Erros do inicio ao fim. Ajuda!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme_BR

Well-Known Member
Joined
Sep 12, 2017
Messages
155
Reaction score
72
Galera. Duvidas gerais. Fazendo uma witbier 20L com panela e bazzooka. Durante a mosturazao fizemos parada em 55 graus durante 15min depois fomos a 66 diante 1.30... no teste do iodo sempre reagindo.
Fomos pra lavagem... adicionamos mais água q o necessario. Muito mais...Og totalmente fora em 1032.
Jogamos no fermentado. Geladeira com tic17 em 18 graus com variavao de 2. Na manhã seguinte fui conferir e temperatura do mosto estava em 13.5... A geladeira estava com gelo e mesmo desligando continuou resfriando. Ajustei tudo. Tem em 20 com limite de 2. Parou de fermentar com 4 dias em 1012. Abv ta dando 2.5 !!!! Aumentei temperatura pra 21 com variacao de 1 grau. Alguém consegue me dizer quais serão os possiveis resultados dessa cerveja? Aguada e Sem alcool ?

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Cara, FG 1012 pra wit tá tudo normal. Isso ai. A questão é mesmo a OG, que foi super baixa. Aí é esse ABV mesmo... Quatro dias é tempo suficiente pra levedura comer todo açucar, então isso também foi ok, mesmo que a temperatura tenha caído tanto no primeiro dia.

Bola pra frente, não tem muito o que fazer agora. Faça uma secundária e corrija pra próximas, principalmente a água de lavagem.

Ah, o teste de iodo, se tiver alguma casca de malte, reage, deve ter sido isso que você erraram. De todo jeito, não se prenda a esse teste. Se fizer 1:30 de mostura, é partir pra fervura sem medo.
 
Você precisa mensurar a quantidade de água antes de fazer a receita.

- 2~3x o volume de grãos para mostura
- 1,5x o volume de água da mostura para lavagem

Conversão se completa em, no máximo, 90 minutos. A não ser que o pH da sua água esteja bagunçado, nem se preocupa tanto com tempo. Geralmente, faço mostura de 60 minutos e parto para o mashout nas receitas com mais de 90% de malte base.

O problema que tive fazendo witbier foi que mosturei a 64° e esqueci de fazer uma rampa a 70° antes do mash out. Aí fiquei com uma OG de 1,036 (previsto era 1,051) e FG de 1,006 resultando em uma cerveja saborosa, mas aguada.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Você utilizou trigo não maltado(cru)? qual a quantidade?
Tive problemas com OG baixa em uma witbier também. Depois de pesquisar um pouco entendi que meu problema foi na moagem do trigo, que deveria ter sido bem fina (quase farinha) para expor o amido. Corrigi a OG com açúcar (não recomendo), mas mesmo assim saiu uma breja boa.

Segue em frente que vai ficar bacana.. provavelmente bem leve e refrescante!
 
Cara, FG 1012 pra wit tá tudo normal. Isso ai. A questão é mesmo a OG, que foi super baixa. Aí é esse ABV mesmo... Quatro dias é tempo suficiente pra levedura comer todo açucar, então isso também foi ok, mesmo que a temperatura tenha caído tanto no primeiro dia.

Bola pra frente, não tem muito o que fazer agora. Faça uma secundária e corrija pra próximas, principalmente a água de lavagem.

Ah, o teste de iodo, se tiver alguma casca de malte, reage, deve ter sido isso que você erraram. De todo jeito, não se prenda a esse teste. Se fizer 1:30 de mostura, é partir pra fervura sem medo.
Blz *******. Nao tinha casca na amostra nao. verifiquei cada uma e fiz mais de uma vez o teste. Mas segui mesmo assim. Vamos ver oque vai dar. Obrigado pela contribuição
 
Você precisa mensurar a quantidade de água antes de fazer a receita.

- 2~3x o volume de grãos para mostura
- 1,5x o volume de água da mostura para lavagem

Conversão se completa em, no máximo, 90 minutos. A não ser que o pH da sua água esteja bagunçado, nem se preocupa tanto com tempo. Geralmente, faço mostura de 60 minutos e parto para o mashout nas receitas com mais de 90% de malte base.

O problema que tive fazendo witbier foi que mosturei a 64° e esqueci de fazer uma rampa a 70° antes do mash out. Aí fiquei com uma OG de 1,036 (previsto era 1,051) e FG de 1,006 resultando em uma cerveja saborosa, mas aguada.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
A quantidade de agua dei mole mesmo. Li a receita errada. era pra chegar em 27L e acabei adicionando quase 27L eheh errei feio.
Mas pelo calculo que vc sugeriu ficaria bem diferente.
Total de graos = 5kg
3 x 5 = 15
1,5 x 5 = 7,5
Total 22,5

A receita pede 27 no total. Começa com 13 a faz sparge com mais 14
 
Você utilizou trigo não maltado(cru)? qual a quantidade?
Tive problemas com OG baixa em uma witbier também. Depois de pesquisar um pouco entendi que meu problema foi na moagem do trigo, que deveria ter sido bem fina (quase farinha) para expor o amido. Corrigi a OG com açúcar (não recomendo), mas mesmo assim saiu uma breja boa.

Segue em frente que vai ficar bacana.. provavelmente bem leve e refrescante!
Valeu ! Vou colocar pra maturar hoje a noite em 10 graus e ver no que vai dar. Tomara que dê pra beber mesmo. Aproveitei pra anexar a receita aqui, fica mais facil a conversa.
To esperando isso mesmo, uma cerveja fraquinha, mais aguada, mas que dê pra beber e ainda seja melhor do que uma skol da vida kkkkk
 

Attachments

  • Screenshot_20170913-121715.jpg
    Screenshot_20170913-121715.jpg
    110.7 KB · Views: 45
A quantidade de agua dei mole mesmo. Li a receita errada. era pra chegar em 27L e acabei adicionando quase 27L eheh errei feio.
Mas pelo calculo que vc sugeriu ficaria bem diferente.
Total de graos = 5kg
3 x 5 = 15
1,5 x 5 = 7,5
Total 22,5

A receita pede 27 no total. Começa com 13 a faz sparge com mais 14

Você fez confusão na conta ali.

Seria:

3 x 5 = 15
1,5 x 15 = 22,5
Total = 37,5

Mas, se o seu equipamento for BIAB a história muda. Não segue essa equação à risca.
 
Você fez confusão na conta ali.

Seria:

3 x 5 = 15
1,5 x 15 = 22,5
Total = 37,5

Mas, se o seu equipamento for BIAB a história muda. Não segue essa equação à risca.
Entao essa conta bate com oq usei e deu ruim. Os programas calcularam 27L no total. 13 +14

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Você fez confusão na conta ali.

Seria:

3 x 5 = 15
1,5 x 15 = 22,5
Total = 37,5

Mas, se o seu equipamento for BIAB a história muda. Não segue essa equação à risca.
Revivendo o topico... 37 pra fervura pra um lote final de 20 é muito nao?
No beersmith deu fervura 27...

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Back
Top