Erros/problemas/dificuldades nas primeiras brassagens

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

heldernadolny

Well-Known Member
Joined
Aug 9, 2017
Messages
62
Reaction score
4
Fala galera cervejeira, estou quase completando meu equipamento cervejeiro e logo vou partir para minhas primeiras brassagens.

Nada melhor do que ir precavido, e por isso abri esse tópico, para que os colegas cervejeiros exponham quais foram os problemas, os erros, as dificuldades encontradas nas primeiras brassagens.

Acredito que sabendo o que deu errado com quem também era iniciante ajudará a evitar ter os mesmos problemas.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Faca um checklist de tudo e esteja pronto para improvisar se algo der errado. Mas no final a Breja vai ficar boa !!! Errei em cada uma das etapas, então essa é a dica que te dou !


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
A ideia é essa. Me aconselharam a "visualizar" previamente a brassagem e anotar cada passo detalhadamente. E ainda revisar o processo.

Ultimamente ando saindo para fazer 3 coisas e esquecendo 4, então só anotando mesmo.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Acompanho o fórum há algum tempo e li muita coisa antes da minha primeira brassagem, que fiz há uma semana, e ler tópicos de problemas me ajudaram muito pois você já vai enxergando onde podem existir dificuldades e o pessoal já respondendo o que pode ser feito diferente e tal, vamos lá as coisas que me ajudaram e que me perdi:
Como falaram, um check list é importante, eu peguei um modelo do Brewer's Friend para ir acompanhando e li bem antes de começar para ver o que poderia esquecer e tal, você consegue fazer isso que falou, de "visualizar" ela inteira... Lá também peguei um modelo de receita pra você ir anotando os dados, to usando pra manter em arquivo o que fiz, o que pode melhorar e afins
Fiz por BIAB e a questão da água realmente me confundiu, parecia que ia ser simples mas me perdi um pouco, acabei com um volume bem menor do que tava prevendo, embora com OG exatamente esperada.
Como não usei chiller, o processo de resfriamento foi um parto, demorou um pouco mais do que pensava e o espaço que eu achei q ia resfriar legal no fim me complicou, por burrice puramente minha mesmo, que já vai ser resolvido semana que vem na segunda brassagem, e por apanhar nessa parte, meu whirpool ficou péssimo.
Me confundi um pouco também na hidratação do fermento e acho que não ficou legal pois a fermentação não caminhou como eu tinha planejado, como sempre li por aqui, todo cuidado na fermentação é pouco.
Na parte de limpeza e sanitização tomei maior cuidado e fiquei um pouco noiado, é bom ter tudo em mãos...
Preparar o local também é importante, não sei qual seu espaço mas eu fiz a minha em apartamento, logo a cozinha não tinha lá muito espaço, então a organização é bem importante, dei uma vacilada nisso e algumas coisas me atrapalharam no processo...
Não tenho muito o que falar pq ainda sou extremamente novato (Só uma e que tá no fermentador ainda, e não de forma perfeita hahaha) mas espero ter ajudado
 
Excesso de informação e planejamento foram minhas dificuldades iniciais.

Ninguém me falou que o objetivo das primeiras brassagens deve ser focado em conhecer o equipamento, o processo e ME RECONHECER fazendo cerveja.

Fiquei tão obcecado em fazer do melhor jeito que não saquei que 'antes de fazer do melhor jeito é preciso fazer do jeito que dá'.

Não se otimiza aquilo que não se sabe fazer.

Se eu pudesse voltar atrás, faria tudo com menos pressão pra dar certo.

Então, se essa é sua primeira brassagem, a dica é:

RDWHAHB

;)
 
Excesso de informação e planejamento foram minhas dificuldades iniciais.

Ninguém me falou que o objetivo das primeiras brassagens deve ser focado em conhecer o equipamento, o processo e ME RECONHECER fazendo cerveja.

Fiquei tão obcecado em fazer do melhor jeito que não saquei que 'antes de fazer do melhor jeito é preciso fazer do jeito que dá'.

Não se otimiza aquilo que não se sabe fazer.

Se eu pudesse voltar atrás, faria tudo com menos pressão pra dar certo.

