Envase após clarificação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilosch

Well-Known Member
Joined
Dec 3, 2015
Messages
72
Reaction score
18
Boa tarde, pessoal.

Minha APA fermentou por duas semanas (primária e secundária) no fermentador e agora está clarificando a 0 grau. Pretendo clarificar por 3 dias.
Após esse processo, é hora de transferir para o outro balde e misturar o priming para envasar.
Minha dúvida é se transfiro e misturo o prime na temperatura de clarificação ou se tem que ser em uma temperatura maior.
Após o envase, qual a temperatura ideal para carbonatação?

Abraços
 
Na temperatura de clarificação msm, faça um whirlpool e vai jogando devagarzinho o priming, não precisa esperar esfriá lo e continue fazendo o whirlpool mais um tempinho, sem deixar formar espuma para não oxigenar a cerva, aí já engarrafa na sequência. Eu sempre uso gelatina para clarificar mais ainda.
 
Obrigado pela resposta. E quanto a temperatura de carbonatação?

Aqui no Rio está fazendo 30 e poucos.

Abraços


Na temperatura de clarificação msm, faça um whirlpool e vai jogando devagarzinho o priming, não precisa esperar esfriá lo e continue fazendo o whirlpool mais um tempinho, sem deixar formar espuma para não oxigenar a cerva, aí já engarrafa na sequência. Eu sempre uso gelatina para clarificar mais ainda.
 
Ambiente msm.
Não, isto está longe de ser o ideal. O Fernando até pode ter falado isso pelo clássico motivo do "pra mim sempre funcionou".... mas isso não quer dizer que é recomendável.

Uma coisa é não precisar controlar com precisão a temperatura do priming, ok, mas isso não quer dizer que possa/deva ser a 30 e poucos.

No geral, é bom que não passe de 25 graus por segurança, ou seja, procure um local mais fresco pra deixar as garrafas.

E sobre a primeira pergunta, a temperatura da cerveja até não faz tanta diferença.... o que faz diferença é a temperatura do priming (da calda). Se estiver quente, a calda está bem líquida, e mesmo que se coloque em um líquido frio, consegue-se dosar melhor. Se esperar esfriar a calda, lembre-se que o açúcar vai cristalizando, então pode chegar uma hora em que se estiver muito frio é você jogar a calda inteira na cerveja, é como se estivesse jogando uma pedra na água... e vai pro fundo direto, e necessita mexer MUITO pra homogeneizar.

Por isso que o ideal é colocar a calda quente em outro balde limpo/sanitizado, e transferir a cerveja por cima, pois isso vai fazendo a calda ficar cada vez mais fina gradualmente, gerando uma homogeneização perfeita.

Abraço,
 
Com ctz , no que quis dizer com temperatura ambiente é não ter controle, e o local ideal de guardar as garrafas é em algum armário, dispensa, porão, ou seja o local mais fresco da sua casa. Me desculpe por ser sucinto na resposta.
Mas aqui Gunther dessa forma que vc faz o priming jogando a calda pelando primeiro no balde de trasfega e depois ir trafegando a cerveja por cima, não necessita ir misturando não? Ou é só deixa cair a cerveja por cima msm?
 
Obrigado, Guenther.

Vou fazer do jeito que você indicou.
A carbonatação vou fazer no freezer a 24 graus.

Abs!

Não, isto está longe de ser o ideal. O Fernando até pode ter falado isso pelo clássico motivo do "pra mim sempre funcionou".... mas isso não quer dizer que é recomendável.

Uma coisa é não precisar controlar com precisão a temperatura do priming, ok, mas isso não quer dizer que possa/deva ser a 30 e poucos.

No geral, é bom que não passe de 25 graus por segurança, ou seja, procure um local mais fresco pra deixar as garrafas.

E sobre a primeira pergunta, a temperatura da cerveja até não faz tanta diferença.... o que faz diferença é a temperatura do priming (da calda). Se estiver quente, a calda está bem líquida, e mesmo que se coloque em um líquido frio, consegue-se dosar melhor. Se esperar esfriar a calda, lembre-se que o açúcar vai cristalizando, então pode chegar uma hora em que se estiver muito frio é você jogar a calda inteira na cerveja, é como se estivesse jogando uma pedra na água... e vai pro fundo direto, e necessita mexer MUITO pra homogeneizar.

Por isso que o ideal é colocar a calda quente em outro balde limpo/sanitizado, e transferir a cerveja por cima, pois isso vai fazendo a calda ficar cada vez mais fina gradualmente, gerando uma homogeneização perfeita.

Abraço,
 
Eu já fiz DIVERSAS vezes simplesmente trasfegando por cima, sem misturar nada, porque se você deixar a ponta mangueira por onde sai o mosto perto da parede do balde onde está o priming, o mosto entra fazendo um pequeno whirlpool, e vai misturando muito bem. Isso faz com que uma solução de açúcar numa suposta concentração 20 (usando um número hipotético só pra dar exemplo de intensidade) vá ficando com uma concentração cada vez menor.... 19... 18... 17.... e isso num whirlpool.

Então, na teoria, já homogeneiza muito bem, mas eu recomendo só fazer isso? Não... tanto que mesmo que eu nunca tenha tido problemas, depois comecei a dar uma boa misturada com uma colher sanitizada depois da transferência só pra garantir, e obviamente, quando me perguntam, eu recomendo misturar após a transferência, pois apesar de talvez a minha transferência ser perfeita, quem me garante que a pessoa que está perguntando (normalmente um iniciante) vai fazer de forma perfeita?

Abraço,
 
Valeu pessoal.
Coloquei o prime em outro balde vazio e com um sifão transferi o mosto gelado por cima.
Já engarrafei e agora está carbonatando a 24 graus.
Abraços e feliz natal a todos!
 

Latest posts

Back
Top