Equipamentos - BIAB ou fundo falso?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jotameme

New Member
Joined
Oct 21, 2015
Messages
2
Reaction score
0
Olá, pessoal, estou fazendo diversas pesquisas sobre qual o melhor setup pra eu começar a fazer cerveja em casa. Andei dando uma olhada no próprio fórum aqui e vi que o método BIAB é bem mais prático porém há uma desvantagem na parte da eficiência.

Como nunca nem participei de um processo de brassagem caseira eu estou completamente me introduzindo no assunto, então não sei qual seria o método ideal, a quantidade ideal pra começar e o mais importante: quais equipamentos comprar! Já que eu não tenho um investimento astronômico pra colocar nisso, gostaria de montar um equipamento que cumprisse bem o papel mas que tivesse só o mais necessário mesmo.

Um broder que já é bem mais experiente no assunto me recomendou o seguinte:

- Comprar um equipamento direcionado para 40L, mesmo que começando a produzir só 20L, até ganhar experiência.
- BIAB com bazooka (ele descartou a possibilidade de fundo falso).
- Hop Bag para a lupulagem.
- Fermentador bomboma ou cônico.
- Uma bombinha p/ recirculação.
- Além de claro, um refratômetro, controlador, sanitizantes, arrolhador, etc.

Me aconselhou a furar por conta própria as panelas também.

Porém eu ainda gostaria de mais opiniões para tentar ver qual a melhor opção pra então fazer uma pesquisa mais apurada já com uma lista de compras em mãos. ;)
 
Olá, pessoal, estou fazendo diversas pesquisas sobre qual o melhor setup pra eu começar a fazer cerveja em casa. Andei dando uma olhada no próprio fórum aqui e vi que o método BIAB é bem mais prático porém há uma desvantagem na parte da eficiência.

Como nunca nem participei de um processo de brassagem caseira eu estou completamente me introduzindo no assunto, então não sei qual seria o método ideal, a quantidade ideal pra começar e o mais importante: quais equipamentos comprar! Já que eu não tenho um investimento astronômico pra colocar nisso, gostaria de montar um equipamento que cumprisse bem o papel mas que tivesse só o mais necessário mesmo.

Um broder que já é bem mais experiente no assunto me recomendou o seguinte:

- Comprar um equipamento direcionado para 40L, mesmo que começando a produzir só 20L, até ganhar experiência.
- BIAB com bazooka (ele descartou a possibilidade de fundo falso).
- Hop Bag para a lupulagem.
- Fermentador bomboma ou cônico.
- Uma bombinha p/ recirculação.
- Além de claro, um refratômetro, controlador, sanitizantes, arrolhador, etc.

Me aconselhou a furar por conta própria as panelas também.

Porém eu ainda gostaria de mais opiniões para tentar ver qual a melhor opção pra então fazer uma pesquisa mais apurada já com uma lista de compras em mãos. ;)


Se vai partir pro BIAB, então pode simplificar isso aí. Eu uso BIAB, o objetivo dele é ser simples, compacto e prático.


- Comprar um equipamento direcionado para 40L, mesmo que começando a produzir só 20L, até ganhar experiência.
É uma opção boa se você quiser fazer mais no futuro, e normalmente a tendência é querer aumentar a produção.
- BIAB com bazooka (ele descartou a possibilidade de fundo falso).
Se é BIAB esquece basuca, desnecessário e só complica.
- Hop Bag para a lupulagem.
É uma opção, mas completametne desnecessário, grande maioria não usa.
- Fermentador bomboma ou cônico.
AS bombonas são mais simples, cônico é mais chato, depende da sua intenção, esse pode pesquisar mais um pouco para decidir.
- Uma bombinha p/ recirculação.
BIAB não precisa recirculação, portanto bomba desnecessária. No futuro se quiser mudar o sistema pode perfeitamente mudar e adicionar se quiser.


E cuidado com as recomendações desse amigo hehehe. No geral é sempre bom ter certeza e não seguir recomendações cegas, se tiver recomendação primeiro pesquise pra saber se é realmente aquilo.
 
Olá, pessoal, estou fazendo diversas pesquisas sobre qual o melhor setup pra eu começar a fazer cerveja em casa. Andei dando uma olhada no próprio fórum aqui e vi que o método BIAB é bem mais prático porém há uma desvantagem na parte da eficiência.

Como nunca nem participei de um processo de brassagem caseira eu estou completamente me introduzindo no assunto, então não sei qual seria o método ideal, a quantidade ideal pra começar e o mais importante: quais equipamentos comprar! Já que eu não tenho um investimento astronômico pra colocar nisso, gostaria de montar um equipamento que cumprisse bem o papel mas que tivesse só o mais necessário mesmo.

Um broder que já é bem mais experiente no assunto me recomendou o seguinte:

- Comprar um equipamento direcionado para 40L, mesmo que começando a produzir só 20L, até ganhar experiência.
- BIAB com bazooka (ele descartou a possibilidade de fundo falso).
- Hop Bag para a lupulagem.
- Fermentador bomboma ou cônico.
- Uma bombinha p/ recirculação.
- Além de claro, um refratômetro, controlador, sanitizantes, arrolhador, etc.

Me aconselhou a furar por conta própria as panelas também.

Porém eu ainda gostaria de mais opiniões para tentar ver qual a melhor opção pra então fazer uma pesquisa mais apurada já com uma lista de compras em mãos. ;)

Só pelo fato do seu amigo "entendido" no assunto recomendar usar uma bomba com BIAB eu já fico desconfiado.

BIAB você faz uma pequena troca de eficiência por mais praticidade e tempo, recirculação é totalmente desnecessária.
 
- Comprar um equipamento direcionado para 40L, mesmo que começando a produzir só 20L, até ganhar experiência.