Então, se essa é sua primeira brassagem, a dica é:

RDWHAHB

;)

A ideia é essa também, ser um dia de lazer e não de pressão. Mas me conheço, se chegar em um ponto e faltar alguma coisa já acaba o lazer, fico :mad: e já vira stress. E como eu sou muito, mas muito, mas muito esquecido e minha brassagem vai ser em uma chácara (pela questão do espaço) quero me prevenir muito para não faltar equipamentos na hora do fervo.

Mas essa dica de aliviar a pressão vou levar bastante em conta.

Valew.
 
Como falaram, um check list é importante, eu peguei um modelo do Brewer's Friend para ir acompanhando e li bem antes de começar para ver o que poderia esquecer e tal, você consegue fazer isso que falou, de "visualizar" ela inteira... Lá também peguei um modelo de receita pra você ir anotando os dados, to usando pra manter em arquivo o que fiz, o que pode melhorar e afins.

https://www.brewersfriend.com/brewdaysheets/
Esses?

Fiz por BIAB e a questão da água realmente me confundiu, parecia que ia ser simples mas me perdi um pouco, acabei com um volume bem menor do que tava prevendo, embora com OG exatamente esperada.

Também vou fazer BIAB e tenho essas dúvidas. Mas vou dar uma "turbinada" no processo (tentar fazer recirculação junto com o mashout, fazer a lavagem dos grãos), mesmo que deturpe um pouco a ideia do BIAB, para depois aperfeiçoar a brassagem conforme meu equipamento se apresenta. Vamos ver no que dá.

Como não usei chiller, o processo de resfriamento foi um parto, demorou um pouco mais do que pensava e o espaço que eu achei q ia resfriar legal no fim me complicou, por burrice puramente minha mesmo, que já vai ser resolvido semana que vem na segunda brassagem, e por apanhar nessa parte, meu whirpool ficou péssimo.

Como resfriou? Colocou a panela em uma tina com água e gelo? Quantos litros fez?

Me confundi um pouco também na hidratação do fermento e acho que não ficou legal pois a fermentação não caminhou como eu tinha planejado, como sempre li por aqui, todo cuidado na fermentação é pouco.

É o processo que mais temo em errar, por isso pedi o auxílio dos confrades, pois vejo que é bacana aprender com os erros, mesmo que sejam erros dos outros.

Na parte de limpeza e sanitização tomei maior cuidado e fiquei um pouco noiado, é bom ter tudo em mãos...
Preparar o local também é importante, não sei qual seu espaço mas eu fiz a minha em apartamento, logo a cozinha não tinha lá muito espaço, então a organização é bem importante, dei uma vacilada nisso e algumas coisas me atrapalharam no processo...

Espaço onde farei a brassagem não falta, vou para minha chácara e lá além do espaço tem o sossego. Único porém é que se esquecer algo é meia hora para buscar :smack:

Não tenho muito o que falar pq ainda sou extremamente novato (Só uma e que tá no fermentador ainda, e não de forma perfeita hahaha) mas espero ter ajudado

Valew pela ajuda
 
Ninguém me falou que o objetivo das primeiras brassagens deve ser focado em conhecer o equipamento, o processo e ME RECONHECER fazendo cerveja.

O principal erro da minha primeira brassagem foi exatamente o mesmo.
O meu conselho é: foque em ter controle das etapas mais básicas do processo e perceber como seu equipamento trabalha em cada etapa, com isso você já vai conseguir uma boa cerveja. Deixe pra se preocupar com otimizações do processo mais a frente.

Tenha muito cuidado quanto a sanitização dos equipamentos, mas sem neurose.

Não sou um expert no assunto, mas essas são as dicas que eu acho importante passar pra quem esta na primeira brassagem.
 
O conselho que eu te dou é: Faça uma lista.

Faça uma lista detalhada e minuciosa de cada etapa do processo.

Por exemplo, não escreva só - Aquecer a água.

Escreva: Aquecer X litros de água até Y ºC. A lado disso, escreva os recursos necessários - água, panela, fogão, gás, fósforo.

Se você fizer isso, não vai esquecer nada e vai ter uma boa visão de todo o processo.

E, como o pessoal falou, esqueça qualquer aprofundamento de técnica na primeira brassagem. O importante é seguir o básico tentando não fazer nenhuma merda grande que estrague a cerveja.
 
