Erro meu ou do Brewfather?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bom, hj fiz minha segunda breja da vida, dessa vez uma IPA. Montei a receita no BeerSmith, mas resolvi testar o Brewfather por ser free. Acontece que quando fui comprar os insumos, alguns maltes estavam em falta e no fim fiz as alterações apenas no Father. Uma coisa que me chamou a atenção foi coisa de 1,3L a mais de agua, mas imaginei q era por causa das alteraçoes feitas. Segui a brassagem e reparei que a gravidade pré fervura n bateu com o previsto pelo app. Continuei e percebi que a OG tambem nao bateu (a minha deu 1050 e a planejada era 1057). Fora isso os volumes previstos de mosto tambem não bateram. Não consigo entender onde estaria o erro pra dar essas diferenças.
 
Bom, hj fiz minha segunda breja da vida, dessa vez uma IPA. Montei a receita no BeerSmith, mas resolvi testar o Brewfather por ser free. Acontece que quando fui comprar os insumos, alguns maltes estavam em falta e no fim fiz as alterações apenas no Father. Uma coisa que me chamou a atenção foi coisa de 1,3L a mais de agua, mas imaginei q era por causa das alteraçoes feitas. Segui a brassagem e reparei que a gravidade pré fervura n bateu com o previsto pelo app. Continuei e percebi que a OG tambem nao bateu (a minha deu 1050 e a planejada era 1057). Fora isso os volumes previstos de mosto tambem não bateram. Não consigo entender onde estaria o erro pra dar essas diferenças.

duas brassagens ainda é pouco pra ajeitar o perfil de um equipamento em qlqr um dos dois aplicativos... vc anotou tudo? Se sim vai ajustando o perfil... eu gastei 5 brasagens pra ter um ajuste fino do meu equipamento no beersmith
 
Bom, hj fiz minha segunda breja da vida, dessa vez uma IPA. Montei a receita no BeerSmith, mas resolvi testar o Brewfather por ser free. Acontece que quando fui comprar os insumos, alguns maltes estavam em falta e no fim fiz as alterações apenas no Father. Uma coisa que me chamou a atenção foi coisa de 1,3L a mais de agua, mas imaginei q era por causa das alteraçoes feitas. Segui a brassagem e reparei que a gravidade pré fervura n bateu com o previsto pelo app. Continuei e percebi que a OG tambem nao bateu (a minha deu 1050 e a planejada era 1057). Fora isso os volumes previstos de mosto tambem não bateram. Não consigo entender onde estaria o erro pra dar essas diferenças.
O perfil do seu equipamento não está configurado de forma correta ainda, e provavelmente no beersmith tbm, já q uma brassagem apenas feita lá não dá para deixar no fino da bola. Muita gente compartilha perfis de equipamento e isso ajuda bastante, mas cada um tem um modo diferente de tirar o mosto da panela, jogar água de lavagem etc etc etc.
Vc tem q medir tudo numa brassagem como essa q vc fez e ajustar os dados pra vc, e aí suas brassagens vão ficar cada vez mais perto da perfeição em todas as medições.
Abs.
 
Como a galera falou, não tem como calibrar seu equipamento em duas brassagens... Depois de umas 5 ou 6 você terá uma média e dali você reconfigura no software. E outra, de 1050 para 1057 está ótimo para sua segunda brassagem! É complicado atingir todos os números na lata a não ser que vc tenha um equipamento pica das galaxias e seja muito bom nisso!
 
Tudo bem, entendo que o perfil pode não estar 100% ajustado, mas está igual tanto no BS quanto no BF. Não entendi a diferença de água entre os dois softwares.
 
Concordo com a galera... continue brassando e anotando TUDO! ;)

Quanto a diferença entre os softwares, cheque a relação água x malte. No BS fica na janela de mosturação > etapa de sacarificação (ou qualquer que vc use). No BF fica no perfil do equipamento, em "água de mostura/lavagem"
 
Concordo com a galera... continue brassando e anotando TUDO! ;)

Quanto a diferença entre os softwares, cheque a relação água x malte. No BS fica na janela de mosturação > etapa de sacarificação (ou qualquer que vc use). No BF fica no perfil do equipamento, em "água de mostura/lavagem"
Sim sim, ja tenho meu caderninho hahahahah. Vou olhar essa questão do malte/agua. Deve ter passado despercebido essa configuração!! Valeu
 
Tem um aspecto bem relevante, que, para mim é importante.
Sempre compro os maltes moídos do brewshop (praticidade), e percebo que nem sempre vem da mesma forma.... portanto, a quantidade de mosto que fica absorvido pelo malte após a lavagem é variável... isso acaba influenciando nos rendimentos...
Abraços...
 
Back
Top