Depende da tua necessidade. Eu particularmente prefiro ter menos cerveja em estoque e brassar mais vezes.

- BIAB com bazooka (ele descartou a possibilidade de fundo falso).

Não precisa de bazooka pra BIAB. Nem de fundo falso. Nem de bomba de recirculação. Só precisa de panela e voal.

- Hop Bag para a lupulagem.

Não precisa.

- Fermentador bomboma ou cônico.

Balde plástico. Custa 20 reais e resolve.

- Uma bombinha p/ recirculação.

Novamente, não precisa.


E sobre a eficiência, desencana. Vai gastar um pouco a mais com malte para compensar a deficência do BIAB, em compensação, vai passar 4 horas na cozinha ao invés das habituais 7 ou 8 do sistema de 3 panelas.
 
Você deve pensar no equipamento para ao seu perfil, e aí quem deve decidir é você depois de estudar bastante. Deve levar em conta seu espaço físico, perfil de consumo, objetivo, orçamento, etc.

Existem infinitas configurações de equipamentos. Uma opção é o uso de sifão, o que gera bastante economia e menos trabalho para montar o equipamento. No meu caso, depois de 2 brassagens de 20 litros, resolvi partir para levas de 5 litros, pois percebi que 20 litros era muito para meu perfil de consumo e queria fazer mais brassagens de estilos diferentes.
 
Melhor que qualquer sugestão de amigo.

Leia esse forum de cabo a rabo! Aqui tem absolutamente TUDO que você precisa saber para começar de BIAB... RIMS...HERMS... SingleVessel... Se você está com essas dúvidas que colocou ainda é porque não leu suficiente. :)
 
E a melhor forma fazer buscas no forum é através do google, exemplo de busca:

"site:homebrewtalk.com.br BIAB"

acho melhor que a busca do fórum.
 
E a melhor forma fazer buscas no forum é através do google, exemplo de busca:

"site:homebrewtalk.com.br BIAB"

acho melhor que a busca do fórum.


Com certeza peguzman! Excelente essa dica, também só uso o google.
 
Eficiência no biab significa uns 20% a mais de malte, lúpulo é igual e fermento é igual, ou seja numa receita de 5kg de malte se vc precisar usar mais 1kg isso vai te custar 10 reais, ou seja...
 
Algumas considerações importantes que acho importantes pra complementar o que o pessoal falou:

* Diminuindo a eficiência vai precisar de mais malte, logo, de uma panela maior pra fazer a mesma quantidade de mosto. Para BIAB lembre-se que você vai fazer "full volume mash", então na panela deve caber toda a água (a que vai pra fervura e mais o que vai ser absorvido pelos grãos) e mais os grãos. Dá uma boa pesquisada pra decidir o tamanho da panela.

* De todo equipamento faltou o mais importante: uma geladeira com controlador externo para fermentar. Se quiser começar sem a geladeira acho válido, mas é o que mais vai fazer diferença na qualidade final da sua cerveja, é o investimento mais importante, e você vai usar "pra sempre", mesmo aumentando a leva ou melhorando o restante do equipamento. Procura usada, tem coisa muito em conta. Se não tiver espaço pesquisa por alternativas, tem algumas...
 
sensacional. Estou aproveitando esse e outros posts pois em breve começo. Estou pensando em pegar algo de 10l, que pro meu perfil já daria!

Aproveitando, o que acham de iniciar produzindo com "kits" de maltes já prontos? Extratos!? É válido?
Outra coisa, acham que é bom uma panela já com torneira?
Valeu pessoal.
 
Aproveitando, o que acham de iniciar produzindo com "kits" de maltes já prontos? Extratos!? É válido?
Outra coisa, acham que é bom uma panela já com torneira?
Valeu pessoal.

Não 'aproveite' tópicos. É uma prática ruim. Sempre que possível, use a busca e/ou abra um novo.


Fazer cerveja com extrato é melhor que não fazer cerveja. Não tem certo ou errado. Faça, use os kits, teste, modifique receitas, enfim, divirta-se e faça cerveja.

No fim, é isso que importa.

Abraços,
 
Bom, depois de pesquisar mais um pouco. Ver umas respostas do Guenther por aí, decidi fazer no BIAB mesmo e pretendo fazer 20L.
Pra mim é o ideal, já que vou brassar com meu irmão, e como ele mora em outra cidade a gente vai dividir o que for envasado.

Até então a lista de compras que eu montei foi essa:

Panela Industrial 36L com Torneira Extratora
Pá Cervejeira de 45cm
Balde Fermentador de 20L c/ AirLock
Termômetro tipo Espeto
Balança Digital
Fogareiro
Densímetro + Proveta 100ml
Moedor de Malte

Como a gente planeja brassar duas levas seguidas, em dois dias seguidos. A gente está vendo qual a melhor quantidade de baldes para fermentar/maturar. E estamos vendo a possibilidade de comprar uma geladeira usada pra usar especificamente pra esse fim.

Agora é correr atrás dos melhores preços. E pergunto a vocês mais experientes, de acordo com o que eu disse aqui, o que me dizem? Alguma troca de equipamento? Algum desnecessário? Algum que faltou?

Abraços,
 
Assim por cima, me parece ter faltado o saco de voal, mangueira de silicone, erlenmeier para hidratação do fermento, outro balde
para fazer a transfega e colocação do primmig...

Outra, pode ser q o nome esteja supervalorizando mas, Panela industrial com torneira extratora?

Se a questão é ter um equipamento simples de baixo custo, mas cumpridor, uma panela/caldeirão de alumínio de 3mm pra cima,
com 36L, fácil de encontrar em lojas de suprimentos pra restaurantes e uma torneira de jardim de esfera e 1/4 de volta, de metal,
já resolve.

abs
 
Back
Top