E o principal: não beba na primeira brassagem. :D
Cometi esse erro, dai imagina o que saiu, zero % de experiência e com um goró na cabeça.
Mas brincadeiras a parte, é isso ai mesmo que o pessoal falou, tenta anotar um passo a passo das etapas e tenha um cuidado especial com a fermentação (temperatura, quantidade suficiente de fermento ) que no final sai cerveja boa. Boa sorte.
 
Bacana, realmente a intenção é anotar cada etapa. Como já vou usar o beersmith, vou fazendo uma adaptação do meu sistema junto ao software.

Faça uma lista detalhada e minuciosa de cada etapa do processo.

Por exemplo, não escreva só - Aquecer a água.

Escreva: Aquecer X litros de água até Y ºC. A lado disso, escreva os recursos necessários - água, panela, fogão, gás, fósforo.

Gostei da ideia, vou montar uma planilha com uma coluna onde anotarei os materiais necessários para cada etapa, isso já me ajudará a não esquecer nada.

E o principal: não beba na primeira brassagem. :D
Cometi esse erro, dai imagina o que saiu, zero % de experiência e com um goró na cabeça.

Não vou beber não, como é em uma chácara, preciso me deslocar até minha casa depois da brassagem e não pretendo cair em uma blitz e ter que vender meu equipamento para pagar a multa. :D

Valew pessoal
 
Minha dica:

SIMPLIFIQUE.

Mas primeiras, como disse o @jalexandre, conheça teus equipamentos, teus insumos e teus limites.

SIMPLIFIQUE:
- Rampa única de sacarificação;
- Muito provavelmente BIAB;
- No Sparge
- Sem Mash-out
- Adições de lúpulo tradicionais
- Muito fermento (dois pacotes de seco para 20l)
- Muuuuuuiiitaaaaaaa paciência para aguardar o resultado
- 3 semanas de fermentação
- 2 semanas de primming/carbonatação

Deixa para refinar o processo e as receitas depois da 4ª / 5ª brassagem.
 
Faça um checklist dos passos (pensar antes, executar no dia da brassagem, depois de um tempo o processo fica natural)

Se for BIAB, tenha certeza que você é forte suficiente (principalmente ombro) para levantar e manter o grain bag suspenso por um tempo até escorrer;

Teste um dia antes seu fermentador e panela com água por 1 hora para garantir que não está vazando pela torneira;

Não confie no encaixe da mangueira do chiller de imersão, sempre use braçadeira e teste antes para ver se tem vazamento;

Seja paranoico com a sanitização de tudo que acontece pós-fervura (eu fecho as janelas da cozinha, não fico conversando, tossindo, com a cara em cima do mosto)

Não beba durante a brassagem (nem na primeira, nem na centésima), beba depois que terminar tudo;

Receita mais simples possível, com poucos ingredientes e fermentação com cepa neutra ale (escolhi um weiss como primeira brassagem, várias rampas me perdi, fogão de casa demorou muito para passar, fermentação sem geladeira dedicada, resultado ficou ruim demais. Eu faria uma SMASH (Single Malt Single Hop) APA.
 
Minha dica:

SIMPLIFIQUE.

Mas primeiras, como disse o @jalexandre, conheça teus equipamentos, teus insumos e teus limites.

SIMPLIFIQUE:
- Rampa única de sacarificação;
- Muito provavelmente BIAB;
- No Sparge
- Sem Mash-out
- Adições de lúpulo tradicionais
- Muito fermento (dois pacotes de seco para 20l)
- Muuuuuuiiitaaaaaaa paciência para aguardar o resultado
- 3 semanas de fermentação
- 2 semanas de primming/carbonatação

Deixa para refinar o processo e as receitas depois da 4ª / 5ª brassagem.
Farei rampa única, farei BIAB.

Quanto ao sparge, ainda estou decidindo, como vou pra brassagem com tempo de folga, em um local bem sossegado, estou pensando em fazer (mesmo sabendo que não faz parte do método BIAB), mas vou levar muito em conta seu conselho e reavaliar.

Já sobre o Mash out, não é um processo relativamente tranquilo, mesmo para iniciantes? Não é só elevar a temperatura até a desejada e manter por 10-15 minutos, sem muito segredo? Pensei em fazer para melhorar a solubilidade do mosto, e como é BIAB e vou ferver na mesma panela, já mato dois coelhos com uma cajadada só, faço o Mash out enquanto vou subindo a temperatura para fervura, paro na casa dos 78°, aguardo o tempo necessário, levanto os grãos com o mosto mais solúvel, o que pode ajudar a não perder muita eficiência no processo, e sigo pra fervura.

