Erro leitura OG com densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Gente, vamos ver se eu errei mesmo a leitura pq eu to achando meio estranho.

Sábado fiz uma weiss e tudo tava correndo como esperado com a densidade medido no refratometro.

Fiz a mostura com single vessel com recirculacao continua, 5kg de malte pra 25 o de água durante 80 min. Densidade: 1.052

Sparge com 7 litros: densidade 1.040

Foi pra fervura quase 28 litros. Até aí ok.

Fiz uma fervura de 90 min e deve ter evaporado quase 4-5 litros. Só que acabei esquecendo de medir a densidade antes de colocar no fermentador (beber enquanto faz cerveja da nisso).

Resultado, depois de já no fermentador e dentro do freezer resolvi pegar uma amostra pra medir. Aí que me encuquei...

Tanto no refratometro quanto no densímetro deu uma OG 1.042... É possível de eu ter pego um mosto "muito leve" pra fazer a medição? Depois de ferver 4 litros de água a densidade aumentou só dois pontos?

Eu estava esperando uma OG de 1.054, 12 pontos abaixo tá muito fora...

Ah, em tempo, a temperatura do mosto no
momento da medição era 27 graus. A 1.042 já é corrigido.
 
Que temperatura estava o mosto quando mediu a gravidade depois do sparge?

Abcs
 
Ele estava a 68, mas a medição foi feita com refratometro.

Sempre pingo 2-3 gotas e faço a medição. O resfriamento pra temperatura ambiente é quase instantâneo. Não acho que tenha tido problemas nessa medição.

Sei lá, tudo muito estranho...
 
Cara, já me aconteceu de pegar a amostra pela válvula da panela de fervura logo após o sparge e pegar o mosto do fundo, que saiu por primeiro, mais denso, e ficou separado no fundo. Depois de homogeneizar medi novamente e deu muita diferença. No seu caso se pegou a amostra por cima da panela pode ter ocorrido o mesmo.
 
Acabei de ler no manual da Icoterm que se deve deixar o densímetro por 5 minutos mergulhado no liquido para que a medição seja feita corretamente
 
Frkleal,

Só uma dica das aulas de química:

C1 * V1 = C2*V2

Você pode usar somente as unidades depois do 1, por exemplo no seu caso

40*28 = C2 * (28-5)
40*28 = C2 * 23

C2 = 49.

Portanto, você deveria ter medido 1,049. Qualquer coisa diferente disso pode estar relacionado com erros nas medidas de:

- Volume V1
- C1
- Volume V2 -> Neste caso pode ter evaporado menos do que você acha. Pelas contas novamente, você teria tido somente 2 litros evaporados.

Tô falando dessas fórmulas, porque elas sempre ajudam. Se você já conhecia desconsidere.

Boas cervas...
 
Obrigado pessoal!
Lembrava q tinha uma fórmula mas não lembrava qual era Tiago! As minhas ultimas aulas de química foram uns 14 anos atras!

Mac, essa do tempo eu não sabia! Vou observar isso da próxima vez! Abraço!
 
Um dos problemas pode ter sido as quantidades de água na mostura e sparge. Aqui eu uso a regra de mais ou menos 2,5l de água por quilo de grão moído para a mostura e mais ou menos 1,5x a quantidade de água da mostura pro sparge, mas na tua receita tu usou 5 litros de água por quilo de grão na mostura e 0,3x a quantidade de água da mostura pro sparge! Creio que desse modo tua lavagem não foi eficiente e tenha ficado bastante açúcar no grão...
Da próxima vez, pra 5kg de grãos, tenta usar 12,5l de água pra mostura (5*2,5) e 18,75l pro sparge (12,5*1,5).
 
Cara, na verdade o meu sistema é um single vessel. Então eu deveria fazer full volume mash. Faço sparge por um erro de cálculo na construção do equipamento então acho que não, não tem problema nos volumes usados de água. Até pq nenhuma das minha brassagens anteriores tiveram problema dessa ordem, algumas até geraram mostos mais densos que o esperado.

Talvez faltou deixar isso claro no post.

O erro é mesmo de leitura ou baixa eficiência, esse último pode ser por conta da moagem do trigo que não ficou AQUELA MARAVILHA
 

Latest posts

Back
Top