Escolha de água mineral

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gringolito

Member
Joined
Sep 18, 2015
Messages
15
Reaction score
1
Olá, como moro praticamente ao lado de uma distribuidora de água mineral (< 100m) que tem uma quantidade razoável de marcas de água a disposição, posso ir lá e escolher facilmente uma que seja mais adequada para a cerveja. No entanto, como tenho pouca experiência (e conhecimento) no assunto acabo tirando pouco proveito disto.

Na minha primeira brassagem (uma Pale Ale OG 1056) olhei entre as 14 ou 15 marcas disponíveis e procurei a que apresentasse o menor PH e as menores quantidades de cloretos nas especificações do fabricante (por sorte a que tinha menor índice de cloretos também era a que tinha menor PH), porém não tenho certeza se essa realmente é a melhor estratégia a se tomar.

Quais características eu deveria observar na hora de comprar a água? Qual a faixa de PH indicada para água (pura) de uma cerveja de gravidade média (1045~1060)?

A ideia não é corrigir as características da água para o mosto, e sim, comprar uma água mais adequada para que não seja necessário fazer este trabalho e ainda assim obter um bom resultado.
 
Cara eu não entendo muito disso mas como não teve resposta ainda vou tentar ajudar.

O perfil da água vai depender do estilo que você vai fazer. Pouco importa o pH da água pura! O que importa mais é o pH da mosturação, que vai depender fortemente dos grãos usados. Se usar mais grãos torrados, vai puxar pro ácido, talvez uma água mais dura, com mais sais e bicarbonatos, vai conseguir segurar essa acidez. Se for grãos claros, pode ser necessário usar malte acidificado ou ácido cítrico, e geralmente você vai querer uma água com menos sais.

Eu costumo usar a ferramenta do BrewersFriend.com para estimar o pH da mosturação. Dá uma brincada lá com a ferramenta, e também dá uma olhada na parte de ajustes da água do How to Brew, pode dar algum insight.

http://www.brewersfriend.com/mash-chemistry-and-brewing-water-calculator/

e o FAQ sobre: http://www.brewersfriend.com/faq/#recipes25
 
Obrigado Valter, como disse, meu conhecimento no assunto água é pouco, acreditada que a quantidade de grãos (ou OG estimada) era mais importante para a escolha da a&#501;ua, do que o tipo dos grãos.

Bom saber, quando for fazer cervejas claras seguirei comprando água com pH baixo (6.1, a última que comprei). Para cervejas escuras escolherei outra.
 
@gringolito dá uma olhada nas ferramentas que citei e faz umas simulações... você vai observar que os sais importam mais que o pH. Na hora de comprar pode ser mais útil olhar a quantidade de bicarbonatos do que o pH da água...
 
Back
Top