Sobre os lúpulo, também achei que seria tranquilo, só marcar bem os tempos e adicionar, não?

Já sobre o fermento, já anotei a dica, vou implementar.

E sobre a paciência, é uma das minhas qualidades. Nesse ponto creio que não terei problemas.

No mais, muito obrigado pelas dicas.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Faça um checklist dos passos (pensar antes, executar no dia da brassagem, depois de um tempo o processo fica natural)

Se for BIAB, tenha certeza que você é forte suficiente (principalmente ombro) para levantar e manter o grain bag suspenso por um tempo até escorrer;

Teste um dia antes seu fermentador e panela com água por 1 hora para garantir que não está vazando pela torneira;

Não confie no encaixe da mangueira do chiller de imersão, sempre use braçadeira e teste antes para ver se tem vazamento;

Seja paranoico com a sanitização de tudo que acontece pós-fervura (eu fecho as janelas da cozinha, não fico conversando, tossindo, com a cara em cima do mosto)

Não beba durante a brassagem (nem na primeira, nem na centésima), beba depois que terminar tudo;

Receita mais simples possível, com poucos ingredientes e fermentação com cepa neutra ale (escolhi um weiss como primeira brassagem, várias rampas me perdi, fogão de casa demorou muito para passar, fermentação sem geladeira dedicada, resultado ficou ruim demais. Eu faria uma SMASH (Single Malt Single Hop) APA.
Check list já preparei.

Para escorrer o grain bag pensei em suspender com um escorredor de macarrão grande, será que dá certo?

Os testes também já estou computando para o dia anterior.

Quanto a sanitização, serei paranóico, deve ser decepcionante demais ter uma brassagem de 8 horas perfeita e ver a cerveja contaminar por descuido de minutos.

Beber está fora de cogitação, só depois que chegar em casa.

E a receita, vou pegar uma pronta, que já inclusive estou passando no beer Smith para ter parâmetros definidos e gravados.

Valew

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Farei rampa única, farei BIAB.

Quanto ao sparge, ainda estou decidindo, como vou pra brassagem com tempo de folga, em um local bem sossegado, estou pensando em fazer (mesmo sabendo que não faz parte do método BIAB), mas vou levar muito em conta seu conselho e reavaliar.

Já sobre o Mash out, não é um processo relativamente tranquilo, mesmo para iniciantes? Não é só elevar a temperatura até a desejada e manter por 10-15 minutos, sem muito segredo? Pensei em fazer para melhorar a solubilidade do mosto, e como é BIAB e vou ferver na mesma panela, já mato dois coelhos com uma cajadada só, faço o Mash out enquanto vou subindo a temperatura para fervura, paro na casa dos 78°, aguardo o tempo necessário, levanto os grãos com o mosto mais solúvel, o que pode ajudar a não perder muita eficiência no processo, e sigo pra fervura.

Sobre os lúpulo, também achei que seria tranquilo, só marcar bem os tempos e adicionar, não?

Já sobre o fermento, já anotei a dica, vou implementar.

E sobre a paciência, é uma das minhas qualidades. Nesse ponto creio que não terei problemas.

No mais, muito obrigado pelas dicas.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk


Eu não faria sparge a não ser pra testar os equipamentos num pré-upgrade.
Acredito que não ajude muito na clarificação, pois na hora de retirar o bag vai "sujar" o mosto novamente.
E pra compensar a baixa eficiência do BIAB clássico e perdas do equipamento você pode adicionar um % de malte na receita, que não é o mais caro dos ingredientes. No entanto, na primeira receita você não terá esse índice de eficiência, então é mais seguro levar menos mosto pro fermentador, assim, a receita continua equilibrada.

Quanto ao Mashout, precisa tomar cuidado pra não queimar o Bag, como pretente fazer?

Já os lúpulos, parece tranquilo, mas tens que considerar o tempo que o mosto vai continuar acima de aprox. 85-90C, mesmo depois de desligar a fervura. Nessas altas temperaturas ainda ocorre a isomerização.
 
