu direito, quase sem nenhuma espuma. Quando liberava a pressão ela criava as bolhinhas, mas logo a garrafa era tampada e a cerveja ficou perfeita.
 
É o que imaginei...
Parabéns fiz o mesmo aqui, deu para engarrafar 14l dos 18-19l que deveriam haver no barril. Não provei tanto quanto você, mas tive perda no envase. explico no próximo post.
 
Back
Top