Eu não faria sparge a não ser pra testar os equipamentos num pré-upgrade.
Acredito que não ajude muito na clarificação, pois na hora de retirar o bag vai "sujar" o mosto novamente.
E pra compensar a baixa eficiência do BIAB clássico e perdas do equipamento você pode adicionar um % de malte na receita, que não é o mais caro dos ingredientes. No entanto, na primeira receita você não terá esse índice de eficiência, então é mais seguro levar menos mosto pro fermentador, assim, a receita continua equilibrada.

Quanto ao Mashout, precisa tomar cuidado pra não queimar o Bag, como pretente fazer?

Já os lúpulos, parece tranquilo, mas tens que considerar o tempo que o mosto vai continuar acima de aprox. 85-90C, mesmo depois de desligar a fervura. Nessas altas temperaturas ainda ocorre a isomerização.

Acho que estou confundindo os conceitos. Sparge é para clarificar? Achei que fosse para lavar os grãos tentando carregar mais açúcar para o mosto.

Sobre o mashout, a ideia é fazer um bag que fique o mais próximo do fundo sem encostar, para evitar o risco de queimar. Como tenho uma tinha que faz costuras e trabalha bastante com voil, vou tentar customizar o meu bag. Se não der certo, aborto a ideia do mashout, sem neura nessa etapa.

Sobre os lúpulos, estou me estruturando para fazer um resfriamento rápido, com chiller de imersão e pré-chiller imerso em gelo. Espero baixar dos 85° o mais rápido possível.

Valew as dicas.
 
Acho que estou confundindo os conceitos. Sparge é para clarificar? Achei que fosse para lavar os grãos tentando carregar mais açúcar para o mosto.

Sobre o mashout, a ideia é fazer um bag que fique o mais próximo do fundo sem encostar, para evitar o risco de queimar. Como tenho uma tinha que faz costuras e trabalha bastante com voil, vou tentar customizar o meu bag. Se não der certo, aborto a ideia do mashout, sem neura nessa etapa.

Sobre os lúpulos, estou me estruturando para fazer um resfriamento rápido, com chiller de imersão e pré-chiller imerso em gelo. Espero baixar dos 85° o mais rápido possível.

Valew as dicas.

Olá,
Acho que acaba ajudando na clarificação, mas o principal é o aumento da eficiência sim. Se estou falando bobagem alguém por favor me corrija rsrs...

E esse bag aí pra não encostar no fundo, compartilha com nós se der certo :ban:

Quanto ao resfriamento, já pensou se vai fazer o whirlpool a quente ou frio? A quente pode atrasar o resfriamento, e nesse caso faz diferença nos tempos dos lupulos.
 
E o principal: não beba na primeira brassagem. :D
Cometi esse erro, dai imagina o que saiu, zero % de experiência e com um goró na cabeça.
Mas brincadeiras a parte, é isso ai mesmo que o pessoal falou, tenta anotar um passo a passo das etapas e tenha um cuidado especial com a fermentação (temperatura, quantidade suficiente de fermento ) que no final sai cerveja boa. Boa sorte.

Isso é válido mesmo.
Antes de eu começar, um colega me aconselhou a beber só quando começar a fervura. Hoje eu faço diferente. Bebo só quando estou quase acabando, já resfriando o mosto. As vezes nem bebo! Como faço minhas brassagens sozinho, acaba sendo muita coisa pra fazer e, apesar de ser muito prazeroso, é cansativo pra caramba.

Procure manter muita organização, pense em tudo antes, seja CHATO com SANITIZAÇÃO, e vai dar certo.
 
Olá,
Acho que acaba ajudando na clarificação, mas o principal é o aumento da eficiência sim. Se estou falando bobagem alguém por favor me corrija rsrs...

E esse bag aí pra não encostar no fundo, compartilha com nós se der certo :ban:

Quanto ao resfriamento, já pensou se vai fazer o whirlpool a quente ou frio? A quente pode atrasar o resfriamento, e nesse caso faz diferença nos tempos dos lupulos.
Abri um tópico sobre o whirlpool, se é melhor a quente ou a frio.

Ainda não decidi, mas se conseguir montar meu chiller como eu quero, penso em fazer durante o resfriamento. Vamos ver.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Pessoal,

Fiz hoje a minha primeira brassagem no BIAB e foi o mais enxuto possível (sem lavagem, recirculação, etc..), contudo errei feio na taxa de evaporação.

Resultado...tive que deixar o mosto mais alguns bons minutos fervendo. Pra tentar não alterar o amargor eu tirei o hop bag nos 60 minutos esperados de fervura e toquei o resto da fervura sem ele.

Então, essa minha estratégia de tirar o hop bag pode dar certo, ou a cerveja vai ganhar mais uns IBU?

Obrigado.
 
Pessoal,

Fiz hoje a minha primeira brassagem no BIAB e foi o mais enxuto possível (sem lavagem, recirculação, etc..), contudo errei feio na taxa de evaporação.

Resultado...tive que deixar o mosto mais alguns bons minutos fervendo. Pra tentar não alterar o amargor eu tirei o hop bag nos 60 minutos esperados de fervura e toquei o resto da fervura sem ele.

Então, essa minha estratégia de tirar o hop bag pode dar certo, ou a cerveja vai ganhar mais uns IBU?

Obrigado.

Vai aumentar o IBU sim, já que muito dos alfa ácidos já estavam diluídos no mosto.

Qual foi o estilo e o IBU programado?
 
Era uma american wheat. IBU esperado era de 19.
Na receita eram 5g de citra em 40' e 5g de citra em 0'. A primeira adição deve ter ficado com uns 90 minutos. A última eu realmente coloquei no final.
 
Era uma american wheat. IBU esperado era de 19.
Na receita eram 5g de citra em 40' e 5g de citra em 0'. A primeira adição deve ter ficado com uns 90 minutos. A última eu realmente coloquei no final.

Eu fiz uns cálculos beeem por cima aqui e acho que vai subir uns 4 ou 5 IBUs. Ficando ainda dentro do estilo.

Dá para você calcular direitinho com quantos IBUs vai ficar, é só mudar o tempo de fervura no programa / site que você usou para montar a receita.
 
Pessoal,

Fiz hoje a minha primeira brassagem no BIAB e foi o mais enxuto possível (sem lavagem, recirculação, etc..), contudo errei feio na taxa de evaporação.

Resultado...tive que deixar o mosto mais alguns bons minutos fervendo. Pra tentar não alterar o amargor eu tirei o hop bag nos 60 minutos esperados de fervura e toquei o resto da fervura sem ele.

Então, essa minha estratégia de tirar o hop bag pode dar certo, ou a cerveja vai ganhar mais uns IBU?

Obrigado.

Pode nos passar os dados, programados e medidos para podermos evitar os mesmos problemas?
 
Pode nos passar os dados, programados e medidos para podermos evitar os mesmos problemas?

Os dados estão na planilha abaixo. Eu indico muito ela. Foi um amigo meu que desenvolveu e ele já tinha até postado no fórum.

https://drive.google.com/file/d/0B7CmXXtSm0T5ci1oTy1IeDdRRWs/view?usp=drivesdk

A cagada minha foi usar os dados desse meu amigo de 30% na taxa de evaporação. O meu fogão é muito mais fraco e no final fiquei com quase 2 litros a mais.

O bom seria ter sido mais conservador, pq é muuuuito mais fácil corrigir o volume do mosto pra cima.
 
Os dados estão na planilha abaixo. Eu indico muito ela. Foi um amigo meu que desenvolveu e ele já tinha até postado no fórum.

Pelos cálculos da planilha, mudando o tempo de fervura, sua cerveja vai ficar com cerca de 22 IBUs, ainda bem dentro do estilo.

Não vai dar nada não, a cerveja vai ficar boa.

A planilha é bem legal mesmo. Copiei :)
 
Os dados estão na planilha abaixo. Eu indico muito ela. Foi um amigo meu que desenvolveu e ele já tinha até postado no fórum.

Realmente bem bacana a planilha, principalmente para quem está iniciando, como eu.

Só não achei lá a OG e FG obtidos.

Valew.
 
Segue uma planilha pra ajudar vcs a repetirem as receitas minimamente parecidas.
 

Attachments

  • Agenda da Brassagem.pdf
    222.3 KB · Views: 100
Segue uma planilha pra ajudar vcs a repetirem as receitas minimamente parecidas.
Bom dia Rapunza, será que você poderia disponibilizar o arquivo novamente? Obrigado

Enviado de meu ZUK Z2131 usando Tapatalk
 
Back
Top